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Aumentar as vendas na farmácia – 7 estratégias que funcionam!

1 de setembro de 2022
Aumentar as vendas na farmácia – 7 estratégias que funcionam!

Farmácia não é tudo igual. Cada unidade, ainda que faça parte de um mesmo conglomerado, tem os seus diferenciais. Seja na prestação de um serviço novo ou no atendimento personalizado, há maneiras eficientes para aumentar as vendas na farmácia. Aliás, essa movimentação gera outros resultados positivos para o negócio. Por exemplo, o giro do estoque e a fidelização dos clientes. Então, quais as estratégias comerciais que mais funcionam para esse tipo de comércio? Fizemos uma lista com as 7 melhores.

1 - As metas bem definidas

A primeira coisa é definir as metas de vendas. Porque para aumentar esse número é preciso que se tenha conhecimento sobre os dados atuais. E aqui entra a primeira dica: planejar! O planejamento é quem vai ditar o sucesso das suas próximas estratégias. Para criar um plano de expansão, o gestor deve ter as informações em mãos. Só assim vai saber o que é possível fazer e onde dá para chegar. Em caso contrário, essa busca por cifras pode se tornar um verdadeiro tiro no pé. Como saber qual é a meta mínima para as vendas no mês? Essa conta é simples se a gente levar em conta os conceitos de administração. É preciso considerar as despesas fixas, as variáveis e a margem de lucro.  Na prática, vale a pena contar com a experiência do gestor.

2 - O atendimento personalizado

Logo depois das metas, uma das estratégias comerciais que mais dão certo é o atendimento. Já ouviu dizer que o consumidor satisfeito é a melhor propaganda que uma loja tem, certo? E realmente isso acontece em qualquer lugar do mundo. Sabe por quê? Porque as pessoas acreditam e se interessam pela experiência de outras pessoas. Seja através de um depoimento no Facebook, um comentário no Reclame Aqui ou uma conversa cotidiana, a indicação comercial é natural na vida de todo ser humano. Imagine só um cliente falando bem da sua farmácia para outra pessoa? Isso seria excelente. Aliás, é a excelência que toda empresa busca. E como se consegue isso? Um dos pilares é o atendimento personalizado, eficiente e focado em pessoas. Invista nisso! Um bom começo é pensar na capacitação dos colaboradores. Quanto mais humanizado o atendimento for, maior a chance de ele ser assertivo. Sejam farmacêuticos, balconistas e vendedores, todos devem estar preparados para lidar com os clientes.

3 - O mix de produtos

A história das farmácias é antiga. O conceito inicial era de uma botica. Ou seja, uma loja de gêneros mercantis. Depois, veio a ideia das drogarias, que comercializam os medicamentos e insumos. Por fim, as farmácias surgiram como grandes estabelecimentos de correlatos. 6 capsulas de medicações agrupadas na parte da frente e ao fundo um frasco e uma caixa de remédios Trazendo para os dias atuais, o que temos é uma ideia de um lugar que vende muitos produtos e serviços, além dos remédios. E pensar em um bom mix de produtos faz todo sentido para aumentar as vendas do negócio. A diversidade dos produtos é imensa. O começo vem dos medicamentos mais vendidos no país. Só que também é preciso ter conhecimento sobre os itens de perfumaria, que hoje representam bons percentuais de negócios em uma farmácia. E a lista de produtos passa por higiene, cuidados, etc. Ainda sobre produtos mais vendidos em farmácias, saiba que a exposição deles importa. O mais comum é eles serem organizados por setores e a partir da altura de visualização, onde as prateleiras da altura dos olhos armazenam os produtos mais procurados.

4 - Os serviços diferenciados

Quais os serviços diferenciados que a sua farmácia pode oferecer no mercado? Vender remédio é uma estratégia, só que todo mundo usa. Uma ideia que tem sido aceita aos poucos, porém, ainda não é comum em todos os lugares é a da vacinação. Todas as farmácias que se adequarem a norma da Anvisa RDC 197 podem oferecer este serviço, aumentando as vendas diárias. Dessa forma, basta seguir as diretrizes, como armazenamento e controle das vacinas dentro do seu estabelecimento comercial. Aliás, recentemente, publicamos um conteúdo que menciona porque o armazenamento de vacinas em geladeiras comuns é um risco. Leia e entenda um pouco mais sobre o uso do equipamento correto para esse tipo de atividade lucrativa.

Seringa, frascos de medicamento e comprimidos espalhados por uma superfície plana

Curiosidade: a vacinação a domicílio

Antes de irmos para a próxima estratégia para aumentar as vendas na farmácia, temos uma curiosidade. Sabia que existe um modelo de negócio que tem feito muito sucesso em todo o mundo e leva em conta a vacinação de pessoas? A vacinação à domicílio faz muito sentido para pessoas que têm dificuldades na locomoção até a farmácia ou postos de saúde. Por exemplo, quem tem necessidades especiais e os idosos. A ação foi muito eficiente durante a aplicação de doses da Covid-19 também.   Aliás, mesmo que o seu espaço físico fique em uma área muito movimentada, o que é bom do ponto de vista comercial; nem todo cliente mora perto de você. Por isso, os serviços de entrega e a vacinação em casa são interessantes para chegar a mais pessoas.

5 - As ações de marketing

Nos dias atuais, se fala muito em marketing digital. E realmente, isso faz muito sentido. Afinal, é um tipo de publicidade que gera resultados melhores para todos os negócios. Esse investimento permite um foco maior no público e a personalização das campanhas. Dessa forma, o retorno sobre o investimento é mais viável. Só que para que as ações de marketing realmente funcionem, a dica é definir muito bem o público e uma jornada de compra. Já quanto às campanhas, elas podem ser em vários meios, como Instagram. Inclusive, já pensou em como o e-commerce tem sido importante para as farmácias que atuam na internet? É mais uma possibilidade de aumentar as vendas, oferecendo a entrega em casa (delivery), entre outros serviços para o cliente. Veja mais abaixo.

6 - O investimento nos canais digitais

Ao mesmo tempo em que vimos sobre as ações de marketing, saiba que o mundo digital também permite vantagens focadas no atendimento ao cliente. Ou seja, é a chance que se dá para que o consumidor possa tirar dúvidas e comprar usando o celular ou computador. Um atendimento rápido pelo WhatsApp é uma necessidade atual. Do mesmo modo: cupons de desconto para quem compra nas redes sociais. Há quem tenha esquecido disso, só que o e-mail marketing é uma ótima estratégia de vendas nos dias de hoje. Ele permite que várias estratégias possam ser usadas. Um bom exemplo vem dos CTA (Call to Action). Esses são botões que vão no e-mail e levam o consumidor direto para um carrinho de compra, um produto ou uma vantagem. 

7 - Os valores agregados nas vendas

A última dica tem a ver com agregar todos os possíveis serviços e produtos nas suas vendas. Essa é uma estratégia incrível que permite o aumento do ticket médio em cada venda, assim como tem a ver com a garantia de um cliente satisfeito. Mulher realizando compras na farmácia Já notou que um consumidor fica muito feliz quando vai em um local onde encontra tudo o que precisa? Se ele é bem atendido, aí ele se torna um divulgador da empresa. E se a farmácia pode chegar até ele, é ainda melhor. Ou seja, dá para atender várias dores do consumidor a partir de estratégias simples. E esse aglomerado de ações, campanhas, atividades e prestação de serviço é o que vai garantir, continuamente, o aumento das suas vendas.

A garantia da qualidade dos serviços

Antes de terminar a sua leitura, se você é dono de uma farmácia ou gestor dela, também tem que se preocupar com as documentações dos procedimentos. Afinal, elas servem para atestar e garantir a qualidade dos serviços prestados à população. Na dúvida, comece por entender o que é o POP (Procedimento Operacional Padrão).  Ele passou a ser obrigatório a partir da norma RDC 44/09 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Confira aqui todos os detalhes importantes sobre o POP na farmácia.

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