6 minutos de leitura

Você sabe como armazenar da forma correta a toxina botulínica na sua clínica?

24 de setembro de 2020
Você sabe como armazenar da forma correta a toxina botulínica na sua clínica?

Quem atua com a toxina botulínica em seus serviços precisa estar atento às diversas questões relacionadas ao manuseio e armazenamento deste produto, para assim garantir uma aplicação segura e manter a integridade do material. Nesse sentido, você sabe quais são os cuidados necessários para realizar um armazenamento correto da toxina botulínica? Para ajudar você a manter bons resultados em seus procedimentos com a toxina botulínica, reunimos neste conteúdo os principais cuidados voltados ao armazenamento e apresentamos as vantagens de contar com o equipamento de refrigeração ideal.  Ao final, você também conhecerá a Câmara Elber 50 litros, uma câmara de conservação desenvolvida exclusivamente para o armazenamento de toxina botulínica! Continue a leitura!

Cuidados necessários para o armazenamento da toxina botulínica

A toxina botulínica possui propriedades relaxantes para a contratura muscular e tem diversas aplicações tanto na odontologia como na área estética e dermatológica, com foco na harmonização orofacial dos pacientes.   Para as clínicas de estética e dermatologia, a toxina botulínica, é utilizada principalmente para aplicações no rosto, com o objetivo de atenuar marcas de expressão e rugas. Já para as clínicas odontológicas, a toxina botulínica apresenta excelentes resultados na redução do sorriso gengival, condição onde há uma exposição exagerada da parte superior da gengiva no sorriso do paciente.  Profissionais que utilizam a toxina botulínica em seus serviços devem estar atentos ao seu manuseio e armazenamento, já que falhas podem comprometer seu efeito e até mesmo colocar em risco a saúde do paciente.  Portanto, o primeiro passo para garantir bons resultados em seus procedimentos é ler atentamente as especificações de conservação após a compra do produto.  A toxina botulínica pode ser conservada de duas maneiras: em freezer ou em câmara de conservação. No caso dos freezers, a temperatura deve ser de -5°C ou inferior, já nas câmaras de conservação, que costumam ser indicadas pelos fabricantes de toxina botulínica, é preciso manter uma temperatura constante entre +2°C e +8°C.  As geladeiras comuns não são indicadas para o armazenamento deste material, pois não conseguem manter a temperatura controlada na faixa ideal.  Outro ponto negativo de utilizar um equipamento comum é a falta de homogeneidade da temperatura em todo o seu interior. A falta de circulação de ar refrigerado de forma forçada pode prejudicar a qualidade da toxina botulínica.  Um cuidado importante no armazenamento deste material é protegê-lo da luz, fator que também interfere em sua conservação. Além disso, após o preparo, o medicamento pode ser mantido sob refrigeração por até quatro horas. 

Vantagens de utilizar uma câmara de conservação para toxina botulínica

Como citamos anteriormente, o ideal é que a toxina botulínica seja armazenada em equipamentos adequados, como uma câmara de conservação, já que as geladeiras comuns não mantêm a temperatura necessária para garantir a qualidade do material.  Nesse sentido, uma câmara de conservação apresenta diversas vantagens para as clínicas que contam com o serviço de aplicação de toxina botulínica. Entre os principais benefícios de utilizar as câmaras de conservação estão: - Contar com sistema de circulação interna por ar forçado, recurso essencial para manter a temperatura homogênea dentro do equipamento; - Ter um sistema de controle da temperatura já preparado para atuar na faixa ideal de armazenamento do produto; - Possuir sistemas de alarmes visuais e sonoros que notificam quando o equipamento está trabalhando fora da faixa de temperatura definida, seja por uma eventual falha, aberturas da porta em excesso ou até mesmo quedas de energia; - Emitir relatórios dos eventos da câmara de conservação, que auxiliam no monitoramento da temperatura; - Aumentar a produtividade da clínica, que passa a ter um equipamento mais eficiente e, dependendo dos recursos disponíveis, até automatizado, permitindo que os profissionais foquem em suas atividades sem se preocupar a todo momento com o armazenamento do produto; - Possuir sistema de emergência para falta de energia. Assim, a câmara mantém a temperatura correta por um determinado período e possibilita que a clínica tenha mais tempo para encontrar uma solução sem ocorrer a perda do material.  Saiba como realizar o transporte e armazenamento de toxina botulínica!

Conheça a câmara Elber 50 litros para toxina botulínica

Conheça a câmara Elber 50 litros para botox Pensando nas necessidades das clínicas que utilizam a toxina botulínica em seus serviços, a Elber Medical conta com a Câmara Elber 50 litros, um equipamento desenvolvido exclusivamente para o armazenamento de toxina botulínica.  Contando com uma fabricação moderna e diversos recursos de controle, as câmaras da Elber Medical garantem a temperatura sempre homogênea e constante do material armazenado.

Confira os principais recursos da Câmara Elber 50 litros:

- Faixa ajustável de +2°C a +8°C (com possibilidade de ajuste para outras faixas); - 2 sensores de temperatura tipo NTC, sendo um imerso em solução térmica que simula a temperatura do produto armazenado; - Sistema de ventilação através de micro ventilador, o que garante a homogeneidade da temperatura interna; - Painel de comando com display LCD para visualização das temperaturas; - Data Logger que grava os dados, relatórios e gráficos do período desejado; - Porta USB no painel para emissão dos relatórios por pen drive; - Alarme sonoro e visual que notificam quando a temperatura está fora da faixa; - Recurso opcional de sistema de emergência com autonomia de 4 horas, que mantém todas as funções elétricas e eletrônicas, além de contar com carregador automático. Como você pode ver, a Câmara Elber 50 litros foi desenvolvida para facilitar o trabalho das clínicas que utilizam a toxina botulínica, proporcionando um armazenamento seguro e eficiente do material.  Além de todos os benefícios que os recursos da Câmara Elber 50 litros entregam, o equipamento também proporciona um ótimo custo-benefício, pois as clínicas têm um retorno significativo tanto em produtividade como em qualidade do serviço, destacando o negócio entre a concorrência.  Esperamos que com este conteúdo você tenha tirado as suas dúvidas quanto aos cuidados necessários para armazenar a toxina botulínica e as vantagens de utilizar uma câmara de conservação Elber para isso! Se você deseja garantir todas as vantagens e recursos descritos acima para a sua clínica, clique abaixo e solicite um orçamento sem compromisso! Banner para solicitar orçamento

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário