Câmaras de conservação - Como organizar com gavetas e prateleiras?
As câmaras de conservação Elber Medical apresentam diferentes funções de armazenamento de termolábeis. Em modelos específicos elas têm foco nas vacinas, sangue, toxina botulínica, medicamentos e tantos outros itens. Mas, além das características de cada modelo há ainda uma opção de organização: gavetas ou prateleiras.
O processo de refrigeração nas câmaras é de extrema importância para preservação dessas substâncias com qualidade, pois esses elementos são de extrema sensibilidade a alterações de temperatura. No entanto, no dia a dia dos estabelecimentos uma melhor organização dos itens também traz agilidade à rotina.
Pensando nisso, iremos abordar quais as diferenças das gavetas e prateleiras, pontuando suas principais indicações.
O que são câmaras de conservação?
As câmaras de conservação fornecem a temperatura adequada e constante para armazenamento e transporte de variados termolábeis. São elas as responsáveis por garantir a conservação do item, respeitando as normas da Anvisa e demais exigências sanitárias e legais.
As câmaras Elber Medical trazem uma série de opcionais de fábrica como bateria extra, sistemas de alarme e notificação online e tantos outros. Mas, quando falamos da estrutura do equipamento, eles podem ser configurados com gavetas ou prateleiras. Os itens oferecem mais ergonomia e otimização de espaço de acordo com a necessidade de cada estabelecimento e atividade.
Leia também: Saiba por que ter câmara fria para medicamentos na sua clínica
Assim, é preciso compreender o funcionamento e a dinâmica de cada uma delas para escolher qual será a mais adequada. As câmaras podem ser compactas ou de porte grande, o que irá variar de acordo com a finalidade, modelo e capacidade de cada uma delas.
Um ponto importante é que não é possível mesclar ambos os modelos em uma única câmara. Ou ela terá gavetas, ou prateleiras.
Como funcionam as gavetas das câmaras de armazenamento?
Dentre as possibilidades de funcionamento das câmaras de refrigeração, as gavetas são mais utilizadas quando há um estoque maior de medicamentos.
No caso do armazenamento de bolsas de sangue, as gavetas também desempenham um papel mais interessante e ajudam na organização, visto que as bolsas de sangue são itens maiores e requer um manejo mais criterioso.
As gavetas das câmaras são de fácil manuseio e deslizam até o indivíduo que está operando. Com mais ergonomia, essa opção ajuda na rotina de trabalho de quem opera o equipamento diariamente.
Como funcionam as prateleiras das câmaras de conservação?
As prateleiras das câmaras se assemelham às prateleiras em geladeiras tradicionais e são ótimas opções para armazenamento de produtos mais diversificados em embalagens e tamanhos.
Ou seja, quando há um estoque desigual em tamanhos, produtos e medicamentos com diversidade de embalagens, as prateleiras podem ser uma alternativa mais prática pela fácil visualização sem necessidade de abertura do equipamento. Mas vale ressaltar que as prateleiras dos modelos Elber Medical não são aramadas. Com fundo liso, feito em inox, é possível guardar termolábeis menores, sem prejudicar a organização.
As prateleiras das câmaras, diferente das gavetas, não possuem a vantagem de deslizamento. Porém, elas permitem o ajuste da altura, que facilita de forma expressiva o armazenamento.
Qual escolher, então?
As prateleiras das câmaras e as gavetas possuem diferenças significativas quanto à organização, praticidade e a finalidade.
Dessa forma, é importante considerar quais são as substâncias que serão armazenadas, qual o local destinado à câmara, dentre vários outros elementos que irão influenciar nessa escolha.
A escolha entre gavetas ou prateleiras está relacionada ao uso do equipamento. Assim, tenha em mente a finalidade.
Confira também: câmara para conservação de imunobiológicos