7 minutos de leitura

Saúde 4.0: entenda como ela pode impactar clínicas e laboratórios!

18 de novembro de 2020
Saúde 4.0: entenda como ela pode impactar clínicas e laboratórios!

Sabe o que é a Saúde 4.0? Muito provavelmente você já deve ter ao menos ouvido falar deste conceito moderno e altamente relevante para a medicina e segmentos da saúde em geral. Inclusive, ela é responsável por grande parte das inovações presentes no setor. Logo, é muito importante ficar atento e entender como ela pode afetar clínicas e laboratórios. Então, se você quer saber um pouco mais sobre o que é a Saúde 4.0, as tecnologias que ela proporcionou, e seus impactos, continue a leitura!

O que é a saúde 4.0?

Basicamente, a Saúde 4.0 acompanha as mudanças vindas da Indústria 4.0, seu foco é o uso de novas tecnologias aplicadas ao setor.  Ou seja, trata-se de computação em nuvem, automatização, internet das coisas, dentre outras soluções e aprimoramentos tecnológicos, com o objetivo de otimizar a rotina nas clínicas e laboratórios.

Importância da Saúde 4.0

Dentre os principais benefícios da saúde 4.0 para a medicina, destaca-se o desenvolvimento de novos tratamentos, aprimoramentos na área de gestão da saúde e até mesmo no acompanhamento dos pacientes. Algumas soluções tecnológicas tornam possível a geração de mais conhecimento e, como consequência, são tomadas decisões mais assertivas.  Um exemplo é a praticidade para levantar informações sobre usuários de planos de saúde, como os dados de utilização, e assim, avaliar as ações preventivas que podem ser adotadas para diminuir os sinistros. Além disso, mais alguns pontos importantes valorizados pela saúde 4.0, incluem: - Possibilidade de criar perfis mais completos dos beneficiários; - Identificar quais programas podem ser implementados para cuidar de pessoas com doenças crônicas; - Aumentar a qualidade de vida na melhor idade; - Dar mais atenção à saúde mental.

Principais impactos da Saúde 4.0 nas clínicas e laboratórios

Mais rapidez e precisão na identificação do perfil de saúde

Investir em soluções digitais significa conseguir mais eficácia na hora de levantar as condições de saúde dos pacientes e ainda poder criar perfis cada vez mais completos. As ferramentas vindas com a Saúde 4.0 auxiliam na realização de análises e identificação de grupos de risco (com base em histórico familiar e nos hábitos, por exemplo) e sinalizam quando uma atenção extra é necessária.

Menor índice de sinistros no plano de saúde

Conforme a Saúde 4.0 e suas soluções inovadoras vão sendo praticadas, torna-se mais fácil e preciso identificar as causas mais comuns de sinistros nos planos, bem como o que precisa ser feito para diminuí-los. Além disso, as novas tecnologias no setor, contribuem para cruzar informações sobre os pacientes e assim, identificar quais grupos necessitam de cuidados específicos. Ou seja, os “achismos” são eliminados e é possível se basear em modelos preditivos para atuar sobre os problemas antes mesmo que eles aconteçam.

Melhoramentos na análise de dados dos pacientes

As tecnologias vindas com a Saúde 4.0 ajudam a criar, armazenar e compartilhar informações sobre os pacientes, visando principalmente o respeito ao sigilo médico e às leis de proteção de dados. Deste modo, você poderá trabalhar com históricos cada vez mais completos e poderá estratificar essas pessoas conforme determinadas características.

Acompanhamento personalizado

Saúde 4.0_entenda como ela pode impactar clínicas e laboratórios! Por meio da automatização de dados, a coleta e análise das informações possibilitam entender melhor os perfis dos pacientes, proporcionando atendimento e acompanhamento mais personalizados.  Mesmo com o alto uso de tecnologias, a tendência prevista é que as relações fiquem ainda mais humanizadas. Afinal de contas, ao analisar e interpretar corretamente dados e informações, cria-se uma proximidade que ajuda a entender melhor as necessidades de cada indivíduo, colaborando para assim oferecer as soluções certas para os problemas apresentados, gerando resultados mais efetivos.

Gestão da saúde integrada

Através da gestão integrada, será possível entender todo o contexto clínico do paciente e como o histórico afeta sua condição de saúde. Logo, com a Saúde 4.0, fica mais fácil levantar e consolidar todas as informações em um único lugar.

Principais tecnologias da Saúde 4.0

Big Data

É uma solução para a coleta, interpretação e análise de grandes volumes de dados, independente da fonte na qual eles foram originados. Para a gestão da saúde, serve para identificar as características que um grupo de pacientes possui em comum e utilizar essas informações a favor da gestão e dos tratamentos.

Software na nuvem

Sistemas na nuvem na Saúde 4.0 permitem que as informações sejam compartilhadas de qualquer lugar, a qualquer momento. E isso vai facilitar muito a atualização dos cadastros e o monitoramento de pacientes.

Internet das Coisas

Basicamente, a Internet das Coisas (IoT) está ligada à integração do mundo real ao digital, fazendo com que inúmeros dispositivos sejam conectados à rede e se comuniquem entre si. Na prática, voltado à área da saúde, essa tecnologia pode ser expressa na utilização de smartwatches e smartbands, por exemplo. Aparelhos com funções inteligentes, capazes de medir os batimentos cardíacos e monitorar o sono dos usuários, dentre outras funcionalidades bem interessantes.

Como se preparar para a Saúde 4.0?

Agora que você já viu como é importante se atentar à saúde 4.0 e como ela pode impactar na sua clínica ou laboratório, fica mais fácil partirmos para o próximo passo, que é se preparar para essa mudança. Confira algumas dicas:

Estude as necessidades dos pacientes

É interessante fazer um estudo para entender melhor quais são as necessidades mais comuns dos pacientes antes mesmo de passar pela transição para a Saúde 4.0. Assim, será mais fácil saber quais as melhores soluções para resolver os problemas levantados. Considere a seguinte situação, levantada pela Sharecare, para entender porque esse passo é importante: em um cenário onde a principal reclamação é o alto gasto com uso do convênio em atendimento de urgência, é feito uma análise a fim de entender se o número pode ser reduzido ao se investir em campanhas para orientar sobre a importância da atenção básica - com controle feito em consultório e em ambulatório.

Adote e indique um aplicativo para pacientes

É fato que nos dias atuais os aplicativos são grandes aliados para ajudar o paciente a adotar hábitos mais saudáveis, que ajudam a prevenir certas condições de saúde. Já existem inúmeros apps para fazer monitoramento do sono, por exemplo, ou até mesmo do nível de estresse. Sem falar que muitos ainda permitem calcular a idade real do corpo, acompanhar conteúdos específicos, ter dicas de saúde personalizadas e obter descontos em medicamentos. Ou seja, nota-se que é uma ferramenta bem vantajosa que se tornará cada vez mais popular com a Saúde 4.0. No entanto, para a implantação da estratégia dar certo, é importante orientar os usuários a respeito do cadastro no aplicativo e esclarecer como ele pode ajudar na rotina.

Enxergue além da tecnologia

São muitas as tecnologias que vêm sendo usadas no campo da saúde e bem-estar e contribuem para que a medicina seja revolucionada. No entanto, é preciso ter uma visão que vá além disso, para identificar o que contribui para melhorar os processos. Isso quer dizer, buscar uma forma de estar mais próximo dos pacientes, oferecer um atendimento mais humanizado e cada vez mais individualizado.

E então?

Neste conteúdo apresentamos a Saúde 4.0 e os principais pontos que você precisa ficar atento, de modo a melhor adaptar sua clínica ou laboratório para fazer a mudança. Esperamos que este material possa te ajudar a lidar da maneira mais adequada com as questões desta novidade do setor, que veio para ficar e aprimorar cada vez mais os processos.  Além disso, clique aqui para saber mais sobre o Monitoramento online de termolábeis e entender como a tecnologia pode ser sua aliada!

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário