4 minutos de leitura

Veja o que é preciso ter na sala de vacina para a conservação dos imunobiológicos

16 de janeiro de 2022
Veja o que é preciso ter na sala de vacina para a conservação dos imunobiológicos

Conforme o Manual de Rede de Frio do Ministério da Saúde, a sala de vacinação representa a instância final do processo, que é onde a vacina será aplicada. Mas, o que será que é preciso ter na sala de vacina pensando na conservação das vacinas? Além de compreender a ideia da Rede de Frio, também é importante ter como direção o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação. Esse é outro documento do Ministério da Saúde e cita os equipamentos necessários.

O que ter na sala de vacinas para conservar as vacinas

Nos próximos tópicos será possível observar os principais temas que devem ser estudados durante a estruturação de uma sala de vacinação. Assim, eles possuem ligação com a dúvida sobre quais os elementos que formam a Rede de Frios. No entanto, é importante saber que essas dicas abaixo não substituem a leitura do Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação. Até mesmo porque a ideia é falar da conservação dos imunobiológicos e não de toda a estrutura físico-administrativa. Logo, as próximas linhas são complementares e ilustrativas, sendo que podem servir como dicas iniciais para quem pretende montar ou reestruturar uma sala de vacinas no futuro.

Instrumentos de monitoramento de temperatura

O Manual menciona esses recursos importantes para monitorar e controlar a temperatura das vacinas e dos imunobiológicos. Entre os tipos deles é possível encontrar no mercado: o termômetro de momento, o termômetro analógico de momento, o termômetro de registro gráfico e o termômetro de infravermelho.

 Equipamentos de refrigeração

Outro ponto importante que também responde sobre o que ter na sala de vacina tem a ver com os equipamentos. Nesse caso, é preciso considerar as câmaras de refrigeração para as vacinas. Atualmente, elas são obrigatórias nesses ambientes. Isso porque possuem tecnologia avançada que permite maior precisão no controle da temperatura, o que garante a manutenção de todos os produtos acondicionados. Na Elber, temos uma grande variedade de câmaras para vacinas, confira as opções aqui.

Freezer

O Manual cita o freezer como sendo um equipamento da Cadeia de Frio que serve para o “armazenamento das bobinas reutilizáveis necessárias à conservação dos imunobiológicos em caixas térmicas para transporte ou procedimentos na sala de vacinação”. Esse freezer tem a finalidade de guardar as bobinas que são usadas em caixas térmicas. No entanto, vale lembrar que as câmaras portáteis eliminam o uso dessas bobinas, mas de qualquer modo é interessante manter para medidas emergenciais.

Insumos da Cadeia de Frio

Mais um tópico que é indicação do Ministério da Saúde para quem vai estruturar ou montar uma sala de vacinas tem a ver com os insumos. Por exemplo, as bobinas reutilizáveis e as caixas térmicas. Essas últimas podem ser para usos diários ou atividades extramuros. O Manual diz que não se deve usar caixas danificadas ou com espessura fina porque isso fará com que elas percam a resistência e não mantenham a temperatura adequada. Aliás, também não se deve usar gelo em barra ou escamas.

Plano de contingência

O último ponto é sobre ter um plano de contingência, que poderá ser acessado quando alguns dos equipamentos de refrigeração não funcionarem por quaisquer motivos. Assim, o documento menciona a opção de transferência rápida dos imunobiológicos. Para esses casos, a ocorrência deverá ser comunicada brevemente para a unidade de saúde, que vai poder orientar melhor sobre as próximas providências. Para os casos de possíveis perdas na qualidade das vacinas, os responsáveis devem seguir os passos do “Desvio de Qualidade”. Logo, uma alternativa vem das câmaras que possuem sistemas de segurança, o que permite manter o funcionamento do equipamento mesmo em casos de queda de energia. Esse tipo de tecnologia evita que a transferência de imunobiológicos seja necessária.

Como montar a sala de vacinas segura?

Para todos os profissionais que atuam na montagem ou na reestruturação de uma sala de vacinas, o estudo dos Manuais mencionados aqui é imprescindível. Porém, além disso, também vale a pena recorrer a experiências e fatos comuns para esse tipo de ambiente. Logo, observa-se que a escolha dos equipamentos e dos instrumentos corretos e de qualidade podem tornar o funcionamento da sala muito mais seguro. Assim, os planos de contingência não são tão comuns, o que poderia representar vários prejuízos. Para se ter um exemplo disso, saiba que as câmaras refrigeradoras da Elber Medical possuem até 72 horas de autonomia. Ou seja, elas continuam funcionando mesmo quando há quedas de energia. E isso faz toda a diferença para evitar problemas. Há mais de 25 anos atua a partir das necessidades da Rede de Frio do Ministério da Saúde. Assim, está presente em centros de saúde, hospitais, postos de saúde, laboratórios, farmácias e, inclusive, nas salas de vacinação. Clique abaixo e faça um orçamento online. preciso ter na sala de vacina

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário