6 minutos de leitura

Acreditação DICQ: saiba o que é e sua importância para os laboratórios!

17 de setembro de 2020
Acreditação DICQ: saiba o que é e sua importância para os laboratórios!

Você sabe quais são os principais detalhes e requisitos para obter a Acreditação DICQ? Se você ainda não conhece este sistema ou o que é preciso para que o seu laboratório tenha esta certificação, este conteúdo pode te ajudar!Você verá a seguir como funciona a Acreditação DICQ, um sistema de avaliação da qualidade dos serviços de laboratórios clínicos. Além disso, também apresentamos as vantagens de contar com uma acreditação e quais são os critérios avaliados para o laboratório ser acreditado. Continue a leitura e confira!

Como funciona a Acreditação DICQ?

A Acreditação DICQ (Sistema Nacional de Acreditação) é um dos órgãos autorizados a realizar o processo de acreditação laboratorial, uma forma de avaliação da qualidade dos serviços de um laboratório. O objetivo de acreditações como esta é demonstrar que o laboratório trabalha em conformidade com as melhores práticas e normas da área, como a ABNT NBR ISO 15189. Diversos processos e atividades são analisados durante a acreditação, como:- Desempenho e controle da qualidade em geral; - Metodologias de testes; - Qualidade de materiais, equipamentos, meios e controles utilizados; - Manuseio das amostras e modo como é realizado; - Avaliação de performance.Apesar de ser um processo de extrema importância, a acreditação de laboratórios no Brasil é voluntária. Conforme o site oficial do DICQ, o passo a passo da acreditação é:1. Inscrição no DICQ com o Formulário de Cadastro, Solicitação da Acreditação e envio de toda a documentação. 2. Assinatura do contrato entre o DICQ e o laboratório. 3. Pagamento das taxas de inscrição e análise do Manual da Qualidade. 4. Análise do Manual da Qualidade do Laboratório e solicitação de possíveis melhoria. 5. Agendamento da data da Auditoria Inicial da Acreditação. 6. Realização da auditoria. 7. Emissão de Certificado de Acreditação pelo DICQ. Quando não conformidades são encontradas, o certificado é emitido somente após as medidas corretivas.Por fim, destacamos que um dos diferenciais da Acreditação DICQ é seu tempo de validade, que é de 3 anos, contando com revisões anuais para verificar a manutenção da qualidade. 

O que acontece após a inscrição do laboratório?

Após a inscrição, o processo ocorre em, basicamente, 4 etapas. Primeiramente, o DICQ analisa o Manual da Qualidade do laboratório para verificar se ele está em conformidade com os requisitos e com o contrato.Com o manual aprovado, o DICQ entra em contato com o diretor do laboratório ou seu representante e informa a data da Auditoria Inicial.Com a confirmação do início da auditoria, são enviados os auditores da Comissão de Inspeção, e então é elaborado um relatório da auditoria para ser analisado pela Comissão de Avaliação do DICQ.Após esta avaliação, é concedido ao laboratório o Certificado de Credenciamento ou Acreditação do Sistema da Qualidade, caso tudo esteja em conformidade. Se houverem não conformidades, é preciso que o laboratório se adeque às normas e requisitos. 

Benefícios de contar com uma acreditação laboratorial

Benefícios de contar com uma acreditação laboratorialA adequação dos laboratórios conforme as exigências do mercado e a garantia de qualidade do serviço oferecido, seja por meio de uma acreditação ou por uma avaliação interna, é fundamental para manter o propósito de quem atua nesta área: contribuir com a saúde dos pacientes. Sem processos adequados e atestados de alguma maneira, não é possível garantir que os laudos do laboratório têm total confiabilidade, por exemplo. A acreditação é uma forma de oferecer mais segurança neste serviço, além de ser uma grande aliada no aumento de eficiência no laboratório. Isto acontece porque com a acreditação, os profissionais passam a trabalhar apenas com as melhores práticas e com equipamentos certificados, o que evita erros e torna a execução das atividades mais rápida.Outra vantagem é que um laboratório acreditado mostra ao mercado que seu serviço é de alta qualidade, conquistando assim mais competitividade em sua área de atuação. Este fator influencia não só na credibilidade do negócio, como também em questões financeiras, como aponta o coordenador do Sistema DICQ em entrevista ao site Labnetwork:“O laboratório pode obter vantagens financeiras, seja pela visibilidade e diferencial adquirido, seja por ganhos financeiros em seus contratos junto às operadoras de saúde ou pela redução de custos em processos não percebidos antes de sofrer a acreditação.”Desta forma, contar com uma acreditação impacta em diversas áreas do negócio, como qualidade, produtividade, recursos financeiros, redução de custos, confiança dos pacientes e até mesmo a imagem do laboratório no mercado. Portanto, confira a seguir quais são os critérios necessários para obter a Acreditação DICQ e prepare o seu laboratório!

Critérios que precisam ser atendidos

O primeiro ponto de atenção é que para participar do programa de acreditação, é necessário que o laboratório esteja legalmente habilitado, tanto quanto às suas instalações como à capacitação da equipe. Os pré-requisitos para obter a Acreditação DICQ envolvem contar com um sistema de qualidade implantado no laboratório e a existência de documentação, que inclui o Manual da Qualidade, Procedimentos da Qualidade, Instruções de Trabalho, Formulário de Registro, Listas, Planos e Tabelas, com ênfase em:- Controle sobre documentos; - Registro da sistemática do laboratório; - Comprometimento da alta direção; - Envolvimento da equipe como um todo, com treinamentos; - Melhoria contínua nos processos.Ainda, os requisitos da acreditação que constam no manual do DICQ estão embasados em:- Normas ISO, aplicadas especificamente para gestão da qualidade de Laboratórios Clínicos (ABNT NBR 14.500 – Gestão da Qualidade de Laboratórios Clínicos e ISO 15.189 – Medical laboratories – Particular requirements for quality and competence); - ABNT NBR 14785 – Laboratório Clínico – Requisitos de Segurança; - ABNT NBR 14501 – Glossário de Termos para Uso no Laboratório Clínico e no Diagnóstico In Vitro; - RDC nº 302, da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária que dispõe sobre Regulamento Técnico para Funcionamento de Laboratórios Clínicos; - Norma Regulamentadora NR-32 Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde (Publicada pela Portaria, MTE nº 485 do Ministério do Trabalho e Emprego); - RDC nº 306 da ANVISA – Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde; - Requisitos técnicos baseados nas Boas Práticas de Laboratórios Clínicos (BPLC);Como também, na aplicação do mais moderno conhecimento da especialidade, na formação e treinamento de pessoal e no exato cumprimento de um sistema de controle interno e externo de qualidade, permitindo a emissão de laudos confiáveis.

E então?

Como você viu neste conteúdo, contar com uma acreditação é fundamental para a qualidade do serviço prestado em seu laboratório, influenciando até mesmo nos recursos financeiros do negócio. Neste sentido, a Acreditação DICQ é uma ótima opção para validar os processos do seu laboratório. Apresentamos como ela funciona, suas vantagens e quais critérios você deve atender para obter o certificado de acreditação. Boa parte dos requisitos envolvem o cumprimento de diversas normas da ABNT e da Anvisa. Para entender melhor as principais leis vigentes que regulam os laboratórios, clique abaixo e faça o download gratuito do nosso Guia completo sobre refrigeração em laboratórios clínicos!E-book guia completo sobre refrigeração em laboratórios clínicos

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário