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Saiba o que é digital first na saúde e prepare-se para o futuro

14 de junho de 2022
Saiba o que é digital first na saúde e prepare-se para o futuro

Conhecer a teoria, o conceito e o que é digital first vai ser importante para as suas próximas tomadas de decisões. Na área da saúde, não é apenas sobre os robôs que fazem cirurgias através da inteligência artificial. A ideia está no dia a dia de clínicas, laboratórios e hospitais, sendo acessível para todos os profissionais. Mais do que sistemas de alta complexidade, o digital first visa um objetivo maior: o bem-estar do paciente. Isso vai desde um atendimento mais próximo até uma diminuição do tempo entre as consultas médicas. E é muito fácil entender como acontece: trazendo o meio digital, que já é usado no dia a dia das pessoas, para a área da saúde. Para saber um pouco mais do que é o digital first na saúde, leia os seguintes temas:

  • O que é digital first na área da saúde
  • Os benefícios do digital first na saúde
  • O exemplo do digital first
  • Como implementar o digital first na sua clínica

O que é digital first na área da saúde

O termo digital first tem sido cada vez mais usado em vários segmentos. Recentemente, apareceu na área da saúde com muita ênfase. Ele tem tudo a ver com o conceito de saúde 5.0, que foca no atendimento de qualidade ao paciente.   Por isso, é um assunto de muito interesse de quem atua em laboratórios de análises clínicas ou consultórios médicos e de dentistas, por exemplo. Afinal, como usar mecanismos e meios digitais para entender, atrair e fidelizar os clientes/pacientes? A Zendesk fez um estudo que atesta a importância do assunto:
  • Os líderes devem priorizar o atendimento ao cliente
  • O papel das equipes de serviço precisa mudar
  • As empresas precisam atender às expectativas dos clientes
E o que essas afirmações podem trazer para a área da saúde? O fato de que o comportamento das pessoas mudou nos últimos tempos, sendo intensificadas na pandemia. A pesquisa afirma que 64% das pessoas dizem que estão usando novos canais para comunicação, por exemplo. Entre esses novos canais, a gente pode observar o uso mais frequente de mensagens online, publicações em mídias sociais, bate-papo virtuais, videoconferências, o uso de e-mails e os chats na web. Isso explica porque priorizar o uso de serviços digitais é uma tendência na área da saúde também. O que, consequentemente, nos leva a entender o conceito de digital first na prática. Ele traz uma nova cultura para todos que estão conectados nessa área.

Os benefícios do digital first na saúde

Quando a gente traduz o termo digital first para o português, nós temos algo bem próximo de “o digital primeiro”. Isso ajuda a entender de maneira muito simples qual é o principal objetivo ou benefício da estratégia: atender as necessidades do paciente pelos meios digitais. E por que é que os pacientes estão optando pelos meios digitais na hora de serem atendidos? A lista de vantagens que respondem a isso é bem extensa. Por exemplo, torna o agendamento de consultas e exames clínicos mais prático e mais rápido. Mas, atenção: o foco do digital first não está apenas na agilidade dos processos. A ideia é contextualizar e unificar diversos benefícios em uma prática que envolve o meio digital. Com isso, o resultado gerado é a melhor experiência do paciente. Para ilustrar esse cenário, além de agendar uma consulta mais rapidamente, o paciente também ganha quando consegue reduzir custos ou manter uma relação que prioriza mais atenção do profissional com ele durante um atendimento.

O exemplo do digital first

A partir dos tópicos acima, a gente pode notar que entender o que é digital first não é nada complicado. Só que quando trazemos isso para a prática, a explicação se torna ainda mais efetiva. É isso que faremos nesse tópico, com um exemplo real. A Prefeitura de São Paulo (SP), junto com o Hospital Israelita Albert Einstein, criou um projeto de teledermatologia. Mas, o que acontece? O médico generalista (clínico geral) pode enviar imagens da pele do paciente por um aplicativo para um médico especialista (dermatologista). A partir disso, o médico que tem a especialidade vai fazer um laudo. Pronto. Assim, em apenas 1 semana, o paciente pode marcar o seu retorno para saber quais providências tomar no tratamento. Antes da teledermatologia, o processo todo, da primeira consulta médica até o início do tratamento, se prolongava por 12 meses. E tem um dado interessante aqui. Antes do projeto se iniciar, os médicos estavam pouco confiantes. Apenas 42% dizem gostar da ideia. Após a iniciativa, com mais de 65 mil pacientes atendidos dessa forma, 83% disseram confiar muito nesse tipo de tecnologia na saúde. Então, esse é o digital first: priorizar o atendimento ao paciente a partir das ferramentas digitais.

Como implementar o digital first na sua clínica

Se você que está lendo esse conteúdo trabalha em uma clínica, hospital ou algum estabelecimento ligado à saúde e que atende a pacientes, saiba que pode iniciar um processo de implementação dessa tendência tecnológica da saúde. O digital first não é uma opção apenas para o atendimento online de pacientes, como vimos no exemplo acima. Sendo assim, é uma ideia que vai além, permitindo todo tipo de atendimento, diagnóstico e tratamento que tenha essa ligação entre o digital e a melhor experiência do paciente. O primeiro passo é pensar em quais as tecnologias, ferramentas e soluções digitais podem ser usadas para beneficiar o seu paciente. Há alguns anos, a gente fez um texto que mencionava essas tendências, como prontuários eletrônicos, monitoramento à distância, big data, etc.

Os equipamentos na área da saúde

Também é possível considerar o uso de equipamentos que seguem esse fluxo da tecnologia em prol do paciente. A Elber Medical é uma fabricante de equipamentos de refrigeração para a área da saúde que usa da tecnologia para garantir a qualidade dos seus produtos. Um exemplo vem do fato de que os equipamentos possuem o monitoramento online, o que otimiza a rotina das clínicas e dos laboratórios. digital first Assim, os profissionais não precisam parar durante os atendimentos para medir a temperatura interna desses equipamentos. Ou seja, o maior beneficiado é o paciente. Mais uma vez, temos o exemplo de como a tecnologia traz melhor experiência para o paciente/cliente.

Para saber mais

O relatório “CX Trends 2022: Impulsione o crescimento com atendimento ao cliente”, que foi citado ao longo desse texto, pode ser baixado gratuitamente na página da Zendesk. Outros textos informativos sobre as tecnologias na área da saúde, você pode encontrar no nosso blog. Aliás, temos uma página com diversos materiais gratuitos, como guias e infográficos, para quem tiver o interesse em conhecer mais sobre a Elber Medical.

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