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Convênio para Farmácias – O que é, as vantagens e como implementar

12 de setembro de 2022
Convênio para Farmácias – O que é, as vantagens e como implementar

O convênio para farmácia é uma maneira de impulsionar os resultados do seu negócio. Ele pode ser visto como um imã, que vai atrair novas pessoas para o seu atendimento. A partir disso, é possível obter vantagens como a fidelização de clientes e o aumento do ticket médio. Um dos motivos que mais interessam aos donos e gerentes de farmácias para incentivar esse tipo de acordo é que no fim todo mundo sai ganhando: farmácias, empresas e colaboradores. E você vai entender os detalhes disso a partir do próximo tópico. As pesquisas indicam um bom momento para se investir nessa estratégia: as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde. Conforme o IPEA, as famílias brasileiras possuem a saúde como maior preocupação (63%), seguida das finanças (53%) e do trabalho (30%).

O que é o convênio de farmácia para a empresa

É um tipo de auxílio que as empresas podem oferecer aos seus colaboradores com o foco na compra de remédios e outros produtos da farmácia. Muitas vezes, ele pode ser somado aos convênios com planos de saúde e odontológico, sendo um benefício completo ao trabalhador. Na maioria das vezes, as compras feitas nas farmácias conveniadas com a empresa podem ser descontadas na folha de pagamento. Isso permite que o consumidor não precise esperar para fazer a compra de medicamentos, que costuma ser algo que exige urgência na aquisição. Além do mais, as redes farmacêuticas podem criar programas e promoções para esse público, trazendo ainda mais vantagens para o cliente final. Atualmente, o convênio farmácia tem sido uma estratégia de negócios usada por todas as grandes marcas do mercado. Para a empresa que oferece a ferramenta, a ideia também é boa. Afinal, costuma ser um serviço gratuito e agrada os funcionários. Sem contar que é um benefício que humaniza o conceito empresarial, ajudando as pessoas a manter e iniciar tratamentos médicos.

O convênio para farmácia não é o PBM

Antes de prosseguir vale a pena termos essa diferenciação de termos. Já entendemos, acima, o que é o convênio farmácia. E ele não é o mesmo que PBM (Programa de Desconto em Medicamentos). Essa é outra estratégia de vendas que existe. No PBM, o consumidor pode usufruir de descontos em determinados produtos. Ele acontece através de parcerias entre farmácias e laboratórios. Assim, o valor repassado ao cliente é menor. Esse “desconto do laboratório” funciona através de um programa de apoio à saúde.

O convênio para farmácia não é convênio médico

Outro ponto é entender essa diferença. O convênio médico tem maior abrangência, no sentido de que permite serviços como consultas médicas, procedimentos cirúrgicos e também os benefícios em farmácias. Para ser uma farmácia participante é preciso entrar em contato com a administradora por trás do convênio médico e não diretamente com a empresa que tem os funcionários que serão clientes. E nesse caso, será preciso se adequar a várias regras e condições.

As vantagens dos convênios para as farmácias

Nessa relação entre empresa e funcionário, a farmácia também pode sair ganhando. Isso porque com esse tipo de parceria é possível ter um aumento significativo na carteira de clientes. O que traz vantagens na fidelização deles e no marketing corporativo. Prateleiras preenchidas com produtos farmacêuticos Ou seja, se o colaborador tem um convênio com uma farmácia, isso facilita muito a vida dele na hora de comprar itens que vendem nesses lugares. A sua marca logo será lembrada quando ele precisar de produtos de saúde, perfumaria, bem-estar, higiene, vacinas, entre outros. Além do mais, o fato de permitir o pagamento em folha faz com que a farmácia tenha pouco risco de calote – afinal, todos os meses os funcionários recebem salários. E também como vantagem dá para citar o fato de que o aumento do ticket médio pode ser incrível.

Como implementar o convênio para farmácia

O programa empresarial conveniado entre empresas e farmácias é mais simples do que parece. O processo inicial envolve a pesquisa por aquelas companhias que podem representar os novos clientes deste convênio. Eles são os clientes-alvo. A partir disso, a farmácia pode entrar em contato para mostrar os benefícios da parceria. Em seguida vem toda a parte burocrática, o que tem a ver com a listagem dos funcionários que poderão comprar com desconto ou terem o desconto em folha. Além disso, também se recomenda os treinamentos, os cursos e as capacitações dos funcionários que vão lidar diretamente com esse novo público. Afinal, em um primeiro momento, ele pode estar ali por uma única vantagem: o desconto no salário. Só que se for bem atendido e ver vantagens em estar ali, com certeza, ele pode ser um cliente fidelizado, ter o aumento do ticket médio e trazer mais benefícios para a farmácia.

Os passos mais importantes para criar o convênio para farmácia

Esse pequeno tópico é para trazer os passos mais importantes dessa implementação. Cadastros – A primeira coisa é definir todas as condições do contrato. Isso vale para a empresa contratante e a contratada. No documento tem que ter as disposições gerais, os dados cadastrais, entre outras informações. Regras – Depois vem a parte das regras. Nesse ponto vale a pena detalhar tudo o que estará valendo para esse convênio, como os produtos participantes, as formas de pagamento, os possíveis descontos, os prazos de fechamento, etc. Processos – Também é necessário que se estabeleça os processos internos. Assim, o sistema da farmácia tem que ter configuração para automatizar o cadastro, as vendas, os descontos e outros benefícios do convênio. POP – O Procedimento Operacional Padrão é um documento obrigatório para a gestão farmacêutica. E será de grande valia nesse momento. Ele pode ser usado para registrar as regras, os participantes e os fechamentos do convênio. Divulgações – Por fim, o trabalho da divulgação. Com todos os passos acima criados, agora é hora de investir no marketing para lançar essa novidade no mercado. Vale a pena pensar em diversas estratégias, dos tabloides internos até as mídias digitais. Placa verde em formato de cruz com logo da farmácia

O convênio não precisa ser o mesmo para todas as empresas

Aqui também vale trazer uma ressalva importante. É muito importante que cada convênio para farmácia que seja feito com as empresas respeite as características individuais de cada uma das partes. Isso quer dizer que a farmácia pode sim oferecer convênios diferentes para empresas diferentes. Por isso, vale a pena estudar e pesquisar sobre as possíveis parcerias. O que mais importa é que as regras devem ser combinadas entre ambos (farmácia e empresa).

Como firmar as primeiras parcerias com as empresas

Para as farmácias menores, de pequeno e médio porte, talvez um desafio seja o de conseguir encontrar essas empresas que farão as primeiras parcerias de sucesso. Para conseguir a atenção inicial, uma boa dica é ter um programa seguro e que traga vantagens de verdade. Apesar de não ter custo para a empresa e para os colaboradores dela, o que mais a sua farmácia poderia fazer para incentivar a participação deles nesse projeto? Uma alternativa é pensar em descontos para esse público, assim como opções de parcelamentos diferenciadas. No mercado atual, a gente pode observar programas de farmácias que dão descontos de até 25% em remédios. Outros apostam em serviços de cashback, que devolvem parte do dinheiro gasto em uma conta digital. Há ainda o diferencial de fazer delivery gratuito. Etc. Portanto, quem está no começo dessa ideia, que pode fazer a sua farmácia decolar, deve sim pensar em benefícios diretos para empresas e funcionários. Essa tem sido uma das maneiras mais inteligentes de atrair clientes no mercado farmacêutico.

Atenção: a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor desde setembro de 2020. Ela foi implementada para regulamentar o setor de informações e dados na internet. Assim, ao se aplicar o convênio para farmácia, é importante ter o consentimento dos funcionários.

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