6 minutos de leitura

Saiba como funciona o home care e quais os principais desafios para os profissionais da saúde

16 de dezembro de 2021
Saiba como funciona o home care e quais os principais desafios para os profissionais da saúde

Também conhecido como assistência domiciliar, o home care se tornou uma opção real para os pacientes que precisam de acompanhamento médico em casa. Hoje, entender como funciona o home care é imprescindível para os profissionais da saúde. Isso porque estamos falando sobre os cuidados médicos cotidianos e o uso de medicações fora do ambiente hospitalar. Ao longo desse texto, você vai entender tudo sobre a história, os tipos de serviços e exames que podem ser feitos no home care. Leia com atenção os seguintes tópicos:

  • A importância do home care na atualidade
  • A história do home care
  • Os exames que podem ser feitos no home care
  • As vantagens do home care
  • Os desafios do home care

A importância do home care na atualidade

Com a pandemia da Covid-19, o número de pacientes em home care aumentou de forma expressiva devido à superlotação dos hospitais e os riscos de contágio dessa nova doença viral.  Ao contrário do que muitos imaginam, o home care não se trata apenas de um acompanhamento domiciliar a idosos e pessoas debilitadas  Mas, então, como funciona o home care? Ele é um serviço que pode ser prestado por profissionais da saúde para qualquer tipo de procedimento de saúde. O que muda é que ele acontece em casa. Ou seja, desde uma troca de curativos até a aplicação de medicamentos injetáveis, dentre vários outros procedimentos que evitam com que o paciente precise ir ao hospital. Tudo isso é também um tipo de home care. Entre as vantagens do home care, a gente pode ver que, para além dos cuidados em casa, é uma forma de promover qualidade de vida dos pacientes.  Dessa forma, fica claro que manter um acompanhamento em casa é muito mais vantajoso para o tratamento, visto que o contato com a família e o conforto domiciliar é um ponto positivo para recuperação. Para concluir esse tópico sobre a importância do home care hoje em dia, saiba que a demanda por profissionais capacitados para atenção domiciliar aumentou de forma significativa com a pandemia.  E isso fez com que muitos profissionais da área da saúde buscassem adequar as formas de atendimento.

A história

O home care traduzido para o português significa “cuidado domiciliar”. Essa é uma prática que surgiu em 1947, na época pós-guerra nos Estados Unidos.  Além disso, o movimento de "desospitalização" ganhou força nos anos 1960, com hospitais superlotados, idosos precisando de cuidados especiais e uma população cada vez mais doente. Contudo, o home care hoje se tornou uma das melhores alternativas para pacientes estáveis, mas que precisam de atenção médica. Como falamos acima, ele não é apenas tomar vacinas em casa, apesar disso fazer parte do serviço. Os profissionais da saúde que fazem esse tipo de atendimento também podem trabalhar com outros procedimentos clínicos, como é o caso dos exames de sangue. 

Os exames que podem ser feitos

Ao contrário do que muitos imaginam, o home care não conta apenas com médicos e enfermeiros, mas sim com uma equipe multidisciplinar como fisioterapeutas, nutrólogos, psicólogos e até mesmo assistentes sociais.  O home care, de forma geral, é um substituto ou complemento às intervenções hospitalares, pois auxilia no acompanhamento e oferece continuidade aos tratamentos e procedimentos necessários de acordo com cada quadro clínico dos pacientes. Além disso, ele possibilita a desospitalização precoce de pacientes, liberando leitos nos hospitais e oferecendo possibilidades mais humanizadas de tratamento, muitas vezes com o apoio da família em casa. De modo geral, o que é mais comum que aconteça é a aplicação de medicamentos injetáveis, isto é, as injeções. Porém, também podemos nos atentar aos exames laboratoriais, como de sangue ou urina.  Outro bom exemplo de exame que pode acontecer no formato home care são aqueles de diagnósticos, como o eletrocardiograma, a espirometria e até mesmo o eletroencefalograma.  Para que esse tipo de atendimento clínico domiciliar aconteça é preciso ter equipamentos médicos portáteis e profissionais capacitados para usá-los.

As vantagens do home care

Agora que você já sabe como funciona o home care e sobre os exames que podem ser feitos em casa, vamos falar um pouco mais das vantagens. Mas, a ideia não é detalhar todas elas porque isso será assunto para os próximos artigos. Veja um resumo. Aliás, a dica para os profissionais da saúde é: muito mais do que o conhecimento técnico suficiente, é preciso ter mais flexibilidade, alteridade, paciência e principalmente um cuidado redobrado com o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). A humanização do tratamento é uma das vantagens. Isso porque esse tipo de serviço permite dar continuidade ao tratamento junto à companhia da família. E isso é um grande avanço para pacientes que estão há muito tempo hospitalizados.  Podemos falar também da redução do tempo de internação. Afinal, os pacientes home care diminuem as chances de reinternação, pois há comunicação entre a equipe de profissionais da saúde e a família, reduzindo o agravamento clínico. Outra das vantagens do home care é a melhor adesão ao tratamento. O motivo é que os pacientes em casa aderem melhor o tratamento, pois retomam  uma rotina fora do ambiente hospitalar.

Os desafios do home care

Para encerrar o artigo, vale a pena considerar uma reflexão voltada para os profissionais da saúde: quais os desafios desse tipo de atendimento clínico domiciliar? Um dos principais desafios do home care é a falta de investimento na área e na qualificação dos profissionais, além da falta de equipamentos e infraestrutura adequada, o que limita de forma significativa as possibilidades de atendimento domiciliar.  Como vimos ao longo do texto, para o atendimento a domicílio, é necessário um suporte de equipamentos e insumos específicos, como as câmaras de transporte para vacinas, medicamentos e amostras de sangue.  Neste caso, a Elber Medical oferece uma linha portátil para o transporte de alta tecnologia, que garante a segurança do armazenamento de medicamentos na temperatura adequada. O crescimento do home care não é mais um sintoma da pandemia e sim uma tendência mundial que só irá aumentar nos próximos anos.  Apesar dos desafios, essa modalidade se tornou até mesmo uma oportunidade de negócio para médicos, o setor farmacêutico, setor de estética, dentre outras áreas da saúde. Dessa forma, é imprescindível que os profissionais se adequem o quanto antes a essa nova tendência e busquem investir em qualificações e equipamentos necessários para esse tipo de atendimento para se aprofundar em como funciona o home care.

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário