5 minutos de leitura

5 Indicadores de Desempenho (KPIs) para mensurar na sua clínica!

27 de abril de 2021
5 Indicadores de Desempenho (KPIs) para mensurar na sua clínica!

Os Indicadores de Desempenho, popularmente conhecidos como KPIs, são fundamentais para indicar como está a saúde da clínica, quais pontos estão trazendo bons resultados e quais devem ser reavaliados em prol do bem-estar do negócio e claro, dos pacientes.Acredito que em sua clínica existem metas, certo? Neste ponto, avaliar e acompanhar os KPIs adequados é primordial para identificar os resultados que estão sendo obtidos, bem como, o que precisa ser melhorado para atingir os objetivos estipulados para o seu negócio.Hoje, selecionamos 5 principais Indicadores de Desempenho que precisam ser mensurados na clínica, para garantir que ela se mantenha apresentando bons resultados de forma contínua, qualidade nos serviços prestados e garantindo a fidelização de clientes.

1. Qualidade no atendimento é um dos Indicadores de Desempenho primordiais na clínica

Qualidade no atendimento é um dos Indicadores de Desempenho primordiais na clínicaA qualidade no atendimento na clínica está intimamente ligada com a satisfação do paciente. Logo, este é um dos principais Indicadores de Desempenho que deve ser mensurado, a fim de atrair mais pacientes e fidelizar os que já atende.Pense que o atendimento é fator decisivo para um cliente voltar a fazer outros exames na sua clínica, bem como, indicá-la para familiares e amigos. Ou seja, mensurando este indicador, é possível ajustar a rota de diversos procedimentos, em especial tempo de espera e satisfação com o serviço realizado.Neste ponto, ter um sistema onde o paciente pode dar uma nota ao atendimento e demais serviços da clínica, pode ser o pontapé inicial para ajustar e melhorar determinados processos na clínica.Duas boas opções para esta observação de satisfação é fazer uma pesquisa na própria clínica, através de um pequeno formulário. Ou ainda de forma digital, enviado o formulário por e-mail.

2. Tempo de espera

Indicadores_imagem1O tempo de espera para consultar é unânime entre os pontos que mais pesam para uma pessoa aprovar ou não o serviço em uma clínica. Este é um Indicador de Desempenho que tem tudo a ver com o atendimento, mas por sua importância, deve ser mensurado individualmente também.Isso quer dizer que dentre os KPIs mais importantes, o tempo de espera deve ser avaliado de forma específica, considerando a pontualidade dos profissionais - desde quem atende na recepção, até a realização da consulta em si.Tempo de esperaGarantir a qualidade dos exames é, sem dúvida, um ponto chave, mas pode passar despercebido pelo paciente que esperou demais para ser atendido. Ou seja, tenha em mente que este indicador pode impactar todos os demais e mudar a forma como a pessoa enxerga os serviços prestados.Por isso, os processos na clínica devem ser estruturados para que o tempo de espera não seja muito longo. Para medir este KPI, uma dica é pedir à secretária ou outro profissional que atue na linha de frente do atendimento, para anotar e ter um controle do horário de chegada dos pacientes e da hora em que foram atendidos. O ideal é não ultrapassar 10 minutos do horário que foi marcado.

3. Taxa de retorno dos pacientes

Indicadores_imagem2Na sua clínica é comum faltas e cancelamentos por parte dos pacientes? Saiba que este é um ponto para ficar atento e identificar processos que precisam ser reavaliados.Sobre a taxa de retorno, este indicador está ligado à quantidade de pessoas que voltam a procurar a clínica depois do primeiro atendimento, seja para um retorno como parte do atendimento clínico ou mesmo para novos serviços.Tenha em mente que, quando a qualidade é percebida, o comum é que o número de atendimentos e busca por serviços na clínica aumentem. Por este motivo é tão importante mensurar o período entre a primeira consulta e o retorno de cada cliente.Preste atenção neste indicador, não mensure apenas quantos pacientes novos teve, mas sim, quantos deles voltaram e mantém atendimento periódico com a clínica.

4. Faturamento do negócio

Faturamento do negócioEste é um dos Indicadores de Desempenho mais importantes em uma clínica, uma vez que ele pode funcionar como um termômetro da saúde do seu negócio. Para a precificação dos serviços prestados, é importante que você considere os valores que paga pelos exames realizados na sua clínica. Tudo deve ser devidamente considerado e calculado, pois apenas colocando na ponta do lápis, você conseguirá perceber, por exemplo, se não está disponibilizando uma solução que custa muito caro para a sua realidade atual.Além disso, a saúde financeira precisa ser periodicamente mensurada a fim de estipular com assertividade os valores designados para compra de insumos e equipamentos, bem como, investir em tecnologias e materiais que podem agregar na qualidade dos serviços da clínica.

5. Não esqueça de mensurar a produtividade!

Indicadores_imagem3São vários os procedimentos e burocracias que devem ser seguidos para realizar os serviços em uma clínica. Logo, é preciso atenção e mensuração contínua para identificar possíveis gargalos, processos obsoletos e/ou com potencial de melhoria.Existem alguns pontos que podem contribuir para o aumento da produtividade na clínica, em especial, a adoção de tecnologias, como sistemas para a automação de processos e de gestão focados em clínicas, por exemplo.É essencial que faça parte da cultura da clínica, a busca contínua por práticas que otimizem as ações e assim tragam melhores resultados, garantindo a qualidade em todas as etapas de todos os serviços oferecidos.

E então, você avalia estes Indicadores de Desempenho na sua clínica?

Citamos os 5 principais Indicadores de Desempenho para mensurar a saúde da sua clínica. Ao ficar de olho nesses pontos, já é possível garantir a melhoria contínua nos processos mais importantes para o sucesso da clínica e satisfação dos pacientes.Se você quer continuar se aprofundando nos conteúdos para ter insights de melhorias para sua clínica, confira nosso blog post sobre Manutenção Centrada na Confiabilidade (RCM): saiba a importância dela na área da saúde!

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário