4 minutos de leitura

Conservação de vacinas veterinárias – os cuidados para não perder a eficácia dos produtos

7 de fevereiro de 2022
Conservação de vacinas veterinárias – os cuidados para não perder a eficácia dos produtos

As vacinas são produtos que vem de laboratórios e possuem microrganismos patogênicos em suas composições. Ou seja, possuem uma boa parte de microrganismos vivos. Isso explica porque é preciso tomar vários cuidados com a conservação de vacinas veterinárias. Em caso contrário, esses pequenos seres vivos poderiam morrer congelados ou não sobreviverem ao calor intenso. Logo, a vacina perderia a sua eficácia. Mas, a pergunta é: como fazer a conservação dessas vacinas? Será que existe uma geladeira para vacinas veterinárias? Para a melhor compreensão do artigo, saiba que ele tem organização em temas, sendo:

  • O que diz a lei sobre o armazenamento das vacinas veterinárias
  • Os cuidados para não perder a eficácia das vacinas
  • Como saber se a geladeira de vacina veterinária é a correta?
  • Outras vantagens da câmara para vacinas veterinárias da Elber

O que diz a lei sobre o armazenamento das vacinas veterinárias

Conforme o CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), há uma grande importância em fazer a correta conservação de vacinas veterinárias que são usadas no dia a dia dos profissionais da saúde animal. Entre as exigências dessa resolução é possível notar as boas práticas com as vacinas. Especialmente, no que diz respeito ao uso de equipamentos apropriados para armazenagem e conservação dos imunobiológicos. Por outro lado, a vacinação em animais tem o objetivo de reduzir a morbimortalidade de doenças que podem ter prevenção por meio da imunização. E para se ter uma boa qualidade desses produtos é preciso usar uma cadeia de frios eficiente.

Os cuidados para não perder a eficácia das vacinas

Assim como a vacina em humanos, aquelas que são para os animais, também precisam de cuidados, inclusive, na conservação dela. Por exemplo, a temperatura sem regulação ou com regulação incorreta pode interferir na eficácia do produto. Conforme o Ministério da Saúde, a grande maioria das vacinas devem estar em temperatura de 2 até 8 graus, em equipamentos próprios para o acondicionamento, com termômetros de registros, datadas e muito mais. Você também vai gostar de ler: como realizar o armazenamento de vacinas da loja agropecuária de forma correta? Por isso, uma boa ideia é adotar medidas de segurança legais e confiáveis, como ter um sistema informatizado para ter dados de controle.

Como saber se a geladeira de vacina veterinária é a correta?

Com base na lei e nas dicas do Ministério da Saúde, os profissionais ligados à saúde animal podem se perguntar sobre a geladeira de vacina veterinária ideal para ter em suas clínicas. A melhor resposta é aquela que considera o armazenamento do produto com qualidade. Inclusive, tivemos mudanças nas regras de vacinação humana ao passo que se tornou lei trocar a geladeira comum por câmaras. O motivo é simples: garantir a homogeneidade, a recuperação rápida, além da possibilidade de análises diárias das temperaturas. Outras vantagens das câmaras é que elas permitem uma fácil visualização das amostras e dos dados de conservação, o que ajuda na prevenção de perdas das vacinas. No mercado é possível encontrar câmaras para vacinas veterinárias que tem assinatura da Elber Medical. Conservação de vacinas veterinárias Elas mantêm a homogeneidade da temperatura em toda a área da câmara. Isso significa que em todos os espaços internos do gabinete haverá a mesma temperatura. Inclusive, esse dado é facilmente visto no painel frontal.

Outras vantagens da câmara para vacinas veterinárias da Elber

Entre os cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde, tem a importância de acompanhar o degelo. No caso dessa câmara de conservação de vacinas veterinárias da Elber, saiba que isso é automático. O degelo aconteceu sem interrupção do trabalho ou perda da temperatura. Conservação de vacinas veterinárias Há ainda vantagens como o fato de ser uma câmara com baixo consumo de energia, silenciosa e ecologicamente correta porque é livre de CFC e usa gás R134a. Do lado estrutural, as câmaras veterinárias possuem porta de vídeo, o que facilita na visualização. Além do mais, ela tem o fechamento automático e um sistema antiembaçante. 

Para saber mais...

Ao fazer uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar dúvidas comuns de pessoas que atuam na área da saúde animal, como nas clínicas médico-veterinárias. Por exemplo: “como descongelar vacinas”, “qual a temperatura ideal para o armazenamento de vacinas” e “a melhor geladeira de vacina veterinária”. Para você que também possui essas dúvidas, fica o nosso convite para conhecer mais das Câmara para Vacinas Veterinárias Elber Medical. Ela está dentro de todos os padrões, regras e leis que existem acerca da conservação de vacinas veterinárias. Para conhecer agora, clique aqui. Atualmente, os modelos mais procurados são: “Câmara para Vacinas Cães e Gatos 50 litros”, “Câmara para Vacinas Veterinárias 80 litros”, “Câmara para Vacinas Veterinárias 180 litros” e “Câmara para Vacinas Veterinárias 280 litros”.

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário