9 dicas para você realizar a gestão laboratorial com qualidade!
A gestão laboratorial é uma maneira de garantir que todos os processos e atividades do laboratório são realizados com segurança, eficiência e qualidade. Para isso, é necessário determinar controles e procedimentos relacionados a diversas áreas do negócio.
Neste conteúdo, você entenderá melhor o que é a gestão laboratorial e o que deve ser feito para manter a qualidade do serviço prestado por seu laboratório!
Reunimos 9 dicas que envolvem as várias etapas e áreas da gestão. Continue a leitura e confira!
1 A gestão laboratorial deve abranger todos os processos do laboratório
A primeira dica é entender completamente o que é a gestão laboratorial e o que ela abrange em seu negócio. Todos os processos, desde o primeiro atendimento ao paciente até a entrega do exame devem ser identificados e controlados dentro da sua gestão.
Portanto, diversos setores e tarefas, como financeiro, atendimento e a própria realização e manuseio dos exames fazem parte desta questão.
O gestor do laboratório precisa estar alinhado com todas as atividades do seu negócio, quais são as principais necessidades, pontos de melhoria e diferenciais da empresa.
Ao alinhar e integrar todas as áreas do laboratório, o principal objetivo deve ser garantir a qualidade da entrega e evitar falhas que prejudiquem seus pacientes.
2 Realize treinamentos com a equipe
A área da saúde está em constante desenvolvimento, pois pesquisas são realizadas frequentemente para obter melhores resultados. Nesse sentido, sua equipe deve estar sempre atualizada com todas as mudanças, tendências, normas e boas práticas para a atuação em um laboratório.
Por isso, realize treinamentos sempre que necessário. Por exemplo, ao adquirir um novo equipamento ou sistema, ao incluir um novo serviço no laboratório, e principalmente, quando ocorrer alguma falha.
Ao primeiro indício de falha, reúna os colaboradores envolvidos na atividade, e juntos, busquem encontrar uma solução para melhorar este ponto. Desta forma, o trabalho no laboratório estará em constante aperfeiçoamento.
3 A padronização das atividades é fundamental
Padronizar os diversos processos do seu laboratório, como o atendimento, entrega de resultados, armazenamento de amostras, entre outros, traz maior assertividade à sua gestão.
Com a padronização é possível evitar falhas, aumentar a produtividade e reduzir custos operacionais.
Conforme menciona o blog Autolac, “quando os colaboradores têm um processo claro para seguir, eles não precisarão se preocupar em lembrar de todos os detalhes e terão a segurança de que estão desempenhando seu papel da forma correta. Assim como o processo já contemplará a forma mais eficiente de desempenhar determinada tarefa, evitando que cada colaborador execute de uma forma diferente, que pode significar uma redução no desempenho.”
O aumento de produtividade e o melhor desempenho das tarefas impacta diretamente na satisfação de seus clientes, que verão seu laboratório como uma solução ágil, segura e de confiança.
4 Invista em tecnologias que facilitem a rotina de trabalho
Existem diversas soluções no mercado voltadas para a área da saúde. Uma tecnologia desenvolvida especificamente para um negócio como o seu pode trazer diversos benefícios e diferenciais competitivos.
Um bom exemplo são os sistemas de gestão laboratorial, que oferecem recursos como agendamento online, controle de estoque, entre outros. A grande vantagem deste tipo de tecnologia é a eficiência e automatização.
Já em relação aos equipamentos de refrigeração utilizados no laboratório, contar com a funcionalidade de monitoramento online otimiza significativamente a rotina da sua equipe.
Além de trazer mais segurança ao armazenamento das amostras e agilidade na emissão de relatórios, este tipo de controle contribui para o laboratório atender às normas e requisitos legais.
5 Mantenha um controle financeiro eficiente
O planejamento e controle financeiro é indispensável para qualquer segmento de mercado. Apenas com um fluxo de caixa organizado e atualizado constantemente é possível ter um entendimento claro sobre a atual situação financeira do seu negócio.
Além disso, um orçamento planejado também permite que você realize investimentos na estrutura do laboratório, em treinamentos ou novos funcionários, por exemplo.
Outra vantagem é a possibilidade de manter um fundo de emergência para imprevistos. Assim, seu negócio estará sempre bem estabilizado no mercado e preparado para situações adversas.
Seu controle financeiro pode ser realizado por meio de planilhas ou mesmo por sistemas especializados, o importante é manter este processo como uma das prioridades da sua gestão.
6 Garanta um bom atendimento
O atendimento que você oferece aos seus clientes é parte da essência do negócio. Sendo positivo ou negativo, certamente ele reflete a imagem do laboratório no mercado.
Por isso, tanto o primeiro contato quanto a continuidade do atendimento devem ser realizados com excelência, buscando entender a necessidade de cada cliente, solucionar um problema e garantir a satisfação.
Também é preciso estar atento ao crescimento da demanda do laboratório, e aumentar a capacidade de atendimento, se necessário.
Isto também pode exigir o aumento da capacidade de armazenamento, equipe de análises clínicas, entre outros fatores que influenciam na velocidade de atendimento.
Outro ponto essencial é o atendimento humanizado, garantindo que os colaboradores saibam lidar com cada tipo de paciente, e proporcionando maior conforto para os clientes.
7 Um bom controle de qualidade é essencial para a gestão laboratorial
Como já citamos no início do conteúdo, garantir a qualidade dos resultados dos exames é o principal objetivo da gestão laboratorial. Isso porque, a análise clínica não admite falhas.
Qualquer erro nesta área pode trazer graves problemas para o paciente e prejudicar a imagem do seu negócio.
Desta forma, é essencial determinar um controle de qualidade para os processos realizados no laboratório. Este controle está relacionado à padronização das atividades, ao treinamento das equipes, manuseio das amostras, e mesmo ao uso correto dos equipamentos que o laboratório possui.
Além disso, contar com bons fornecedores também tem influência na qualidade do seu serviço.
8 Obtenha a acreditação para o seu laboratório
A acreditação laboratorial pode ajudar na questão do controle de qualidade. Basicamente, trata-se de um processo de avaliação de qualidade dos serviços de um laboratório, realizado por órgãos autorizados e especializados.
Obter a acreditação mostra que o seu laboratório trabalha em conformidade com as melhores práticas da área.
Na acreditação, avalia-se aspectos como os equipamentos utilizados no laboratório, como é realizado o manuseio e armazenamento das amostras, metodologia de testes, desempenho e monitoramento do controle de qualidade das amostras, além de avaliações de performance e competência técnica.
9 Controle rigorosamente o armazenamento das amostras coletadas
Para completar os cuidados que são necessários com os exames realizados, o armazenamento correto das amostras é fundamental para manter a alta confiabilidade dos resultados.
Os materiais sensíveis à variação de temperatura devem ser armazenados em equipamentos desenvolvidos exclusivamente para esta atividade. A temperatura precisa ser contínua e uniforme para todo o material.
Também é preciso contar com recursos como o termômetro, sistema de monitoramento e registro das temperaturas e ainda alarmes sonoros e visuais que indiquem qualquer problema ou variação na temperatura.
Por isso, uma câmara refrigerada certificada pela Anvisa é o equipamento ideal para o armazenamento de amostras no laboratório.
Nesse sentido, as câmaras da Elber Medical foram desenvolvidas especialmente para armazenar produtos que exigem rigoroso controle de temperatura. Oferecem alta eficiência, menor custo operacional e segurança absoluta no armazenamento de amostras laboratoriais. Para conhecer nossa linha, acesse a aba com os modelos para laboratório!