6 minutos de leitura

Armazenamento de vacinas para animais: como fazer?

30 de agosto de 2023
Armazenamento de vacinas para animais: como fazer?

O caminho entre o momento que as vacinas para animais saem da indústria farmacêutica até a aplicação é longo.

Atualmente, a falta de cuidado com a conservação deste tipo de produto é um dos fatores que mais prejudicam os bichos e as clínicas. Isso porque as alterações na temperatura podem ocasionar perdas nas propriedades imunogênicas. O que acontece comumente em produtos com vírus vivos-modificados. Mas, também em vacinas inativadas e recombinantes.

Neste blog, ajudaremos você a descobrir qual é a melhor forma de vencer esse desafio da cadeia da vacina animal. É isso que vai permitir o sucesso no procedimento, que termina na aplicação, mas começa lá na produção

Boa leitura!

A importância de conservar corretamente as vacinas para animais

Existem calendários anuais para a vacina animal. Um deles é o da febre aftosa, disponibilizado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Também existe cronograma para pets e vacinas para aves, peixes e outros. 

Dada essa dimensão, o que devemos observar é que todas as vacinas precisam ser conservadas corretamente para manterem suas características físico-químicas. 

A informação vai consoante ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que fala da necessidade de se fazer a correta conservação de vacinas veterinárias. Inclusive, recomenda o uso de equipamentos apropriados para isso.

A conservação das vacinas acontece mediante um sistema de armazenamento que se inicia ainda no fornecedor do produto. Depois, passa pelo transporte, estocagem e vai até a manipulação. Toda essa cadeia de frio precisa ser preservada. 

É importante que se saiba, também, que a alteração na temperatura das vacinas influencia na eficácia dela, podendo causar reações adversas nos animais. Entre os principais: inchaços no local na aplicação; aumento da temperatura corporal e sede.

O assunto é extremamente sensível quando se trata de produtos que possuem vírus vivo modificado. Mas, os problemas causados por essas mudanças extremas também valem para os produtos biológicos.

Considere o hidróxido de alumínio, usado como adjuvante de imunidade. Ao ser congelado, se precipita em flocos. Conservado em temperatura próximo a 0º C, pode causar outros tipos de reações aos animais, como nódulos, dores e edemas. 

Por isso, o ideal é que seja mantido a uma temperatura que fique entre 2º C e 8º C. Com relação a essa faixa ideal, a recomendação de todos os órgãos da saúde animal indicam uma validação a partir do fabricante.

Todas as vacinas para animais precisam estar em temperaturas controladas?

Essa é uma dúvida comum dos veterinários. A verdade é que praticamente todas as vacinas para animais de pequeno e grande porte precisam de cuidados. Inclusive, as liofilizadas e as líquidas. Mais que isso, alguns produtos precisam de um zelo extra. 

É o caso das vacinas para aves e peixes. Elas devem ser congeladas. Ao passo que os veterinários responsáveis pelos estoques precisarão contatar o fabricante para saber as instruções e as recomendações específicas para estes casos.

A importância de conservar corretamente a vacina animal

O armazenamento da vacina animal

A forma de guardar e estocar as vacinas animais é por um refrigerador. Atualmente, existem várias tecnologias para beneficiar esse processo, ao passo que o uso de uma câmara de refrigeração para vacinas é a melhor solução.

Inclusive, a recomendação é que seja de uso exclusivo para esse tipo de produto, diz a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav). Ou seja, nada de alocar ali comidas e bebidas, por exemplo.

Ao passo que o uso de refrigeradores domésticos não é uma boa ideia por vários motivos. Por exemplo, pelo fato de não manter a temperatura homogênea e nem de permitir um controle tão eficiente como deveria ser.

Para se ter ideia, nesse caso, prateleiras centrais podem ter temperaturas diferentes das que ficam ao fundo. Há o risco do congelamento das vacinas, inclusive. E se elas não puderem sofrer esse processo, estragam. 

Tão importante quanto manter as vacinas refrigeradas é monitorar a temperatura interna do refrigerador. Portanto, mais um ponto positivo para as câmaras, que permitem que essas medições sejam constantes e automáticas ao longo do dia.

Outra coisa é que esses equipamentos devem funcionar mesmo em caso de quedas de energia. No método tradicional, e ultrapassado, a saída emergencial é colocar pacotes de gelo e garrafas com água e sal para conservar. Algo muito arriscado. 

Com as câmaras Elber Medical, as vacinas continuam sendo conservadas porque há uma bateria extra para esses casos. E quando há problemas na rede elétrica, os sinais sonoros e visuais são ativados, auxiliando os profissionais a tomar decisões.

Conheça mais das câmaras para vacinas animais da Elber Medical

As câmaras para vacinas veterinárias da Elber Medical podem comportar 50, 80, 180 e até 280 litros de imunizantes. O que indica que dá para garantir a alta qualidade independente da sua necessidade atual.

As principais vantagens são: temperatura ideal o tempo todo; funcionamento mesmo com queda na rede elétrica; sistema de segurança e rápida higienização. Para se ter ideia, o controle da temperatura interna acontece por meio de blocos criogênicos.

Para conhecer todos os detalhes das câmaras para vacinas animais, clique aqui.

O transporte da vacina animal

Do mesmo modo que é importante conservar as vacinas animais durante a estocagem, o mesmo acontece para os momentos de deslocamento. Só que diferente de algum tempo atrás, já que hoje há recursos tecnológicos para isso.

Ou seja, as caixas de isopor, mesmo que ainda sejam usadas em determinadas situações, não são as melhores alternativas. O motivo tem a ver com as vantagens dos equipamentos fabricados para transportar vacinas animais

Com a caixa de isopor, os responsáveis devem verificar a temperatura interna com termômetros, que precisam ser validados. No caso de um equipamento apropriado, o monitoramento da temperatura é digital e em tempo real.

Em um viés ainda mais atual, é possível notar um grande movimento no mercado para o transporte de vacinas animais, pensando em casos de consultas em domicílio. Aqui, o cuidado deve ser mantido, de modo a evitar altas ou baixas temperaturas aquém do que as fabricantes recomendam.

Conheça mais das câmaras veterinárias portáteis da Elber Medical

Como acabamos de ver, o mundo exige que médicos veterinários estejam sempre atentos aos incidentes que podem ser causados aos animais. Para uma boa parte das emergências, ter uma câmara para o transporte de vacinas é de grande ajuda.

A Elber Medical, líder em equipamentos de refrigeração, usa tecnologia de última geração para oferecer o melhor produto ao mercado. As câmaras portáteis para uso veterinário estão disponíveis em opções de 15 litros e 30 litros.

Para conhecer mais dessas opções de câmaras portáteis para animais, clique aqui.

Confira também: Câmara fria vertical | Vacina importada para cachorro

Abaixo, confira nosso catálogo completo:

Catálogo de Câmaras de Conservação para Linha Veterinária

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário