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8 dicas para você atrair mais pacientes para sua clínica!

23 de outubro de 2020
8 dicas para você atrair mais pacientes para sua clínica!

Quais são as práticas que você utiliza para atrair mais pacientes para a sua clínica? Existem diversas maneiras de melhorar o fluxo de clientes e assim, aumentar a lucratividade do seu negócio.  A seguir, apresentamos 8 dicas para conquistar mais clientes e manter sua clínica em crescimento no mercado! Boa leitura!

1 Tenha um bom atendimento para atrair mais pacientes

O primeiro passo para que você consiga atrair mais pacientes para a sua clínica, independente do seu segmento, é ter um excelente atendimento ao cliente.  O atendimento, seja físico, por telefone ou online, é o primeiro contato que um possível paciente tem com o seu negócio e influencia toda a percepção que essa pessoa terá da qualidade do seu serviço.  O atendimento reflete diretamente na imagem da clínica no mercado, ou seja, um bom atendimento pode trazer mais clientes, assim como problemas na experiência do paciente com o seu serviço podem impactar em sua aquisição de novos clientes.  Outro ponto de atenção é que não só o primeiro contato com o paciente deve ser focado na excelência de atendimento. Durante todo o período que o cliente utilizar seus serviços o atendimento deve buscar entender a necessidade do paciente, solucionar seus problemas e garantir a satisfação. Além disso, para manter um bom atendimento, é preciso que sua clínica tenha uma capacidade alinhada à demanda. 

2 Acompanhe as tendências do mercado

Se manter atualizado e acompanhar as principais tendências da área de saúde e do seu mercado de atuação é fundamental para se destacar entre o segmento, o que, indiretamente, impacta na atração de novos clientes.  Para se atualizar, busque participar de feiras e eventos, acompanhar grandes líderes de mercado, conhecer novos fornecedores, além de prestar atenção à sugestões e necessidades dos seus pacientes. 

3 Mantenha suas equipes e profissionais capacitados

Estar atualizado com as tendências do mercado também depende da capacitação dos profissionais da clínica. Investir em cursos, treinamentos, workshops e até mesmo cursos técnicos ou de ensino superior é uma maneira de melhorar a qualidade dos seus serviços continuamente e surpreender positivamente seus pacientes.  É interessante que sejam analisados os pontos de melhoria nos serviços da clínica e que o gestor promova treinamentos focados em resolver estas questões.  Já nos pontos fortes, o ideal é continuar buscando a especialização para que isso possa ser explorado como um diferencial competitivo, e quem sabe, até mesmo posicionar a clínica como líder no mercado. 

4 Busque investir em novas tecnologias

Novamente, este é um ponto que influencia diretamente em se manter atualizado e em constante evolução. Ao conhecer e entender as tendências da sua área de atuação, invista nas novas tecnologias que fazem mais sentido para o seu negócio e para as demandas dos seus pacientes.  Nesse sentido, não tenha medo de testar coisas diferentes ou que seu público ainda não conheça! É assim que você saberá se está no caminho certo e se esta nova tecnologia pode fazer a diferença para atrair mais pacientes.  Alguns exemplos de tecnologias que podem ser utilizadas a favor da sua clínica são sistemas de agendamento de consultas, equipamentos utilizados na rotina de trabalho, pagamentos online, sistemas de gestão exclusivos para clínicas, entre outros. 

5 Conte com um sistema de indicação

Outra boa prática para atrair mais pacientes para o seu negócio é contar com um sistema de indicação. Por exemplo, ao realizar um atendimento com um cliente, sugira que ele indique alguma pessoa conhecida que também tem interesse nesse serviço, como um amigo ou familiar, e caso essa pessoa venha a ser seu cliente, o primeiro paciente recebe uma recompensa.  Esta recompensa pode ser um desconto no pagamento, uma sessão extra, ou algum tipo de acessório personalizado da clínica.  Desta forma, além de atrair mais pacientes, você transforma seus atuais clientes em defensores da sua marca.

6 Aposte no marketing digital para atrair mais pacientes

O marketing digital também pode ser seu aliado nesta jornada. Com a necessidade de conveniência cada vez mais crescente, ter um site claro e informativo, além de perfis nas redes sociais e um canal de contato como o WhatsApp, é essencial para facilitar a procura dos pacientes pelos seus serviços. 

7 Faça pesquisas de satisfação com seus clientes

Ao entender o nível de satisfação dos seus atuais pacientes você consegue promover as melhorias necessárias e entender quais são seus diferenciais.  Além de conversar com seus pacientes e ouvir os feedbacks com atenção, é possível realizar uma pesquisa de satisfação através do método Net Promoter Score (NPS). Para aplicar esta pesquisa, basta perguntar ao paciente após o atendimento, ou então encaminhar por email ou mensagem, a seguinte questão: “de 0 a 10, quão disposto você estaria a indicar nossa clínica para um amigo?” Entenda como funciona a classificação das notas: - Nota 9 a 10: estes clientes são promotores da sua marca, pois enxergam um alto valor nos seus serviços e recomendam a clínica para outras pessoas; - Nota 7 a 8: são os clientes neutros. Eles estão satisfeitos, mas não são leais à sua marca; - Nota 0 a 6: clientes com esta nota são detratores, ou seja, estão insatisfeitos com os seus serviços, se sentem prejudicados e não indicariam a sua clínica.

8 Sua clínica deve contar com equipamentos e acessórios de qualidade

Por fim, para atrair mais clientes é preciso contar com equipamentos, acessórios e ferramentas de qualidade para realizar os serviços da clínica. Isso porque, diversos procedimentos dependem diretamente do bom funcionamento de certos equipamentos.  Um bom exemplo são os procedimentos de aplicação da toxina botulínica, que é um material sensível à variações de temperatura, e portanto, deve ser armazenada em um equipamento adequado.  Assim como este procedimento, outros podem depender da qualidade dos equipamentos, o que influencia na satisfação dos seus clientes.  Esperamos que com estas dicas você consiga adquirir mais clientes para a sua clínica! Para conferir mais conteúdos como este, continue acompanhando nosso blog!

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