Qualificação térmica saiba o que é e sua importância!
Você sabe o que é a qualificação térmica ou se os seus equipamentos foram atestados conforme o processo? Para quem lida com medicamentos, vacinas e outras amostras e materiais termolábeis, essa resposta é imprescindível. Por isso, esse conjunto de ações é indispensável para manter a qualidade e segurança em toda a estrutura da cadeia de frio.Para ajudar você a entender melhor este assunto, reunimos a seguir as principais informações sobre a qualificação térmica. Além de pontos que mencionam quais são suas etapas, a documentação e as leis vigentes! Confira!
Entenda o que é a qualificação térmica
A qualificação térmica é um conjunto de ações e processos realizados para testar e documentar um equipamento, sistema ou instalação, e comprovar suas boas condições de uso. Assim, é possível verificar se está funcionando corretamente e garantir os resultados esperados. A aplicação deste processo na armazenagem, distribuição e transporte de medicamentos e demais materiais termolábeis é importante. Aliás, é fundamental para assegurar a qualidade e eficácia dos produtos, bem como evitar a perda de materiais. Principalmente para os termolábeis, que dependem de uma temperatura constante para manter sua integridade.A qualificação térmica é indispensável pois ajuda a garantir a homogeneidade, a temperatura de controle e o gradiente térmico estável. Além disso, a aplicação deste processo também é importante para as etapas de logística e transporte. Já que mantém as atividades dentro dos critérios estabelecidos.Ou seja, trata-se de uma forma de integrar as boas práticas em toda a cadeia de frio.Por exemplo, mesmo que um medicamento tenha o armazenamento correto em um laboratório, seguindo todas as recomendações referentes à temperatura e manuseio, tem o transporte. A locomoção acontece em um veículo e se ele não está adequado, o produto perderá suas propriedades. Assim, este medicamento terá o destino do descarte para não colocar em risco a saúde dos pacientes. Nesse sentido, a qualificação térmica se torna uma importante aliada dos profissionais da saúde, negócios da área e demais instituições. Mas como funciona a aplicação deste processo? Confira a seguir!
Conheça as 4 etapas da qualificação térmica
A aplicação da qualificação térmica envolve 4 etapas:Qualificação de Projeto (QP)
É nesta etapa que ocorre a verificação para confirmar que tudo está sendo projetado conforme as boas práticas de fabricação presentes na RDC 301.Qualificação de Instalação (QI)
Na QI toda a parte elétrica e os componentes do equipamento, sistema ou instalação são verificados.Qualificação de Operação (QO)
Já na etapa de QO, os itens operacionais e suas funcionalidades são atestados, como funções de ligar e desligar e ajustes de temperatura.Qualificação de Desempenho (QD)
Por fim, a última etapa mapeia termicamente o equipamento, verificando o que acontece em situações de carga vazia e carga cheia, e abrindo e fechando suas portas, por exemplo.O uso de equipamentos na cadeia do frio
Com estas etapas realizadas com o apoio de sensores que monitoram a temperatura do ambiente, é possível atestar se o equipamento em questão é seguro e está aprovado para o uso na cadeia de frio. São utilizados para o monitoramento, em média, 12 sensores de temperatura e umidade. Eles são instalados nas áreas internas, pontos críticos e onde houver o sensor de controle do equipamento. Esta quantidade de sensores para o mapeamento térmico pode variar. O que depende do tamanho do equipamento ou ambiente a receber a análise. Outros processos realizados na qualificação térmica envolvem alguns ensaios. Entre eles, quedas de energia ou abertura de portas, atestando se o equipamento é capaz de manter as condições térmicas ideais de maneira eficiente. Trata-se de uma prática realizada em novos equipamentos, que deve ser refeita anualmente ou sempre quando houver manutenção corretiva. Ainda, são necessários alguns documentos para efetuar a qualificação térmica:- Requerimento do usuário
- Protocolo de Qualificação
- Lista de verificações com os testes que serão executados e seus resultados
- Relatórios de não-conformidades
- Certificados de calibração dos instrumentos utilizados no mapeamento
- Relatório final de Qualificação