7 minutos de leitura

Saiba como melhorar a gestão de suprimentos hospitalares

4 de novembro de 2022
Saiba como melhorar a gestão de suprimentos hospitalares

Uma das perguntas de milhões no setor da saúde da atualidade é: como diminuir os custos sem perder a qualidade no atendimento aos pacientes? A busca por melhorias na gestão de suprimentos hospitalares pode ser uma das soluções porque permite essa relação entre custo e benefício. Para citar um exemplo inicial vamos falar do estoque. As boas práticas de controle desses ambientes permitem o armazenamento correto de medicamentos e outros itens. Logo, com controle de umidade e temperatura, não se perde produtos e nem dinheiro. Só que a gestão de suprimentos não tem a ver apenas com o estoque, mas também com as compras, o relacionamento com fornecedores e pacientes, a integração de sistemas, a logística e muito mais. Abaixo, trouxemos as principais dicas para melhorar a gestão dessa área.

  • Por que buscar melhorias na gestão de suprimentos
  • A criação de processos na cadeia de suprimentos
  • Como melhorar a gestão de suprimentos do hospital
  • Vale a pena investir em melhorias na gestão de suprimentos?

Por que buscar melhorias na gestão de suprimentos 

Esse processo interno de estabelecimentos da saúde une informações, suprimentos e finanças usados para comprar bens e serviços desde o fornecedor até o usuário final. Ou seja, a definição diz que se trata de uma forma de melhorar resultados clínicos e controlar custos. Outro conceito que vem de estudiosos diz que a aplicação de práticas dessa cadeia não se refere apenas a bens físicos (medicamentos, produtos e dispositivos), mas também ao fluxo de pacientes. Portanto, tem tudo a ver com a tomada de decisões dos gestores da área. E a cada ano saem novas pesquisas sobre essa questão, mas todas sempre trazem resultados parecidos, que dizem que os custos da cadeia de suprimentos respondem a mais de 1/3 das despesas operacionais de um hospital. Um dos motivos é a perda da eficiência de vários medicamentos que precisam de temperaturas controladas durante o transporte e a armazenagem. Por isso, sem dúvidas, esse assunto merece a sua atenção!

A criação de processos na cadeia de suprimentos

A partir de um ambiente colaborativo e visão estratégica é possível ter melhor gestão de suprimentos hospitalares. Para isso, a criação de processos se faz essencial na vida de gestores que podem chegar a previsões de pedidos mais assertivos, por exemplo. A área de suprimentos de um hospital é uma das mais diferenciadas de qualquer outro mercado. Estamos diante de medicamentos, equipamentos, luvas, lençóis e muito mais. Mesmo assim, a redução de custos sem perda da qualidade é possível e você vai descobrir como chegar nesse benefício. Medicação sendo aplicada na veia por meio de acesso na mão Com o uso de tecnologias e os medicamentos personalizados, os custos de um hospital continuarão altos, o que aumenta o desafio de quem o administra. A fórmula para o sucesso ainda não existe, mas o controle da cadeia de suprimentos auxilia na contenção dos custos. A cadeia de suprimentos é responsável por processos de planejamento, contratação e gestão de produtos e serviços. Muito mais do que comprar equipamentos médicos, a área de suprimentos se responsabiliza por diversas atividades. E nós fizemos uma breve lista delas a partir dos processos que podem ser criados para a gestão dessa área, veja.

Planejamento

O planejamento de compras de bens e serviços envolve a previsão do consumo daquela empresa. Assim, recomenda-se um estudo colaborativo entre departamentos e uma gestão de demanda que não sobrecarregue o estoque – e nem permita a falta de itens essenciais.

Contratação

Depois do planejamento vem a parte da contratação dos itens. Aqui, muito se fala em sourcing estratégico, que envolve um estudo sobre contratos e preços a fim de encontrar os melhores custos-benefícios. No hospital, os suprimentos operacionais são importantíssimos.

Gestão

Todo processo tem um viés que chega até a gestão, que envolve a logística interna/externa, o estoque, a armazenagem e a seleção dos materiais. Observe que se a gestão não for bem-feita, todos os processos poderão ser falhos.

Finanças

Também existe o processo financeiro. Então, para gerar resultados positivos, a otimização do estoque é uma boa medida, assim como a escolha das melhores práticas de pagamento. Os sistemas integrados e alinhamento nos processos vão facilitar isso.

Como melhorar a gestão de suprimentos do hospital

A partir desses processos, os próximos passos são os das melhorias. Porque em um primeiro momento se faz a implementação deles no ambiente e depois as possíveis atualizações. Trouxemos algumas dicas para quem quer melhorar essa área.

A capacitação dos profissionais

Todos os profissionais envolvidos na cadeia de suprimentos de um hospital precisam ter atualizações sobre operações, instalações, trabalho em equipe, foco no paciente e outros assuntos. Além das graduações, uma boa ideia é investir em conhecimentos em gestão.

A governança corporativa

Em todo hospital, os investimentos precisam ser bem planejados para que se crie dinamismo entre a redução de custos e o atendimento aos pacientes. Nessa hora, ter uma governança que seja clara e colaborativa faz muita diferença até mesmo para comprar itens médicos.

A simplificação dos processos

Os exemplos de processos que vimos acima é para entender que eles podem ser muito práticos e transparentes. A ideia é torná-lo simples para todos e não o contrário. Isso permitirá que todas as partes interessadas cumpram requisitos e obrigações das políticas internas.

A integração de sistemas

Mais uma forma muito real de melhorar a gestão da cadeia de suprimentos tem a ver com a integração de dados, o que é feito por sistemas eficientes. Ainda há hospitais que fazem isso de forma manual e desatualizada, o que é um erro.

A parceria com fornecedores

O termo “parceria estratégica com fornecedores” faz muito sentido para hospitais porque pode melhorar o nível de serviço e trazer benefícios para ambos. Para isso, existe a necessidade de contratos e seleção dos melhores fornecedores do mercado.

As práticas de estoque

Just in Time é uma das práticas de estoque mais usadas no mundo todo e pode ser ótima para aliviar problemas de obsolescência de produtos ou custos elevados com armazenagens na área da saúde. Para aplicação dela é preciso conhecimento sobre os produtos e a confiança do fornecedor.

As atividades de logística

Também dá para melhorar a gestão focando na logística da compra. Boa parte das despesas hospitalares vem dessas atividades, o que pode ser minimizado com ações que visam maior eficiência, como a logística integrada e centralizada.

O relacionamento com pacientes

Todas as práticas que tem a finalidade de gerenciar reclamações ou sugestões serão positivas nesse sentido. Inclusive, é o ponto de partida para melhorar a satisfação do cliente e, consequentemente, o nível de fidelidade dele. Essas ideias podem ter relação com os suprimentos.

As melhorias contínuas

No contexto da saúde, as mudanças são naturais de acontecer e estão cada vez mais comuns, o que também acontece na cadeia de suprimentos. Por isso, a busca por melhorias contínuas indica a evolução e uma possível vantagem competitiva para esses lugares.

Vale a pena investir em melhorias na gestão de suprimentos?

O mercado da saúde tem visto uma oportunidade substancial gerada a partir das transformações nas cadeias de suprimentos. Os resultados vão do melhor atendimento aos pacientes até a redução de custos administrativos. [caption id="attachment_5593" align="aligncenter" width="600"]Frascos de coleta de sangue, seringas e óculos de proteção sob uma superfície plana gestão de suprimentos hospitalares[/caption] No entanto, o que se nota é que as organizações hospitalares, em grande parte, ainda operam de forma manual, com modelos de gestão que são básicos. O problema é que os custos da saúde só aumentam. Só uma visão mais estratégica permitirá o controle financeiro. Sem dúvidas, buscar essa solução eficiente para a qualidade dos cuidados com os pacientes somada com o equilíbrio dos custos dos suprimentos é um verdadeiro catalisador da transformação da gestão no hospital. Inclusive, esse é um dos passos mais importantes para oferecer valor e garantir os melhores resultados aos pacientes. Gestor, o seu hospital está preparado para isso?

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário