5 minutos de leitura

Qual a diferença entre POP e MBPF (Manual de Boas Práticas Farmacêuticas)

12 de dezembro de 2022
Qual a diferença entre POP e MBPF (Manual de Boas Práticas Farmacêuticas)

POP e MBPF são siglas de documentos comuns às farmácias e drogarias. Apesar de obrigatórios, eles ainda geram confusão entre os farmacêuticos. Neste conteúdo, você vai entender qual é o papel de cada um e qual a diferença entre POP e MBPF.

A importância da documentação obrigatória na farmácia

Pelo fato de lidarem o tempo todo com a saúde das pessoas, as farmácias e drogarias precisam se adequar aos temas que regulamentam o setor, contando com o fato de que atualizações são criadas de tempos em tempos através de normativas. Uma das dúvidas mais frequentes dos farmacêuticos e dos gestores por trás de um balcão de farmácia é sobre a relação entre o POP e o MBPF. O POP é o Procedimento Operacional Padrão e o MBPF é o Manual das Boas Práticas Farmacêuticas. diferença entre POP e MBPF capa elber medical Ambos são documentos imprescindíveis para o funcionamento de um estabelecimento farmacêutico, sendo que estão descritos na legislação sanitária do setor. Mas, o que muda entre eles? É isso que vamos explicar a partir de agora.

O que é o Manual de Boas Práticas Farmacêuticas

Um documento que traz informações detalhadas sobre o estabelecimento. Entre eles: a política, a missão, a visão, os valores, os critérios, as normativas e os procedimentos. O MBP garante que a farmácia ou drogaria tenha um documento afirmando sobre as suas atividades em prol da saúde. A própria farmácia ou drogaria podem criar o próprio Manual, sendo que um farmacêutico que será o responsável técnico deve ter habilitação para tal trabalho e com base no que dizem as diretrizes dos órgãos reguladores.

A legislação do MBPF

A RDC 44 de 2009 regulamenta as Boas Práticas Farmacêuticas: “Os critérios e condições mínimas para o cumprimento do MBPF para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias”. Ela menciona que o documento se aplica às farmácias e drogarias de todo país. Além das farmácias públicas, postos de medicamentos e unidades volantes. Mas, não ao atendimento privativo de unidades hospitalares ou de assistências médicas. Outra é a Resolução do Conselho Federal de Farmácia, a de número 357, que é de 2007. Ela aprova o regulamento técnico das Boas Práticas e da Resolução 416. A RDC da Anvisa 67 de 2007 e 87 do mesmo ano também devem ser seguidas pelas farmácias.

Quais são as boas práticas farmacêuticas

As boas práticas farmacêuticas, conforme os manuais, devem constar informações relevantes do estabelecimento da saúde. Por exemplo, os documentos, como da Anvisa, as Licenças, os Alvarás Sanitários, a Certidão de Regularidade Técnica e outros. Outro exemplo tem a ver com as condições gerais dos farmacêuticos. É preciso ter, obrigatoriamente, um farmacêutico responsável técnico em todo horário de funcionamento e todo profissional deve estar uniformizado. Na parte de recursos humanos, o MBPF menciona sobre a manutenção e higienização do ambiente, a organização dos produtos comercializados, a prestação de serviços, o uso de materiais descartáveis e assim por diante. O Manual deve mencionar quais os serviços prestados naquela unidade, como parâmetros fisiológicos, bioquímicos e a administração de medicamentos. Além da aplicação de vacinas. diferença entre POP e MBPF capa elber medical Um último exemplo é sobre o papel do farmacêutico, que deve prezar pelo bom atendimento e comunicação ao paciente, sempre prestando um serviço de qualidade e sendo um fornecedor de informações, insumos e cuidados.

O que é o Procedimento Operacional Padrão da Farmácia

Um documento que contém informações detalhadas sobre um processo ou uma atividade que acontece dentro do estabelecimento. Ele precisa descrever o passo a passo documental de tais ações. O POP é muito comum de ser usado na listagem de equipamentos, métodos de práticas, controle de atividades, inspeções rotineiras, procedimentos e muito mais. Em um artigo recente, mostramos como fazer um Procedimento Operacional Padrão na Farmácia, a partir do conceito de que esse é um documento importante para cumprir a lei, mas também para documentar uma gestão eficiente neste estabelecimento.

Qual é a diferença entre o MBPF e o POP

O Manual traz informações relacionadas ao estabelecimento e a partir da legislação. O POP detalha o passo a passo das atividades descritas no Manual. Portanto, são documentos obrigatórios e complementares. Alguns especialistas gostam de diferenciar os documentos da seguinte forma: o MBPF mostra o que precisa ser feito e o POP mostra como é feito. E ainda podemos mencionar a IT, isto é, Instrução de Trabalho. Ela detalha a execução das tarefas organizacionais, sendo o documento mais técnico de todos. Basicamente, é um anexo que complementa o POP da farmácia. Veja essa relação: em um Manual é preciso que tenha informações sobre as normas sanitárias, para provar que o estabelecimento segue a legislação. Então, os POPs podem trazer dados mais minuciosos, como sobre a manutenção e calibração de equipamentos.

Outras vantagens do Manual de Boas Práticas Farmacêuticas e dos POPs

Além de estar no cumprimento da lei, as farmácias também podem se beneficiar de outros motivos que têm ligação com esses documentos. Primeiro, eles servem como orientadores para os novos funcionários, colaboradores e até mesmo prestadores de serviços. Logo, a ação auxilia que o trabalho siga entregue seguindo um padrão produtivo consistente a partir das diretrizes que estão nos documentos. Depois, tem a vantagem de que permite o compartilhamento e a integração de informações. Nesse sentido, especialmente o Manual, também serve para criar regras sobre o uso de áreas, manuseio de equipamentos e muito mais, indicando a melhor conduta para os profissionais. Por fim, também é possível notar que através dessa documentação dá para identificar problemas e otimizar problemas, já que o conjunto de orientações permite o melhor controle sobre cada etapa do processo. Assim, eles podem ser usados como relatórios de estudos visando o aumento das vendas.

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário