Entenda a relevância da acreditação laboratorial para o sucesso do seu laboratório!
Para laboratórios que desejam garantir a qualidade de seus processos e se destacar no mercado, a acreditação laboratorial pode trazer inúmeras vantagens.
Trata-se de uma avaliação realizada por órgãos especializados, de modo a adequar todos os processos e práticas do laboratório.
Neste conteúdo, você verá quais são as vantagens que acreditação pode trazer ao seu negócio, e o que é necessário para obtê-la! Confira!
Saiba o que é a acreditação laboratorial
A acreditação laboratorial é basicamente um processo de avaliação de qualidade dos serviços de um laboratório, realizado por órgãos autorizados e especializados.
Desta forma, garante-se que o laboratório em questão atua com eficiência, além de seguir as legislações e recomendações dos órgãos competentes.
Portanto, sabe-se que um laboratório acreditado trabalha em conformidade com as melhores práticas da área, em relação a questões como o manuseio de materiais imunobiológicos, químicos e imunológicos, entre outros. Comprova também que a empresa atende aos critérios de qualidade definidos pela norma ABNT NBR ISO 15189.
No Brasil, o Instituto de Metrologia (INMETRO) é o órgão responsável pela Coordenação Geral de acreditação. Entretanto, existem ainda outros órgãos que possuem autorização para realizar a acreditação, como o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), o Sistema Nacional de Acreditação (DICQ) e o Colégio Americano de Patologia (CAP), que fornece uma certificação internacional.
Entre os requisitos para a acreditação de um laboratório estão a excelência técnica na realização dos exames, capacitação dos profissionais e atendimento de normas reguladoras.
Por meio da acreditação os negócios da área conseguem identificar falhas em seus processos e promover o aperfeiçoamento dos serviços.
Confira a seguir as principais vantagens que esta validação concede ao seu negócio!
Como a acreditação laboratorial contribui para os negócios da área?
Buscar entender quais pontos ou etapas precisam de melhorias é fundamental para garantir a segurança de seus pacientes e manter a excelência na prestação do serviço.
Conforme o site Labnetwork, “[...] empresas que adotam um programa de controle de qualidade já estão a um passo à frente daquelas que ainda não o fizeram. E a acreditação seria um passo a mais, ou seja, ela dá ao médico e ao paciente a tranquilidade de que os laudos de laboratórios acreditados têm total confiabilidade.”
A acreditação concede maior eficiência aos laboratórios pois leva os profissionais a trabalharem com as melhores práticas e com equipamentos certificados, evitando falhas e retrabalhos.
Ela promove a educação permanente de todos os processos realizados no laboratório, aumentando a qualidade da organização.
Além disso, um laboratório certificado mostra ao mercado que produz resultados de alta confiabilidade com recursos otimizados.
Todos estes aspectos levam o negócio a obter também vantagens financeiras, tanto pelos diferenciais de mercado conquistados, como pela redução de custos em processos.
Portanto, a acreditação pode mudar a realidade de um laboratório e garantir o sucesso do negócio. Por isso, se o seu laboratório ou clínica ainda não possui acreditação, continue a leitura e saiba como obtê-la!
Como obter a acreditação para seu laboratório ou clínica?
Para obter a acreditação, é preciso adequar suas equipes e processos conforme os diferentes critérios de avaliação estabelecidos, garantindo assim uma melhora contínua na qualidade dos serviços. Para isso, é preciso ampliar o controle de qualidade laboratorial.
O programa de acreditação avalia aspectos de qualidade nas fases pré-analítica, analítica e pós-analítica.
Entre os itens avaliados estão os equipamentos utilizados no laboratório, como é realizado o manuseio e armazenamento das amostras, metodologia de testes, desempenho e monitoramento do controle de qualidade das amostras, além de avaliações de performance e competência técnica.
Nesse sentido, todos os equipamentos, ferramentas, recipientes e embalagens devem ser empregados de maneira adequada, pois qualquer variável pode alterar os resultados, prejudicando tanto o paciente como o laboratório.
O processo em si é dividido entre as etapas de inscrição do laboratório, aprovação do manual de qualidade e documentos legais, realização da auditoria por profissionais autorizados, tratamento de não-conformidades, se existir, e por fim, a emissão do certificado de acreditação.
Em relação aos custos e tempo necessário para o laboratório ser acreditado, há variações conforme as necessidades de adequação.
Conforme conteúdo do Labnetwork, entre as principais formas de acreditação estão o PALC, DICQ e CAP. Portanto, as normas de cada instituição podem variar, sendo revisadas e atualizadas regularmente.
É preciso destacar que no Brasil a acreditação laboratorial é voluntária, e não é um certificado permanente. Para o PALC, a cada três anos deve ocorrer a reacreditação. Já o DICQ tem sua periodicidade anual, e o CAP, por sua vez, realiza a reacreditação a cada dois anos.
Confira a seguir algumas características de cada instituição certificadora:
Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos - PALC
No caso do laboratório escolher o PALC para realizar a acreditação, é preciso se inscrever no programa, pagar as taxas existentes para então enviar toda a documentação necessária.
Após isso, será agendada uma auditoria externa de acreditação, onde os auditores visitarão e avaliarão a adequação do laboratório.
O grupo de auditores é formado por profissionais da área de diagnóstico laboratorial, e são habilitados legalmente para exercer a responsabilidade técnica de laboratórios clínicos.
Em caso de inadequações, estipula-se um prazo para que sejam feitas e apresentadas as devidas correções, e então o auditor líder em conjunto com um time de especialistas irão aprovar as novas adequações. Após este processo, o laboratório pode receber seu certificado.
Entretanto, ainda ocorrerão ciclos de reavaliações regulares para a manutenção da acreditação.
Colégio Americano de Patologia - CAP
Para obter a acreditação pelo CAP, se o inglês não for o idioma operacional do laboratório, é preciso que alguns documentos recebam tradução, como o organograma, lista de equipamentos e programas de controle de qualidade, entre outros.
Alguns dos requisitos que devem tem aval de um diretor qualificado no laboratório, além de participar de ensaios de proficiência do CAP por no mínimo seis meses antes de realizar a inscrição.
Sistema Nacional de Acreditação - DICQ
Para participar deste programa, é necessário que o laboratório esteja legalmente habilitado. Além de ter instalações adequadas e equipes capacitadas. Também é requisito: um número suficiente de colaboradores para a realização de exames.
A documentação solicitada durante o processo deve estar adequada à legislação vigente e às normas presentes no manual de acreditação do DICQ. Entre os requisitos legais para isso estão a RDC 302, ISO 15.189, RDC 306 e as Boas Práticas de Laboratório Clínico – BPLC.
E então?
Como você viu neste conteúdo, a acreditação laboratorial é um processo que pode trazer inúmeras vantagens aos negócios da área, apesar de não ser obrigatória.
Laboratórios e clínicas acreditados podem conquistar maior competitividade no mercado, e atestam a qualidade em todos os seus serviços, garantindo a segurança dos pacientes. Outras vantagens deste processo são o ganho de produtividade e maior rentabilidade.
Apresentamos neste conteúdo o que é preciso fazer para obter a acreditação laboratorial e ainda, algumas características das principais instituições certificadoras.
Esperamos que você tenha esclarecido suas dúvidas a respeito do assunto! Para complementar e garantir que o seu laboratório atende às principais determinações legais e normas técnicas, clique abaixo e faça o download gratuito do nosso Guia completo sobre refrigeração em laboratórios clínicos!
Confira também: Geladeira de vacina vertical