6 minutos de leitura

Entenda a importância da estabilidade da câmara para a qualidade do sêmen suíno!

23 de janeiro de 2020
Entenda a importância da estabilidade da câmara para a qualidade do sêmen suíno!

Para que o Brasil possa crescer ainda mais na área de produção de porcos, a qualidade do sêmen suíno é fundamental, já que a inseminação artificial é uma das atividades que mais geram resultados nesse meio.

Nesse sentido, com o intuito de manter as perspectivas de crescimento e a competitividade, não só no cenário internacional, mas também no nacional, os produtores devem adotar alguns cuidados básicos no manejo do material reprodutivo.

Entenda, a seguir, qual a importância da estabilidade e da qualidade das câmaras refrigeradas utilizadas para manter a qualidade do sêmen suíno!  Continue a leitura!

Saiba quais são os fatores mais importantes para a manutenção da qualidade do sêmen suíno

Antes de compreender a importância da estabilidade das câmaras refrigeradas para a manutenção da qualidade do sêmen suíno, é preciso estar atento aos fatores que podem oferecer riscos ao material.

Conforme um conteúdo publicado em nosso blog, existem 4 etapas na inseminação artificial de porcos que demandam maiores cuidados para que a qualidade do sêmen não seja comprometida.

Essas etapas envolvem fatores como o ambiente de acondicionamento dos animais, o momento da coleta do sêmen, o próprio ato de inseminação e, por fim, a conservação da temperatura do material coletado.

Em relação ao último ponto mencionado, que talvez represente um dos mais importantes na inseminação artificial, já que o armazenamento das amostras é comum nas granjas e passível de muitos erros, alguns padrões precisam ser observados.

É preciso ter em mente que o sêmen deve ser armazenado em temperaturas em que as suas células tenham o menor consumo possível de energia, já que a motilidade celular do esperma está diretamente ligada à sua produção energética.

Temperaturas que sejam menores que a faixa compreendida entre 12ºC e 15ºC causam uma severa diminuição da taxa de sobrevivência espermática, já que o sêmen suíno é extremamente sensível.

Essa temperatura não interrompe o metabolismo dos espermatozoides completamente, por isso o seu armazenamento não deve ser mantido por longos períodos.

Essa faixa de resfriamento também não compromete a multiplicação de bactérias e não impede a produção de metabólitos, que podem se acumular e prejudicar a motilidade espermática.

Sabendo de todos esses fatores relacionados à temperatura para a manutenção da qualidade do sêmen suíno, os produtores devem, portanto, seguir rigorosamente algumas recomendações de armazenamento.

Entenda quais cuidados devem ser adotados em relação à preservação da temperatura e armazenamento do material

Considerando todos os pontos levantados no item anterior, fica claro como as mudanças de temperaturas comprometem a qualidade do sêmen suíno!

Sabendo disso, o material adotado para uso comercial nas granjas deve sempre ser armazenado em uma faixa entre 15ºC e 18ºC.

Como mencionamos, o metabolismo do sêmen continua ativo, mesmo que mais lento, portanto é preciso que sua utilização seja feita em até três dias após a coleta e o armazenamento sob a temperatura indicada.

Para evitar choques térmicos, que podem diminuir a qualidade ou mesmo comprometer completamente o material, a velocidade de resfriamento precisa ser gradativa.

Outro ponto importante é que a temperatura seja constantemente monitorada, para que eventuais variações sejam detectadas antes que o sêmen seja prejudicado ou mesmo que situações de danos sejam detectadas e não incluídas em lotes saudáveis.

Há ainda a possibilidade de congelamento do material, mas é ela muito menos recorrente e contraindicada para situações comerciais cotidianas, restringindo-se apenas ao transporte em grandes distâncias e para a criação de bancos de sêmen.

De acordo com o artigo científico “Coleta e Armazenagem do Sêmen Suíno”, o sêmen congelado é responsável por uma diminuição significativa nas taxas de parto, que variam entre 10% e 20%, além de um baixo número de leitões por leitegada.

O congelamento, portanto, se restringe às importações e exportações, na manutenção de bancos para a preservação de raças que estejam sob risco sanitário ou ameaçadas de extinção, bem como de raças de alto valor genético.

Agora que você já sabe por que o resfriamento é a técnica mais indicada para preservar a qualidade do sêmen suíno e quais são os seus cuidados mais importantes, confira, a seguir, a importância das câmaras para essa função!

Descubra a importância das câmaras refrigeradas para preservar a qualidade do sêmen

Sabendo que a qualidade do sêmen suíno pode ser comprometida por fatores como choques térmicos, tempo de armazenamento, monitoramento das temperaturas e velocidade de resfriamento, as câmaras são imprescindíveis nesse meio.

A seguir, confira alguns dos seus principais benefícios relacionados à conservação do material:

- As câmaras refrigeradas distribuem uniformemente a temperatura indicada em todas as áreas do equipamento, evitando que determinadas amostras sejam menos ou mais resfriadas que as outras;

- Seu sistema de refrigeração mantem as temperaturas específicas indicadas, garantindo que a faixa de 15ºC a 18ºC escolhida seja sempre mantida;

- Refrigeram-se gradualmente quando acionadas, evitando choques térmicos;

- Disponibilizam relatórios sobre o histórico de temperaturas a que o material foi submetido, fazendo que eventuais variações no ambiente de refrigeração sejam sempre detectadas e corrigidas;

- Dispõem de alarmes visuais e sonoros que avisam aos produtores sobre qualquer variação de temperatura indesejada ou problema técnico que possa afetar a qualidade do sêmen;

- Contam com baterias internas, que são ativadas automaticamente em casos de quedas de energia para evitar que o resfriamento e, consequentemente, a qualidade do sêmen suíno sejam comprometidos;

- Podem ser adquiridas em versões portáteis, que acumulam todos os benefícios mencionados até aqui para garantir mais segurança também durante o transporte do material.

Nós da Elber Medical Line contamos com vários modelos de câmaras refrigeradas em sua linha veterinária, além de outros na linha portátil e transporte, que se adéquam perfeitamente às necessidades específicas de cada banco de sêmen!

Há mais de 30 anos no mercado, somos comprometidos em oferecer o que existe de mais moderno na área, produzindo produtos de alta tecnologia e garantindo a satisfação de clientes dentro e fora do Brasil!

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo e solicite um orçamento da câmara que mais se adéqua as necessidades do seu negócio!

Solicite um orçamento

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário