6 minutos de leitura

Entenda como o Business Intelligence pode transformar a gestão da sua clínica ou laboratório!

14 de janeiro de 2021
Entenda como o Business Intelligence pode transformar a gestão da sua clínica ou laboratório!

Você já aplica o conceito de Business Intelligence no seu negócio? Se ainda não, como os dados gerados na sua clínica ou laboratório são armazenados e analisados? Entre os inúmeros dados que cada atividade da sua empresa gera, desde financeiro, atendimento, estoque e rotinas laboratoriais, existem diversas informações que podem se tornar grandes oportunidades ou mesmo aumentar o potencial do negócio.  Nesse sentido, o Business Intelligence é um ótimo aliado para compreender tudo isso e transformar em estratégia. Continue a leitura e entenda o que o BI significa, quais são seus principais benefícios e como aplicá-lo no segmento da saúde!

O que é o Business Intelligence?

O Business Intelligence, também conhecido pela sigla BI, significa Inteligência de Negócios, e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado conforme as empresas percebem a importância da transformação digital.  De maneira resumida, trata-se de captar, monitorar, cruzar e analisar dados empresariais por meio da tecnologia, para auxiliar na tomada de decisão estratégica.  O processo de BI pode ser implantado em todos os setores da empresa, e desde que sejam necessárias informações estratégicas e assertivas para a gestão do negócio, não há limitação de segmentos onde o conceito pode ser aplicado. Contudo, neste conteúdo iremos focar na aplicação do BI na área da saúde.  Contar com esta tecnologia no seu negócio contribui para uma maior previsão de informações e administração mais eficiente. Em geral, é possível atingir o máximo potencial da sua gestão sem aumentar o esforço de trabalho ou reduzir a qualidade do atendimento da sua clínica ou laboratório. Na verdade, este é um dos principais benefícios do BI que você verá mais à frente: otimizar as atividades e resultados da empresa.  Apesar de variar conforme a aplicação em cada negócio, o BI segue um processo padrão que inicia na coleta de dados, onde todas as informações do seu consultório, ou de um setor específico, são coletadas e armazenadas.  Então, ocorre a organização destes dados para análise das informações. O diferencial desta etapa é a centralização de dados que proporciona uma avaliação mais ampla e sistêmica.  Por fim, a partir desta análise devem ser definidas as ações necessárias. Se foi encontrado um problema, busque entender a melhor maneira de resolvê-lo ou amenizar a situação. Por outro lado, se foram identificados pontos positivos e diferenciais do consultório, eles devem ser mais explorados para potencializar seus resultados.

O BI já é tendência neste segmento

Agora que o conceito e o processo de BI já estão mais claros para você, queremos destacar alguns números que mostram o crescimento e importância desta estratégia no mercado.  Conforme o site IT Fórum, o BI está entre o topo dos orçamentos das principais empresas do Brasil, além disso, em 2018 as tecnologias já eram o foco de investimentos em mais de 73% das empresas que possuem faturamento anual maior do que R$ 2 bilhões. Outro dado interessante é da Revista Medicina S/A: entre os estabelecimentos médicos de sucesso analisados em um estudo, 94% já utilizam algum tipo de solução digital. A pesquisa também mostrou que mais de 46% dos hospitais brasileiros buscam investir nisso para alcançar maior eficiência nos processos e garantir a segurança dos pacientes. Já 27% esperam melhorar a gestão e resultados financeiros/operacionais, 15% desejam se adaptar a normas do setor e 12% buscam por inovações. 

Benefícios que ele pode entregar para a área da saúde

Já comentamos como o Business Intelligence pode contribuir para a tomada de decisão estratégica na sua clínica ou laboratório. Agora, iremos complementar abordando as demais vantagens do BI para o segmento da saúde: - O BI transforma dados em informações úteis, e informações em oportunidades para o seu negócio; - Aumenta a produtividade dentro do consultório e dá mais tempo aos profissionais focarem no que realmente importa; - Proporciona um excelente controle em todas as áreas, desde a administrativa até o operacional, como controle de exames, prontuários, pacientes, entre outros; - Contribui para melhorar o atendimento aos pacientes, com informações organizadas e seguras; - Oferece uma vantagem competitiva em relação a concorrentes que ainda não utilizam o potencial da tecnologia a seu favor; - Acompanhamento de informações em tempo real, o que auxilia na previsibilidade e na definição de ações corretivas de forma mais rápida; - Entre outras vantagens que surgem conforme a empresa se adapta à tecnologia e aplica em seus diferentes departamentos. 

Como aplicar o BI na sua clínica ou laboratório?

Os benefícios do BI na saúde são muitos. Mas talvez agora você esteja se perguntando como conseguir tudo isso para o seu consultório e como aplicar, na prática, essa tecnologia no seu dia a dia. O primeiro passo para aplicar o BI no seu negócio é buscar no mercado um software que se adapte às suas necessidades, cenário e objetivos. Aqui é preciso entender que o investimento irá garantir maior qualidade e eficiência, gerando um bom retorno a longo prazo.  Os setores e atividades em que se pode aplicá-lo são muitos. Na questão operacional, alguns exemplos de ações que podem ser otimizadas são as etapas da rotina laboratorial, como cadastros de pacientes, análises de amostras e emissões.  Também destacamos a possibilidade de utilizar o BI no atendimento direto aos clientes, desde o agendamento, evolução clínica do paciente até o acompanhamento de consultas ou remarcações. No financeiro do consultório as atividades também podem ser beneficiadas, principalmente no que se refere ao controle do fluxo de caixa e previsibilidade de receita. 

Acompanhar as tendências tecnológicas na área da saúde é essencial

Quem deseja evoluir seu negócio no segmento da saúde precisa acompanhar, aprender e entender as novas tendências da área. Por isso, buscamos esclarecer com este conteúdo como o Business Intelligence pode ajudar nas rotinas e na gestão de uma clínica ou laboratório.  Esperamos que com estas informações você consiga iniciar sua jornada de implantação do BI! Agora, se você deseja conhecer outras tendências de tecnologia na área da saúde para 2021, clique aqui e confira nosso artigo sobre o assunto!

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário