4 minutos de leitura

Saiba como armazenar medicamentos quimioterápicos corretamente

22 de junho de 2023
Saiba como armazenar medicamentos quimioterápicos corretamente

Para saber como armazenar medicamentos quimioterápicos, considere uma das principais recomendações, referente à temperatura: deve ser controlada na faixa entre 2ºC e 8ºC. Caso isso não aconteça, esses produtos de alto custo terão as características alteradas, devendo ser descartados. Desse modo, a atenção com a variação da temperatura dos quimioterápicos é determinante para o não retrocesso dos tratamentos de pacientes oncológicos, além de auxiliar na prevenção de gastos extras que o seu estabelecimento de saúde pode ter. Mas, como fazer essas medições de forma constante e controlada? Neste conteúdo, veja os pontos mais importantes sobre o assunto, que mesmo sendo extremamente necessário, representa um dos maiores motivos de desperdícios de medicamentos atualmente. Abaixo, você vai ler:

  • Para que servem os medicamentos quimioterápicos;
  • O armazenamento e o transporte de medicamentos oncológicos;
  • Por que investir em equipamentos de conservação?.

Para que servem os medicamentos quimioterápicos?

A quimioterapia é um tratamento que usa medicamentos para destruir as células do corpo e acabar com a formação de tumores ou multiplicação desordenada deles. A administração dessas substâncias pode acontecer por diferentes vias. Com essa categorização, temos os tipos de quimioterapias, sendo: via oral (pela boca); intravenosa (pela veia); intramuscular (pelo músculo); subcutânea (abaixo da pele); tópica (sobre a pele) ou intratecal (no líquido cerebroespinhal). Resumidamente, medicamentos quimioterápicos ou oncológicos são aqueles destinados ao tratamento contra o câncer. São listados como medicações de alto custo que exigem cuidados intensificados no transporte e armazenamento.

Os medicamentos quimioterápicos são termolábeis

Um primeiro ponto interessante, que ajuda com o entendimento do assunto, é saber que o medicamento oncológico faz parte dos termolábeis. Esse é um tipo de produto sensível à mudança de temperatura, recomendado pelos fabricantes.  Ou seja, os quimioterápicos são termolábeis que precisam ser transportados e armazenados em baixas temperaturas para não terem suas características modificadas. Logo, exigem refrigeração específica. Todos os remédios desse grupo devem ser estocados conforme a RDC 304/2019, que orienta sobre a cadeia do frio desses produtos. Por exemplo, incluem a necessidade do uso das câmaras de refrigeração científica apropriadas. Esses equipamentos de conservação são necessários em todo estabelecimento de saúde que armazena termolábeis. Além disso, precisam ter autorização da Anvisa; garantindo que a cadeia do frio se mantenha funcionando corretamente. Outra RDC importante sobre esse assunto é a 220/2004. Neste caso, ela traz recomendações para garantir a conservação dos medicamentos específicos para o tratamento contra o câncer.

Como armazenar medicamentos quimioterápicos

A RDC 220 aborda as normas da Anvisa com relação ao funcionamento de serviços para o tratamento de câncer. Inclusive, menciona como armazenar medicamentos quimioterápicos, sensíveis à temperatura, que exigem cuidados exclusivos durante o processo logístico. No anexo I, 6.5.1, o documento diz sobre o controle e registro da temperatura dos medicamentos. Assim, é possível observar as vantagens dos equipamentos de conservação fabricados para esse uso exclusivo, como o fato de terem o monitoramento em tempo real e dados confiáveis. Aliás, o monitoramento dos termolábeis deve ser ininterrupto. Ao passo que contar com um equipamento com uma fonte de energia alternativa faz muito sentido para o caso de imprevisto com a rede elétrica local. Esse simples fato ajuda a entender porque geladeiras domésticas não são indicadas para armazenar medicamentos oncológicos - um erro no armazenamento de termolábeis que custa milhões de reais no Brasil todos os anos. 

O transporte de medicamentos oncológicos

Com relação ao transporte, esses produtos devem estar em recipientes apropriados e com a temperatura controlada durante todo o percurso. Além disso, a equipe deve estar treinada para lidar com o manuseio da carga e com os imprevistos. A legislação permite a contratação de serviços de transporte externo para fazer esse tipo de trabalho, que não é disponível em todo estabelecimento da saúde. Mas, somente empresas qualificadas devem levar os medicamentos oncológicos de um lugar para outro. A recomendação da Anvisa é para que os veículos tenham equipamentos de conservação que façam o controle da temperatura de modo contínuo, usando meios informatizados e com alarmes sonoros e visuais. 

Por que investir em equipamentos de conservação?

A resposta para essa dúvida é simples: para garantir que o tratamento tenha os melhores resultados. Em caso contrário, o transporte e armazenamento incorreto dos medicamentos quimioterápicos faz com que eles se tornem nocivos, prejudicando a saúde do paciente. A conversação desses produtos usados para tratamento contra o câncer precisam ser a partir de câmaras apropriadas, como as da Elber Medical. Esse cuidado vai garantir a eficácia dos produtos, inclusive, com o controle de temperatura contínuo. Mas, qual é o melhor equipamento para transportar e armazenar medicamentos quimioterápicos atualmente? Temos um GUIA GRATUITO para te auxiliar na busca da melhor resposta. Clique na imagem abaixo, faça o download e descubra.

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário