5 minutos de leitura

Entenda a importância da rastreabilidade de materiais biológicos

10 de agosto de 2021
Entenda a importância da rastreabilidade de materiais biológicos

Atuar no setor que lida com análises clínicas requer cuidados específicos e essenciais para a garantia da segurança e dos bons resultados.  Nesse sentido, a rastreabilidade de materiais biológicos se apresenta como um processo importante, que ultrapassa os limites do monitoramento, sendo também uma forma de evitar retrabalhos.  Geralmente, essa prática é bem semelhante nos laboratórios, com a realização do cadastro do paciente que é encaminhado para a coleta e, posteriormente, as amostras recebem numerações que identificam os exames a serem feitos e quem deve fazê-los.  Apesar de ser possível fazer a rastreabilidade de materiais biológicos manualmente, isso não costuma ser muito comum, pois vai de encontro com a atarefada rotina médica. Deste modo, a inovação inclusa em bons equipamentos e alguns recursos tecnológicos, em si, contribuem substancialmente para um maior controle das operações.  Assim, é possível lidar melhor com os desafios do cotidiano, sem ter que abrir mão da eficiência, que, nesse caso em questão, pode impactar diretamente a vida das pessoas, já que estamos pensando no rastreio de itens altamente sensíveis. Neste conteúdo, você entenderá de uma vez por todas a importância da rastreabilidade dos materiais biológicos. Continue a leitura e confira!

Rastreabilidade de materiais biológicos: qual seu papel?

Faça a seguinte reflexão: qual a média atual de tempo em que as amostras do seu ambiente de trabalho são conservadas? Elas se mantêm em temperatura adequada? E quanto ao destino final, você é capaz de obter informações acerca do local e quando ocorre tal chegada? Pois saiba que isso é algo fundamental de saber, afetando até mesmo no saldo final das atividades clínicas. Na prática, esse processo não se refere somente à localização, isto é, não se trata puramente de logística em função da coleta. É algo relevante, sobretudo, na ocorrência de determinadas circunstâncias, tais como, atraso nos resultados, facilitando descobrir o setor em que a amostra se encontra. Outro ponto, mais grave, diz respeito às ocasiões em que os profissionais não conseguem identificar em qual etapa a amostra está. Por conta disso, sem a rastreabilidade de materiais biológicos, seria preciso convocar o paciente para realizar uma nova coleta, o que sabemos, demanda tempo e energia. Não obstante, ao realizar o rastreio dos materiais, você contribui para o interfaceamento, já que a mesma numeração é utilizada pelos sistemas, o que viabiliza uma integração de informações, benéfica para a análise de resultados.  Vale citar que esse mesmo interfaceamento gera, de forma automatizada, os arquivos com os laudos dos pacientes, que são enviados automaticamente para o LIS (Sistema de Informação Laboratorial). Em suma, a mensagem que precisa ficar se direciona ao compromisso que os laboratórios precisam ter com os seus itens mais sensíveis e como eles são protegidos tanto internamente quanto externamente, ao longo das viagens referentes à triagem.  Em outras palavras, é justamente a rastreabilidade de materiais biológicos que vai auxiliar na obtenção de um conhecimento, de fato, embasado, contribuindo para a tomada de decisões inteligentes.

Como a tecnologia pode ser uma aliada?

Agora que você já entendeu o quão valoroso é realizar um controle das amostras laboratoriais, chegou a hora de saber como a tecnologia pode ser uma aliada nesse aspecto. O que sabemos é que com o advento tecnológico, os mais variados setores ganharam possibilidades, antes, nunca imaginadas. Hoje, o difícil mesmo é imaginar a vida sem as ferramentas que tanto cooperam para tornar as rotinas mais leves e eficazes, seja no âmbito pessoal ou profissional.  Assim, diversos serviços, historicamente, manuais, passaram a ser feitos por máquinas, otimizando o tempo para que ele seja utilizado de maneira verdadeiramente estratégica. Ademais, com bons equipamentos tecnológicos, maiores são as chances de obter processos de sucesso, aptos a elevar o nível do seu negócio. No que tange à rastreabilidade de materiais biológicos, a dica é utilizar um sistema de gestão para laboratórios (LIS), que controla todas as amostras pela leitura da numeração, além de expor o setor em que ela se encontra.  Outra vantagem é poder localizar o material mesmo após a finalização do exame, através do número de identificação. Deste modo, o sistema informa o depósito, a prateleira e a posição do tubo disposto na bandeja. Outro ponto positivo é que muitos desses sistemas podem ser encontrados em opções avançadas, em que é viável rastrear e monitorar continuamente todo o transporte de materiais biológicos e as ações envolvendo os colaboradores em ofício.  Se unidas essas opções com a soma ainda de registros eletrônicos das etapas, a garantia de eficiência só cresce. Por fim, é importante mencionar que com bons equipamentos laboratoriais, o processo de rastreio se torna mais simples e assertivo, pois há uma maior garantia de segurança das amostras armazenadas. Isso, obviamente, é bom tanto para quem frequenta o laboratório, quanto para ele próprio, já que sua imagem precisa ser zelada.

E então?

Como vimos neste conteúdo, a rastreabilidade de materiais biológicos é altamente relevante, em diversos aspectos, permitindo um maior controle das atividades.  Na prática, ela ultrapassa os limites do monitoramento, sendo também uma forma de evitar retrabalhos.  Aproveite para baixar gratuitamente o e-book que preparamos sobre refrigeração em laboratórios clínicos! Ele servirá como um guia completo que te ajudará a entender as principais determinações relativas ao assunto, desde as mais específicas até as mais gerais. Acesse e confira! Baixar ebook

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário