5 minutos de leitura

Crescimento do mercado da suinocultura e a ligação com a inseminação artificial

1 de dezembro de 2021
Crescimento do mercado da suinocultura e a ligação com a inseminação artificial

A suinocultura representa um papel importante no meio econômico e social nacional, pois além de a carne suína ser consumida em todos os cantos do Brasil, os resíduos da suinocultura também contribuem para a fertilização do território. Além do porco ser um animal que pode render lucratividade mesmo com um baixo investimento inicial, a suinocultura possui a vantagem de reutilização de vários insumos. O crescimento desse mercado se deve a todos esses fatores e também a aderência dos brasileiros ao consumo de carne suína. De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores Suínos (ABCS), o número de consumo de carne suína per capita no Brasil foi de 17, 58 kg. Muitos brasileiros passaram a substituir a carne bovina pela carne suína em 2021, devido ao aumento expressivo dos preços no mercado. Tudo isso levou a um interesse maior dos empreendedores do ramo e agropecuaristas pelo mercado da suinocultura, que inclui também processos de inseminação artificial de suínos Essas biotecnologias da produção, em especial a inseminação artificial de suínos, contribuíram também para melhora genética de suínos, outro fator influenciador para o crescimento mundial da suinocultura. Pensando nisso, separamos algumas informações importantes sobre a criação de suínos no Brasil, os fatores influenciadores para seu destaque no cenário nacional e mundial, e a importância da inseminação artificial nesses processos.

Como funciona a suinocultura?

A criação de suínos é um dos ramos mais lucrativos da pecuária, com resultados práticos significativos e uma produção de carnes com grande rendimento. Tudo isso influencia para uma tendência do ramo no mercado brasileiro e sua crescente nos últimos anos. A prática da suinocultura acontece por meio de um sistema intensivo, onde é necessário o cuidado com uma alimentação adequada e balanceada, um ambiente propício para que o processo aconteça da forma correta.  Inclui-se o controle de temperatura, umidade, dentre vários outros detalhes que devem ser adequados ao confinamento dos animais. Até o processo de reprodução, os animais passam por diversas fases como a creche, onde os animais deixam a companhia da mãe e tem que se adaptar às rações, a fase de recria e terminação onde os animais ficam até atingir os pesos específicos e por fim, a fase de reprodução. Na fase de reprodução é onde ocorre a inseminação artificial de suínos, método de reprodução animal muito utilizado ultimamente.  Com uma grande ampliação na década de 1970, a inseminação artificial de suínos, que é hoje muito comum no Brasil, garante muitas vantagens para suinocultura, tanto em relação ao melhoramento genético quanto ao baixo custo dos reprodutores.

Vantagens da inseminação artificial de suínos

A inseminação artificial em suínos reduz vários empecilhos no processo de reprodução na suinocultura, como a dificuldade em compatibilidade entre os animais, seja em divergência genética, de tamanhos e até mesmo em relação à agressividade dos suínos. O processo de inseminação artificial de suínos passa primeiramente pela coleta do sêmen do macho, análise do material coletado, congelamento e finalmente o processo de inseminação nas fêmeas. A coleta do sêmen do macho é realizada geralmente em um manequim de metal, por meio da estimulação do animal com a saliva ou urina da fêmea que está no cio. O processo de armazenamento do sêmen requer alguns cuidados imprescindíveis quanto à temperatura ideal e o uso de câmaras de conservação específicas.  O sêmen poderá ser temporariamente refrigerado entre 14°C e 17°C durante 3 dias ou, após esse período, ser congelado e usado por tempo indeterminado. Manter a temperatura adequada por meio de câmaras de conservação específicas para sêmen é de extrema importância para o sucesso da inseminação artificial de suínos, pois esse será o elemento principal que irá conservar a integridade e a qualidade do material genético presente no sêmen.  Dessa forma, investir em câmaras de conservação e de transporte para sêmen suíno é de extrema relevância na área de suinocultura. A Elber Medical é referência na área de câmaras e possui uma ampla linha veterinária, com diferentes tamanhos e recursos para o processo de inseminação artificial de suínos.  A inseminação artificial possibilita o controle da qualidade dos espermatozoides, maior controle das doenças transmissíveis no processo de reprodução e principalmente aumento do valor ao plantel.

Conclusão

Como vimos, a suinocultura representa uma grande oportunidade de negócios na atualidade, com tendência a crescer ainda mais nos próximos anos.  De acordo com a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) houve um crescimento de 36% na produção de doses de sêmen suínos no Brasil em 2020, números que refletem o crescimento não só da suinocultura no país como também da inseminação artificial de suínos. Os porcos são animais altamente prolíferos, o que também reflete na grande lucratividade da suinocultura.  Por fim, vale ressaltar a importância dos cuidados e das exigências quanto ao processo de inseminação artificial de suínos, pois para garantir bons resultados e o sucesso da inseminação é necessário segui-los criteriosamente.

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário