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POP - Saiba como fazer o Procedimento Operacional Padrão na Farmácia

5 de maio de 2022
POP - Saiba como fazer o Procedimento Operacional Padrão na Farmácia

O Procedimento Operacional Padrão na Farmácia, chamado de POP, é um documento imprescindível e obrigatório para esse tipo de estabelecimento na área da saúde. Ele é usado para garantir a qualidade dos serviços a partir da padronização das atividades.   O POP é um integrante das Boas Práticas da farmácia, complementando o MBPF (vamos explicar ao longo do texto). Logo, traz uma descrição feita em sequência e detalhando todas as etapas das operações que acontecem no ambiente interno.

A gestão de processos na farmácia

A gestão de processos de uma farmácia pode envolver vários documentos importantes, inclusive, obrigatórios. Para que se entenda a ideia do POP, nós vamos trazer aqui nesse tópico outros conceitos, como o IT e o MBPF. Todos fazem parte dessa gestão, mas são diferentes.

MBPF

O Manual de Boas Práticas Farmacêuticas é um documento que visa os detalhes processuais que acontecem no ambiente empresarial. Assim, acaba sendo muito útil para identificar mais facilmente os processos incorretos. O foco é padronizar atividades promovendo a saúde. O MBPF detalha informações como a política da farmácia (regras e normas), os objetivos dela (missão, valores, visão), os critérios das atividades realizadas ali e os procedimentos técnicos-sanitários.

POP

O Procedimento Operacional Padrão tem o objetivo de criar um roteiro de condutas para os processos da farmácia. Assim, cria um padrão normativo organizacional. O ideal é que seja completo, descrevendo o fluxo da operação desde o começo até a finalização. É a partir desse padrão que a empresa poderá cobrar a conscientização dos funcionários, envolvendo-os de maneira positiva. O que vai resultar diretamente na melhor qualidade dos serviços ofertados aos clientes.

IT

A Instrução de Trabalho indica o modo correto e detalhado de se executar as tarefas da organização. Ou seja, é focada na aplicação dos conhecimentos, o que garante a manutenção da qualidade de todo o processo – considerando a alternância de execução entre profissionais. Diferente do POP, a IT é mais prática e mais técnica. Por isso, acaba sendo muito usada na validação de produtos, no armazenamento deles e até mesmo no controle de estoque.

As diferenças

O MBPF traz informações sobre a legislação sanitária. Ou seja, mostra o que é preciso fazer. Por isso, o POP é um passo a passo de todas as atividades que estão descritas no MBPF. Desse modo, fica mais dinâmico entender que o POP é mais amplo, ao passo que busca uma gestão do processo geral. Por isso, indica de que modo fazer. O IT tem uma ideia menos gerencial, sendo focado nas aplicações. Logo, indica quando fazer. Resumidamente, POP e IT são complementares em uma farmácia. De maneira simples de ser compreendida, esses documentos quando criados, devem detalhar O QUE o colaborador deve fazer, COMO ele deve executar as tarefas, PARA QUEM ficará a responsabilidade de cuidar das tarefas e QUANDO ela será executada. Para não esquecer esses conceitos, anote esse resumo:
  • MBPF – o que é preciso fazer
  • POP – de que modo fazer
  • IT – quando fazer
Mas, como está no título deste artigo, a ideia é mencionar como fazer o Procedimento Operacional Padrão. Certo? Entendido como o POP se posiciona em meio às regulações e normas das farmácias, vamos ao que interessa!

Como fazer o Procedimento Operacional Padrão na Farmácia

Assim, chegamos ao tópico central do conteúdo, que é mostrar um tipo de cronograma para que o POP seja criado na farmácia. Levando em conta que o documento tem que ter as instruções citadas na sequência de todas as operações que o colaborador deve fazer.

Objetivo

O objetivo do POP é informar a razão pela padronização estar acontecendo. Nesse tópico, a informação deve ser muito clara e simples. Portanto, basta explicar os motivos para que as etapas do processo existam. Uma vantagem é que trará maior envolvimento dos funcionários.

Aplicação

Outro campo a ser preenchido é o da aplicação. Nesse caso, o foco deve ser o de responder sobre a área da farmácia que vai aplicar o POP.

Equipamentos

Mais uma etapa deste roteiro vem para falar de equipamentos e também de insumos que são usados nos processos internos da farmácia. Vale a pena usar recursos visuais, como imagens e fotografias, para orientar os leitores e facilitar a compreensão deles.

Siglas

O campo das siglas serve para melhorar a comunicação diária entre as pessoas envolvidas na empresa. Isso porque o POP, muitas vezes, acaba sendo um primeiro contato do colaborador com as linguagens técnicas. Logo, entender as siglas ajuda a evitar erros de interpretação.

Definições

As definições nada mais são do que um pequeno resumo dos dados e das ações que são imprescindíveis para serem aplicadas em cada etapa do processo interno.

Procedimento

Essa vai ser a parte mais longa do documento. Então, quem vai fazer o Procedimento Operacional Padrão na farmácia deve considerar que é aqui que vem toda a parte detalhada. O mais comum é que se use um tipo de passo a passo, buscando a clareza nas informações.

Registro

Tem o passo do registro, que como o nome indica, é para falar que quando um funcionário executa uma tarefa, ele se torna responsável por ela. Logo, é preciso que se tenha um padrão para comprovar isso. A ideia mais usada é a de impressão e assinatura de formulários.

Revisões

Por fim, vêm as revisões. Na verdade, um histórico delas. Nesse momento, o que se pretende é manter uma aplicação e procedimentos sempre atualizados. Assim, revisões e alterações devem ser autorizadas e registradas.
Você também vai gostar de ler: RDC 197 - saiba quais são as regras para realizar a vacinação em farmácias e drogarias!

O POP é obrigatório para farmácias?

A partir da RDC 44/09, sim. Essa publicação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), diz que o MBPF e o POP devem ter arquivos mantidos pelas farmácias e drogarias durante o período mínimo de 5 anos. Procedimento Operacional Padrão na Farmácia Afinal, é fácil entender isso: são documentos que comprovam que as tarefas que vem do Manual de Boas Práticas Farmacêuticas possam ser feitas naquele ambiente seguindo o mesmo padrão, de modo uniforme e regular. Além disso e também com base na RDC mencionada acima, o estabelecimento farmacêutico deve ter POPs referentes às várias atividades, como: manutenção das condições higiênicas/sanitárias, produtos (armazenamento, destinação, etc), prestação de serviços, uso de materiais descartáveis, entre outros. Por isso, é comum que se tenha muitos POPs em uma única farmácia. Por exemplo: POP para acidente de trabalho, POP para atendimento para exame de Covid-19, POP para aferição de temperatura corporal, POP para armazenamento de termolábeis e assim por diante.

Outros detalhes sobre o POP

O POP pode acontecer de maneira impressa ou eletrônica, sendo que a regra diz que todos os funcionários envolvidos devem ter acesso a eles. Esse documento reflete o nível de qualidade da farmácia, o que traz maior confiabilidade aos colaboradores e clientes. Por isso, o POP deve ser revisado sempre que for necessário, de maneira periódica. Esse tipo de atualização torna possível realizar ajustes e melhorias em cada tarefa executada no ambiente. A elaboração do POP fica por conta do farmacêutico e deve ter linguagem de fácil acesso e compreensão. A divulgação do POP pode acontecer de várias maneiras, inclusive, por meio de treinamentos focados nos funcionários e em toda a equipe farmacêutica envolvida. Quem quiser saber mais sobre o mercado da saúde e as novas tecnologias, acesse o blog.

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