7 minutos de leitura

As principais tendências de tecnologias na área da saúde para 2021!

21 de dezembro de 2020
As principais tendências de tecnologias na área da saúde para 2021!

Mudanças são imprescindíveis e os acontecimentos no ano de 2020 intensificaram ainda mais a necessidade por aprimoramentos nos mais diversos segmentos. Tecnologias na área da saúde, por exemplo, chegaram fortes e prometem se estabelecer ainda mais em 2021.

Pensando nisso, elaboramos um conteúdo para falar sobre as tendências de tecnologias na área da saúde para o ano que vem, para você conhecer e entender como elas podem ajudar no seu negócio no próximo ano.

Continue a leitura para se atualizar, ter insights, e desvendar como essas tecnologias podem fazer a diferença e alavancar a saúde do seu negócio!

Por que ficar atento e se adequar às novas tecnologias na área da saúde?

Analisando o contexto atual e considerando o advento da Saúde 4.0, é notável o quão relevante as tecnologias têm se tornado para a área da saúde. 

Um levantamento feito pelo Google, revelou que 26% dos brasileiros recorrem ao buscador para pesquisar sobre temas relacionados à saúde, e reforça a preponderância dos resultados online no processo de decisão.

Ou seja, com informações à, literalmente, um clique de distância, não é possível negar a facilidade de acesso em qualquer lugar e a qualquer momento por parte do usuário, como no caso de ele realizar a busca para entender possíveis sintomas que esteja sentindo.

Neste contexto, profissionais da área da saúde precisam se manter atualizados e investir nas tendências tecnológicas do segmento, de modo que seus negócios não se tornem obsoletos. Investir em novas tecnologias para os processos do seu laboratório e/ou clínica é fundamental para impulsionar o relacionamento com o paciente, melhorar o atendimento e procedimentos e manter a qualidade nos resultados.

Afinal de contas, tende a ser cada vez mais buscado a comodidade, qualidade e segurança. Ainda mais com os acontecimentos da pandemia do covid-19, que fez com que as pessoas preferissem soluções que evitassem a necessidade de sair de casa.

Considerando tudo isso, separamos para este conteúdo, algumas das principais tendências de tecnologias na área da saúde para 2021, e você pode conferir a seguir!

Telemedicina e inteligência artificial serão destaque no cenário da área da saúde em 2021

Informações obtidas em uma coletiva de imprensa realizada pelo IEEE, com participação de professores do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mostram que a área da saúde predomina entre as tendências tecnológicas para 2021.

Alguns dos pontos levantados na coletiva, foram:

Prontuários eletrônicos e plataformas de telemedicina

Prontuários eletrônicos e plataformas de telemedicina vão facilitar o encaminhamento de dados dos pacientes a especialistas e ajudar a tomar decisões;

Importância dos dados

A riqueza estará nos dados. Atualmente, as 10 maiores empresas do mundo são de base tecnológica;

Recursos de telemedicina

Graças à tecnologia, o acesso de pacientes ao sistema de saúde será feito via recursos de telemedicina, como a teleconsulta, e em caso de necessidade de atendimento mais complexo será possível saber onde há vagas em tempo real;

Monitoramento à distância com inteligência artificial

O monitoramento de pacientes será feito a distância, inclusive com o auxílio de dispositivos vestíveis e inteligência artificial.

Telemedicina como principal tendência para o próximo ano

Na busca por atrair mais pacientes para a sua clínica, uma das tecnologias com maior potencial para a área da saúde é a Telemedicina, que nada mais é do que atendimento à distância.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, a Telemedicina possibilita um atendimento mais ágil e eficiente para os pacientes, permitindo também, a personalização do tratamento por parte dos médicos. Ela é capaz de melhorar a qualidade, a equidade e a acessibilidade na área da saúde.

Importante frisar que uma das maiores vantagens da Telemedicina é a segurança. Segundo o Portal Telemedicina, os arquivos gerados só podem ser acessados por pessoas autorizadas, mediante validação e identificação. 

Isso é feito por meio de um software ou site que possui login e senha em ambiente seguro, com certificação de segurança e criptografia de conteúdo. 

Além disso, o Portal Telemedicina mostra que essa tecnologia ainda traz mais algumas vantagens:

– Maior rapidez no tratamento: os laudos online são feitos com extrema rapidez e enviados para o paciente, que pode marcar uma consulta com seu especialista. A partir do diagnóstico, o médico pode prescrever um tratamento eficaz para a patologia apresentada.

– Custos menores: os profissionais podem usar tablets, computadores e smartphones para analisar exames, dispensando o uso de estações de trabalho para análise. Não é necessário manter um corpo clínico disponível em tempo integral. As clínicas só pagam pelos laudos emitidos, conforme a demanda de pacientes e exames do dia.

Inteligência Artificial conquista cada vez mais espaço na área da saúde

Sem as limitações da inteligência humana, a Inteligência Artificial (IA) está ligada à eficácia de uso de mecanismos como softwares e robôs. Conceituando a IA, segundo o Tecnoblog, ela permite que os sistemas tomem decisões de forma independente, precisa e apoiada em dados digitais. 

O que, numa visão otimista, multiplica a capacidade racional do ser humano de resolver problemas práticos, simular situações, pensar em respostas ou, de forma mais ampla, potencializa a capacidade de ser inteligente.

Com isso, muitas vantagens tornam-se possíveis no setor da saúde, como:

– Maior precisão nos diagnósticos;
– Base de dados mais ampla para diagnósticos precoces;
– Melhores recursos no tratamento do câncer;
– Procura inteligente de sintomas;
– Cirurgias com uso de robôs e assistentes virtuais.

Exemplo de Inteligência Artificial bem-sucedida na área da saúde é o IBM Watson, um supercomputador capaz de analisar milhares de conteúdos em poucos segundos – uma tecnologia muito útil para solucionar casos clínicos com maior precisão e exatidão.

O Watson analisa quantidades gigantescas de informação, na linguagem que foram naturalmente produzidas pelo homem, e aprende com elas. 

Isso permite fazer coisas que nunca foram feitas antes. Por exemplo, reconhecer doenças antes mesmo que os pacientes apresentem sintomas. Além de prever tendências antes que elas sejam moda, responder a perguntas antes que sejam feitas.

Vale acrescentar que um estudo feito pela McKinsey Global Institute, sobre as Habilidades Profissionais do Futuro, apontou que a Inteligência Artificial irá revolucionar a forma como acontece a interação entre médicos e pacientes: “Essas tecnologias irão trazer inúmeros benefícios em formatos de maior produtividade, melhora na performance dos profissionais, e elas também irão mudar as habilidades necessárias para os futuros profissionais.

Big Data e seu potencial para a solução de desafios na área da saúde

Outra tendência de tecnologia na área da saúde para 2021 é o Big Data, uma solução eficaz para o armazenamento, estruturação e análise de dados, feito de forma ágil, com o intuito de identificar padrões e conexões entre as informações obtidas.

Algumas das principais vantagens que o Big Data proporciona incluem:

– Observar padrões de comportamentos dos pacientes e assim, conseguir tomadas de decisão mais efetivas;

– Diminuir os custos em pesquisas, uma vez que o Big Data faz a integração de dados, ou seja, é possível reunir os prontuários de todos os seus pacientes, e entender o seu público de forma geral, além de individual, a fim de designar atendimentos e procedimentos mais assertivos.

Wearables, uma ferramenta inteligente para ajudar seus pacientes

Quem também promete funcionalidades tecnológicas valiosas para 2021 são os chamados Wearables.

Na área da saúde, estes aparelhos servem para monitorar sinais vitais dos pacientes, e em seguida, enviar as informações para um profissional de saúde.

Este é um dos principais exemplos de como os pacientes já podem saber resultados de exames por dispositivos. E até mesmo monitorar sua saúde com a ajuda de certos aparelhos, como os smartwatches.

Ou seja, ajudam não apenas no tratamento, mas também na prevenção da saúde dos usuários.

E então?

Existem muitas tecnologias que apresentam cada vez mais potencial de utilidade na área da saúde. Neste conteúdo citamos as principais, que prometem ser destaque no próximo ano. 

Como você pôde ver, as tendências de tecnologias na área da saúde para 2021 tem muito a agregar no seu negócio. 

Caso você tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. E para continuar se atualizando, confira nosso conteúdo sobre Monitoramento online de termolábeis: entenda como a tecnologia pode ser sua aliada!

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário