6 minutos de leitura

RDC 220 na oncologia e o controle da temperatura de medicamentos oncológicos

6 de julho de 2023
RDC 220 na oncologia e o controle da temperatura de medicamentos oncológicos

A falta de cuidado com o controle da temperatura de medicamentos oncológicos é responsável pelo maior número de alterações e perdas desse tipo de produto. Além de gerar retrocesso nos tratamentos contra o câncer, também induz reações químicas que causam a decomposição dos produtos, tornando-os ineficazes. Dá para entender isso ao considerar que os remédios usados nesses tratamentos são biológicos. Vamos detalhar mais sobre isso nos próximos tópicos, assim como vamos ver sobre a RDC 220 na oncologia. Esse, por sua vez, é um documento de boas práticas para o transporte e o armazenamento dos medicamentos oncológicos. Portanto, neste texto, leia:

  • A RDC 220 na oncologia;
  • Os novos medicamentos oncológicos;
  • A temperatura de medicamentos oncológicos;
  • Garanta o controle da temperatura de medicamentos oncológicos;
  • Conheça os equipamentos Elber Medical.

A RDC 220 e os medicamentos oncológicos

A RDC 220 é uma Resolução Colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com recomendações técnicas de funcionamento para os serviços de terapia antineoplásica. Isto é, aquela relacionada a administração de medicamentos oncológicos.  Entre as boas práticas mencionadas, há um ponto exclusivo de referência ao armazenamento de medicamentos oncológicos. Em um dos anexos, temos um trecho que menciona o monitoramento da temperatura desses termolábeis:
No caso de medicamentos que exijam condições especiais de temperatura, deve existir o registro e controle que comprovem o atendimento às exigências”.
Considerando a importância de fazer o controle da temperatura, uma dúvida comum aos profissionais da saúde tem a ver com os motivos para essa necessidade: por que esse monitoramento é tão importante? Temos uma resposta científica, abaixo.  Até porque os tratamentos oncológicos convencionais (cirúrgicos, quimioterápicos e radioterápicos) possuem efeitos colaterais severos. O que estimula a busca por alternativas baseadas na genética e na imunoterápica.

Os novos medicamentos oncológicos

A partir da biotecnologia, que usa sistemas biológicos em suas aplicações, novos medicamentos oncológicos são criados. Hoje, esses estudos estão entre os maiores investimentos da saúde, especialmente, com foco no tratamento contra o câncer. O fato é que para ter um processo de criação completo de um medicamento biológico, como são os oncológicos, é necessário considerar as variáveis. Qualquer pequena variação em uma das etapas do remédio pode alterar o produto. Aliás, qualquer uma das alterações biológicas dos medicamentos oncológicos é perigosa porque podem tornar esses produtos ineficazes para uso. E, inclusive, colocar em xeque a segurança do paciente. Mas, o que fazer para evitar essas alterações? A estabilidade físico-química deve ser mantida a partir de condições como umidade, agitação, iluminação, concentração, veículo de reconstituição e temperatura. Por isso, quem trabalha nessa área deve ter uma documentação completa com os dados reais da estabilidade dos produtos. O que vai desde o transporte deles até após a formulação ser aberta, reconstituída e/ou diluída.  Ainda enfatizando a questão biológica desses itens, temos a avaliação de estabilidade inclui práticas clínicas com o manuseio correto. Ela possibilita o uso adequado das fórmulas e evitando o desperdício deste medicamento de alto custo.

A temperatura de medicamentos oncológicos

Até aqui ficou claro que a mudança de temperatura é um problema na estabilidade dos medicamentos oncológicos, certo?  Na verdade, é uma das principais questões a serem resolvidas. Ao passo que hoje a responsável por um grande percentual entre as condições que mais alteram a eficácia do produto. Por isso, os medicamentos oncológicos - que também são biológicos -, são classificados como termolábeis. E, também, por isso, eles dependem da conservação em temperatura específica, em uma faixa mínima e máxima. Ter equipamentos de refrigeração adequados é indispensável para garantir os status de temperatura corretos desses itens, de modo a terem suas estabilidades garantidas. Assim, chegando ao uso satisfatório para o tratamento contra o câncer.

Garanta o controle da temperatura de medicamentos oncológicos

Por fim, uma reflexão. Controlar a temperatura dos termolábeis, como esses medicamentos biológicos, é fundamental para mantê-los eficazes nos tratamentos contra o câncer. Mas, como conseguir esse resultado com a qualidade esperada? Seja para distribuidores de produtos, operadores logísticos, hospitais ou clínicas de atendimento; a resposta é uma só: equipamentos refrigeradores que permitem o controle e monitoramento em tempo real dos remédios. E nós temos essa solução. Antes mesmo de indicarmos o nosso catálogo de produtos, uma informação importante. Para manter a estabilidade desses biológicos, priorizando os tratamentos contra o câncer e prevenindo perdas de medicamentos de alto custo, é necessário investir em qualidade. A compra de um equipamento Elber Medical considera esse fator, sendo uma solução automatizada, que monitora e registra as temperaturas dos armazenados. Assim, é possível manter o bem-estar do paciente, tornando o investimento positivo para o seu negócio. Outro benefício é estar conforme as recomendações técnicas dos órgãos de saúde, como a Anvisa. Acima, vimos um trecho da RDC 200 na oncologia sobre a importância de manter o registro do controle da temperatura.  Além das vantagens com relação aos produtos e pacientes, há pontos relacionados ao ciclo operacional do estabelecimento de saúde. Os equipamentos Elber Medical emitem relatórios das temperaturas em tempo real e de forma contínua, otimizando o trabalho e tornando o processo mais preciso.

Conheça os equipamentos Elber Medical

Somos uma fabricante de câmaras de conservação de medicamentos oncológicos e outros termolábeis que precisam do controle de temperatura para se manterem eficazes. Temos mais de 800 itens disponíveis para atender todas as necessidades. As câmaras funcionam sem interrupções, mesmo em caso de queda de energia, por meio de um sistema de emergência com baterias recarregáveis. A temperatura é homogênea porque temos um sistema que faz a distribuição em todo equipamento. Há alarmes, sonoros e visuais, para casos de falhas; como quando a temperatura está fora da faixa programada ou na falta de energia. Além do registro automático de dados.  Tudo isso entre outras características que garantem a conservação dos medicamentos de alto custo. Como você poderá observar adiante, no nosso catálogo de equipamentos gratuito, disponível para baixar através dessa imagem: Em caso de dúvidas, entre em contato com um dos nossos especialistas pelo Fale Conosco ou através do e-mail (contato@elbermedical.com.br). Confira também: Temperatura vacina

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário