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Saiba quais KPI’s acompanhar e mensurar no seu laboratório!

30 de novembro de 2020
Saiba quais KPI’s acompanhar e mensurar no seu laboratório!

Pensando no crescimento contínuo e sustentável do seu laboratório? Saiba que para tornar este cenário possível, os KPI’s são aliados bastante eficazes. Os Indicadores de Desempenho para laboratórios facilitam o processo de acompanhamento e monitoramento das metas, ajudam a identificar os avanços, a necessidade de correção de problemas e até a mapear quando mudanças são necessárias. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo sobre o que são os KPI’s, como eles podem ajudar na gestão do seu laboratório e, ainda, quais métricas são importantes acompanhar para garantir o melhor para o seu negócio!

O que são os KPI’s?

Segundo a Internet Innovation, KPI é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que significa Indicador-chave de Desempenho. Esse indicador é utilizado para medir o desempenho dos processos de uma empresa e, com essas informações, colaborar para o alcance dos objetivos definidos. Isso quer dizer que, através dos dados e informações que os KPI’s mostram, é possível interpretar o andamento da rotina do laboratório, e entender se os processos estão satisfatórios e alinhados aos objetivos do negócio.

Importância de estabelecer Indicadores de Desempenho para o laboratório

É fato que o funcionamento de um laboratório se dá por meio de diversos procedimentos complexos e minuciosos, a fim de atingir o objetivo, que na maioria dos casos, é entregar determinado exame ao paciente. Ou seja, a mensuração de KPI’s nestes processos, ajuda a alinhá-los e assim identificar maneiras de executar melhorias contínuas, para que além de reduzir despesas, seja garantido a melhor experiência aos pacientes. Isso quer dizer que é muito importante acompanhar KPI’s nos processos do laboratório, a fim de identificar melhorias e/ou prever erros.

Principais KPI’s para acompanhar e mensurar no seu laboratório

Satisfação do paciente

É fundamental que este seja um dos principais KPI’s do laboratório. Afinal de contas, a concorrência neste segmento tem aumentado cada vez mais. Logo, se você não garante o melhor ao paciente, ele vai procurar quem ofereça. Para saber como anda a satisfação dos clientes do seu laboratório, existem algumas opções: - Questionário físico (que pode ser disponibilizado na recepção do laboratório); Ou ainda, por meio de canais digitais como: - E-mail; - Rede social; - Aplicativo. Entretanto, não se trata de apenas colher informações, é preciso analisar estes dados, estudá-los e entender quais pontos precisam de melhorias. Assim, as ações dentro do laboratório passam a ser cada vez mais assertivas, atendendo as demandas dos pacientes.

Valor do exame

Repare que colocamos como valor e não custo, já que são vários fatores que fazem uma pessoa escolher o seu laboratório e não um concorrente, e preço baixo pode não ser o mais relevante, mas sim uma relação de preço e qualidade do serviço prestado.  No entanto, para garantir uma qualidade acima da média, o laboratório precisa ter controle de seus gastos e custos, para ofertar o melhor aos pacientes.  Nesse caso, é preciso considerar tanto os custos diretos (materiais utilizados diretamente na execução do serviço) e os custos indiretos (gastos que dizem respeito à viabilização dos exames, como, por exemplo: manutenção de equipamentos e folha de pagamento dos profissionais). Para fazer uma média do quanto o laboratório está investindo na realização de cada serviço, e assim fazer a precificação, basta somar os valores de todos os custos e dividir pela quantidade de exames realizados por mês.

Tempo de espera

Qual a média de espera de atendimento do seu laboratório?  Este é um KPI importante para acompanhar e mensurar, de modo a aumentar a satisfação do paciente. O tempo de espera é crucial para a reputação do seu negócio, já que esperar muito tempo para ser atendido – em muitos casos, com fome, por precisar estar em jejum para fazer certo exame – é algo bastante desagradável. Para essa métrica, é necessário identificar a quantidade de pacientes atendidos, o tempo médio de espera e de atendimento diariamente. Neste contexto, existem alguns softwares que auxiliam a contabilizar essa média, bem como outros detalhes importantes quanto ao tempo de espera e qualidade do atendimento. O Unilab é um dos mais populares softwares de gerenciamento para laboratórios.

Duração da realização dos exames

Um dos melhores KPI’s para laboratórios é o TAT (Tempo de Atendimento Total). Com essa métrica, é possível ter uma média do tempo total que cada exame leva para ser feito. O TAT é um relatório e, com os dados obtidos com ele, você poderá criar metas de tempo para cada etapa dos exames, e conferir periodicamente se está tendo atraso e saber o porquê de certos problemas no processo.

E então?

Neste conteúdo falamos sobre os KPI’s para laboratório – o que são, sua importância, e quais você deve acompanhar e mensurar no seu negócio. Esperamos ter ajudado você a entender melhores formas de gerir e controlar os processos no seu laboratório, com o objetivo de diminuir custos desnecessários e claro, melhorar o atendimento dos seus pacientes. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. Agora, para continuar se atualizando, acesse nosso conteúdo sobre Saúde 4.0: entenda como ela pode impactar clínicas e laboratórios!

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