Você tem feito o transporte de medicamentos termolábeis da forma correta?
Para realizar um transporte de medicamentos termolábeis correto e seguro é preciso estar atento à diversas questões, principalmente ao controle da temperatura durante sua fabricação, transporte, recebimento, armazenamento e dispensação.
Devido à sensibilidade destes materiais à variação de temperatura, existem requisitos e normas técnicas que regulam a atividade de transporte de medicamentos.
Para ajudar você a entender melhor o que é necessário para garantir um transporte adequado de materiais termolábeis, abordamos a seguir quais são os riscos do transporte incorreto e os principais requisitos para manter a segurança dos medicamentos.
Você também verá como uma câmara para transporte pode contribuir com a adequação da Cadeia de Frio. Confira!
Entenda os riscos de um transporte de medicamentos termolábeis incorreto
O transporte de medicamentos termolábeis exige muita atenção para evitar o descarte. Isso porque os medicamentos podem sofrer alterações e até mesmo decomposição por conta de variações de temperatura e troca de calor com o ambiente.
Um armazenamento incorreto pode gerar inúmeros problemas tanto para a empresa, quanto para o material em si e os pacientes.
O primeiro ponto que pode ser considerado é o custo envolvido com o possível descarte dos materiais quando ocorrem falhas no armazenamento.
Além disso, medicamentos descartados afetam a produtividade da empresa, e dependendo da situação, até mesmo a credibilidade e imagem no mercado.
A faixa de temperatura ideal para o transporte de medicamentos refrigerados é de +2ºC a +8ºC, já os congelados devem ser mantidos entre -20°C e -10°C.
Para que isso seja feito de uma maneira eficiente, é fundamental contar com meios de realizar o registro e monitoramento da temperatura. Assim, também é possível ter uma rastreabilidade mais efetiva durante toda a cadeia de distribuição.
Um bom exemplo de como a etapa de transporte tem importância em toda a rede de frio foi o descarte de parte dos testes para Covid-19 analisados na rede pública de São Paulo. Foram identificados erros no armazenamento e transporte das amostras, o que impossibilitou o uso dos materiais.
Os requisitos de qualidade para o transporte de medicamentos sensíveis à temperatura são estabelecidos pelas normas da Anvisa. Confira a seguir quais são os principais pontos que devem ser seguidos!
Como o transporte deve ser feito segundo a legislação?
Entre as normas que regulam o armazenamento de medicamentos termolábeis, a RDC 197 e a RDC 304 apresentam alguns pontos que precisam ser avaliados pela equipe responsável antes de iniciar o transporte.
É preciso destacar que o descumprimento destas normas constitui infração sanitária, podendo trazer problemas legais para a empresa.
A RDC 197, norma publicada pela Anvisa em 2017, estabelece os requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços de vacinação humana.
Um dos artigos da norma define que é de responsabilidade do serviço de vacinação adotar os procedimentos necessários para manter a qualidade e a integridade das vacinas quando forem transportadas.
Outro ponto de destaque é o monitoramento e registro das temperaturas mínima e máxima, que deve ocorrer ao longo de todo o transporte.
Já a RDC 304, também publicada pela Anvisa, dispõe sobre as boas práticas de distribuição, armazenagem e de transporte de medicamentos.
A norma estabelece a necessidade de contar com o uso de sistemas para registrar, monitorar e controlar a temperatura dos medicamentos durante o processo de transporte.
O ideal é que os equipamentos e soluções utilizadas possuam alertas sonoros ou visuais para que os profissionais consigam identificar mais rapidamente as ocorrências de variação de temperatura.
A publicação ainda aponta a necessidade de utilizar instrumentos devidamente calibrados para realizar o monitoramento da temperatura, acondicionamento, armazenagem e umidade do medicamento.
Por fim, é preciso destacar que a RDC 304 sofreu algumas alterações em 2020, através da RDC 360. Clique aqui para conferir todas as mudanças!
Saiba como adequar o transporte de medicamentos termolábeis
Como você viu, é fundamental contar com equipamentos, procedimentos e instrumentos adequados para realizar o transporte de medicamentos termolábeis.
Muitas empresas ainda utilizam soluções como a caixa térmica com gelox. Porém, ela apresenta riscos para os medicamentos armazenados, já que a temperatura sofre diversas variações. Além disso, a caixa térmica não conta com um registro eficiente das temperaturas, e não possui alarmes. É necessário adaptar este equipamento com o uso de sensores externos, que ainda assim não captam o valor de todo o interior, e ter profissionais responsáveis pelo controle manual.
Por isso, para adequar o processo de transporte destes medicamentos e manter a atividade dentro das normas legais, o ideal é utilizar uma câmara exclusiva para transporte. Este tipo de equipamento conta com tecnologias mais avançadas que permitem o controle contínuo da temperatura.
Além da câmara para transporte manter as faixas de temperatura adequadas e homogêneas, possui tecnologia 12/24VCC para ser instalada diretamente na bateria do veículo e suportar possíveis trepidações na estrada.
O registro das temperaturas mínima e máxima, requisito para o transporte de medicamentos termolábeis, é outro recurso encontrado nestes equipamentos, além de alarmes para temperaturas fora do programado, porta aberta, falta de energia e bateria baixa.
Por fim, a possibilidade de ter um monitoramento remoto a partir de sistemas online integrados à câmara é outra forma de realizar um transporte mais seguro e evitar problemas como os citados no início deste conteúdo.
Com um controle mais prático e automatizado, o profissional consegue garantir a integridade dos medicamentos durante toda a cadeia.
E então?
É da responsabilidade dos serviços de saúde manter a integridade dos medicamentos termolábeis mesmo durante o transporte. Entretanto, sem os equipamentos adequados, isso se torna inviável, gerando diversos problemas financeiros e de produtividade.
Por isso, a Elber Medical desenvolveu a linha de câmaras para transporte, que contam com os recursos ideais para realizar um processo correto e seguro de materiais termolábeis, além de facilitar a rotina dos profissionais de saúde.
Se você tem interesse nas câmaras para transporte, confira todos os nossos modelos!