7 minutos de leitura

3 perguntas sobre a transformação digital na área da saúde que merecem a sua atenção

7 de junho de 2022
3 perguntas sobre a transformação digital na área da saúde que merecem a sua atenção

As mudanças de comportamento das pessoas têm relação direta com as novas tecnologias. O assunto está em toda parte e em toda área. Abaixo, entenda como a transformação digital na área de saúde chegou até os hospitais, as clínicas e os laboratórios, passando a permitir a melhor experiência do paciente. Um ponto interessante a ser observado é o de que falar em transformação digital não envolve apenas o uso de equipamentos tecnológicos, apesar de isso fazer parte do contexto. Atualmente, o foco está em relacionar a tecnologia com a questão humana e o paciente. É sobre digitalizar e humanizar ao mesmo tempo. Para explicar como essa transformação da tecnologia e da digitalização tem acontecido no nosso país, criamos um texto a partir dos seguintes temas:

    1. O que é transformação digital na saúde?
    2. Quais os impactos das tecnologias digitais na área da saúde?
    3. Como se preparar para a transformação digital na saúde?
 

1 - O que é transformação digital na saúde?

A teoria diz que a transformação digital na saúde é aquele tipo de mudança organizacional e cultural que vai de encontro com os modelos de negócios ligados à saúde. A estratégia está muito mais ligada aos pacientes através das tecnologias, melhorando a interação entre eles. Só que para uma empresa, um hospital ou qualquer ambiente da saúde fazer parte disso não basta investir em tecnologias. É preciso entender o conceito e as relações diretas com a área de TI (Tecnologia da Informação). Se é possível usar um tipo de tecnologia para o atendimento aos pacientes, por que não fazer? Essa é a pergunta que é feita atualmente. Se o atendimento é mais rápido, mais eficiente e mais humanizado, então, ele é bom para o paciente. É assim que acontece a transformação digital: a partir dos novos comportamentos das pessoas, que antes mesmo de chegarem até um atendimento já pesquisaram muito sobre os temas e até mesmo sobre as patologias.

2 - Quais os impactos das tecnologias digitais na área da saúde?

A ocorrência do investimento nessas tecnologias focadas no paciente traz muitos efeitos para o dia a dia dos profissionais da saúde. Mas, não somente para eles. O ambiente hospitalar ou clínico também ganha. Separamos 4 impactos positivos dessa mudança que agregam muito valor ao seu ambiente de trabalho. Descubra os detalhes de cada um deles!

A experiência dos pacientes

O primeiro impacto direto da transformação digital na área da saúde vem com o foco nos pacientes. Isso tem a ver com o conceito de Saúde 5.0, que já trouxemos aqui no blog. Sendo que a partir de informações colhidas pelos sistemas data-driven é possível tomar melhores decisões. Essas decisões vão da triagem até a admissão e a alta do paciente. Logo, podemos mencionar o estudo de uma revista americana, que avaliou dados de mais de 190 mil casos de hospitalização em 15 hospitais dos Estados Unidos. O que a pesquisa diz é que quando pacientes tinham necessidade de internação em UTI e foram admitidos em outras áreas, houve aumento na taxa de readmissão e as internações se prolongaram mais do que era esperado. Com isso, os algoritmos de machine learning passaram a ser soluções para quando um paciente chega até o hospital. Assim, a decisão é mais assertiva sobre encaminhar ele para uma UTI ou para uma enfermaria geral, por exemplo.

O sistema de agendamento de consultas e exames

Essa também é uma experiência focada no cliente/paciente. A maioria dos hospitais do mundo já atuam com o armazenamento eletrônico de prontuário devido aos benefícios que a tecnologia permite. Só que uma pequena minoria ainda tem processos manuais. O agendamento pode ser de uma cirurgia, de exames em salas de radiologia e assim por diante. Uma das vantagens diretas tem a ver com um cronograma mais otimizado no dia a dia do hospital. Assim como pode acontecer na rotina de clínicas e laboratórios, também. Além disso, a machine learning pode ser usada para prever a melhor duração de procedimentos. Além do tempo que cada paciente deverá passar em unidades de tratamento pós-cirúrgicos ou pós-anestésicos.

A formação de equipes de profissionais da saúde

Outro impacto da transformação digital na área da saúde vem dos efeitos diretos em um trabalho em equipe com mais resultados.  Isso leva em conta todas as equipes, assim como as de enfermagem. Por exemplo, os dados cruzados podem determinar o número certo de enfermeiros a serem convocados para uma determinada ação ou dia de trabalho. Também há estudo sobre isso e vem lá do Reino Unido. Ele avaliou mais de 6 mil cirurgias em 7 anos. Logo, uma das conclusões foi a de que a familiaridade entre os colaboradores de uma mesma equipe pode tornar o trabalho mais produtivo. A Inteligência Artificial pode ajudar a fazer a montagem ou composição de equipes.

O gerenciamento logístico de suprimentos

A transformação digital na área da saúde também traz impactos para a logística. Quando o assunto tem a ver com suprimentos médicos e cirúrgicos, essa questão ganha importância ainda maior. A melhor forma de ter bons resultados é com uma cadeia de suprimentos organizada. E essa organização não se trata apenas de colocar cada item no seu lugar. Mais do que isso, ela pode ter custos reduzidos e ser totalmente automatizada, processando pedidos, dados, pagamentos, estoque, etc. Durante a pandemia, essa área do hospital foi colocada à prova. Logo, o abastecimento da cadeia precisou ser intensificado e mais urgente. O que fez com que os sistemas que gerenciam a logística tivessem que ser mais ágeis e com respostas mais certeiras.

3 - Como se preparar para a transformação digital na saúde?

Após ler os impactos positivos da transformação digital, será que podemos considerar um viés que se identifica com todos os tópicos? Ao analisar item por item, leve em conta que em cada momento, a ideia de ter uma gestão digitalizada se faz presente. Considerando que há algum tempo, a ideia do “hospital sem papel” era simplesmente a de ter no computador todos os dados daquele ambiente. Hoje, o conceito vai além: é uma forma de estar preparado para a transformação digital porque os dados estão ali, em tempo real. E esse “estar preparado” tem a ver com o fato de com os dados em mãos, os gestores e responsáveis podem ir ao encontro de soluções para cada situação. Ou seja, não se trata somente de diminuir o uso do papel e sim de tornar a experiência do paciente positiva. Podemos mencionar algumas das ferramentas digitais que existem e passaram a auxiliar a área da saúde nessa mudança. A Internet das Coisas, a telemedicina, a Inteligência Artificial e os equipamentos, usados desde o atendimento ao paciente até no armazenamento de medicamentos, por exemplo.

As leis que impulsionam a transformação digital na saúde

Para sintetizar todo o conteúdo que você leu até aqui e trazer uma informação recente, vamos levar em conta as leis. Durante a pandemia, a Lei 13.989/2020 foi sancionada e passou a permitir a prática da telemedicina no Brasil. Atualmente, existe um projeto de lei que está no Senado através do PL 4.223/2021 e também tem a ver com esse assunto. Ele busca regulamentar a telessaúde em definitivo no Brasil. E para saber mais sobre esses temas, recomendamos que acesse o nosso blog. Por lá, divulgamos conteúdos sobre a transformação digital na área da saúde, detalhando temas como a cultura data-driven, por exemplo.

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário