5 minutos de leitura

Tecnologias na saúde - Conheça 4 exemplos

10 de maio de 2022
Tecnologias na saúde - Conheça 4 exemplos

No começo do ano, tivemos uma publicação que mencionava o assunto da Saúde 5.0. Nela, mencionamos muito o fato de que esse novo conceito coloca o paciente como centro de atenção para clínicas, consultórios, hospitais e todos estabelecimentos desse setor. O foco é o paciente e não mais os processos. Mas, já pensou quais tecnologias na saúde surgiram recentemente e geram resultados imediatos e positivos para os pacientes? Confira 4 delas!

1 - O prontuário eletrônico

De fato, essa não é a maior novidade do mundo. Porém, trouxemos para o começo dos tópicos justamente por ser um dos melhores exemplos na hora de mostrar a importância do uso da tecnologia na área da saúde. Sim, o prontuário eletrônico é um sucesso. Quando surgiu, essa inovação começou a contribuir lentamente para que a relação entre o paciente e o profissional da saúde fosse de mais qualidade. Atualmente, esses benefícios são muito visíveis – até mesmo porque se tornou mais seguro e totalmente confidencial. O nome mais comum para falar disso é PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente). Ele permite trazer várias informações do paciente em um único lugar. E o que tem neste documento: nome, anamnese, laudos, exames, prescrições e muito mais. A grande vantagem que tem se notado atualmente é o fato de que facilita o diagnóstico proativo de cada pessoa. Como consequência, isso também permite um tratamento mais rápido e mais assertivo, chegando a maiores chances de soluções e cura.

2 - O transporte de termolábeis

Assim como os adventos da internet trouxeram benefícios diretos aos pacientes pensando na ideia de se ter um big data que permite mais informações, de forma confiável, ao mesmo tempo, saiba que esses avanços também chegaram até o transporte de medicamentos. Relembre essa notícia: vacinas para Covid-19 necessitam ser conservadas corretamente! Em uma linha do tempo, leve em conta que os estudiosos, pesquisadores e cientistas ficam anos a fio trabalhando para criar soluções que vão auxiliar no tratamento de diversas doenças. Na sequência, os médicos prescrevem os medicamentos. Só que isso é possível apenas depois de uma avaliação do paciente. O problema é que todo processo, desde a criação dos remédios até o consumo deles por parte dos pacientes  pode ter sido em vão se os remédios termolábeis, assim como vacinas, não forem transportados corretamente de um lugar para outro.  Isso explica a importância das novas tecnologias para monitorar e assegurar que a temperatura seja constante durante todo o transporte dos medicamentos. A partir de registros em tempo real é possível perceber possíveis falhas e evitar o uso de medicamentos ineficazes. Aqui no blog já mencionamos por diversas vezes que as temperaturas impactam diretamente na eficácia desses produtos. Por isso, é inegável notar que as tecnologias na área da saúde também são importantes para garantir que os pacientes consumam os medicamentos de qualidade e que não perderam a sua eficácia durante o transporte ou armazenamento.

3 - Os wearables

Conhece esse tipo de tecnologia? Possivelmente, conhece porque ele pode ser exemplificado através dos smartwatches. Na prática, eles são dispositivos inteligentes que podem monitorar sinais vitais dos pacientes em tempo real. Por exemplo, os batimentos cardíacos. Isso quer dizer que, ainda que se esteja caminhando para um resultado mais assertivo e com produtos mais populares, esse tipo de ferramenta digital é ótimo para prevenir doenças de saúde. Ou seja, é uma tecnologia da medicina totalmente focada no paciente. A pessoa poderá conseguir um relatório dizendo qual foi a sua mudança de batimentos cardíacos durante o sono ou durante a caminhada. Assim como vai ter dados que serão de grande utilidade para que os médicos tirem as conclusões mesmo à distância. Para quem está ligado a esse tema e quer conhecer mais, vale a pena fazer uma busca online pelo termo “wearable da saúde”. Eles estão ligados à medicina conectada ou telemedicina, que também é um caminho que apresenta o futuro dessa área.

4 - Os robôs cirúrgicos

Também temos aqui uma revolução na medicina. É claro que esse assunto vem sendo falado desde 1998, que foi o ano que surgiram os primeiros robôs-cirurgiões lá em Paris, na França. Atualmente, a cirurgia remota já é possível e tem sido usada em várias simulações. A sua pergunta pode ser: qual é a vantagem deles para os pacientes? Primeiro, considere que a Nature Communications diz que os robôs cirúrgicos podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes e dos médicos. Por exemplo, porque reduzem o trauma cirúrgico. Ou seja, com cirurgias menos invasivas e com menor manipulação de tecidos, o trauma é bem menor se comparado a uma cirurgia totalmente feita por médicos humanos. Consequentemente, isso tem resultado até mesmo na recuperação mais rápida do paciente. Aí vem uma próxima notícia que também é positiva pensando nisso. A cirurgia à distância, feita com o auxílio desses robôs, podem chegar a pessoas que estão mais distantes, isto é, em locais afastados dos grandes centros urbanos.

Para saber mais sobre as tecnologias na saúde

Para quem gostou de estudar esse tema sobre as tecnologias na área da saúde, leve em conta que temos uma sugestão de nova leitura. Aqui na Elber Medical, a gente disponibiliza, sem qualquer custo, diversos materiais para quem quer continuar atualizado. Sobre essa temática de hoje, a nossa dica é a leitura de um infográfico que traz informações essenciais sobre a refrigeração no armazenamento de vacinas e medicamentos. Quem está preocupado com o paciente/cliente, em qualquer cargo, tem que levar em conta esse cuidado. Afinal,  “falhas na refrigeração ao armazenar esses produtos afetam a eficácia deles e geram prejuízos financeiros, além de comprometer a saúde dos pacientes”. Para entender mais, faça o download gratuito do nosso infográfico.  

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário