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Passo a passo para criar um cartão fidelidade na farmácia

14 de novembro de 2022
Passo a passo para criar um cartão fidelidade na farmácia

O principal objetivo de um cartão fidelidade na farmácia é o de fazer os clientes voltarem a comprar ali. Assim, com compradores fixos, a empresa pode ter melhores resultados, como no fluxo de caixa. Além disso, cria-se um melhor relacionamento com os consumidores, valorizando a marca. No entanto, dar o primeiro passo costuma ser um grande entrave para muitos empresários e gestores do setor da saúde. Essa estratégia de vendas requer planejamento e estudos. Neste texto, você vai conhecer os passos mais importantes.

O passo a passo

Inclusive, esse programa de fidelidade pode ser o impulso que faltava para o seu negócio decolar nas vendas. Então, conheça as etapas.

O público-alvo

Mesmo que a ideia de ter um cartão fidelidade seja semelhante nesse tipo de negócio, lembre-se que farmácia não é tudo igual. E a sua farmácia não é igual as outras que existem no Brasil.  Por isso, o primeiro passo é você conhecer muito bem o seu público-consumidor. A partir disso, a pessoa poderá ter mais chances de criar campanhas assertivas. Por exemplo, ela terá descontos em produtos ou prêmios exclusivos? Para reter o seu cliente, uma resposta pode ser mais assertiva do que outra.

As regras

A partir do estudo inicial, agora é hora de pensar nas regras do programa de fidelidade da farmácia.  No mercado atual, o que mais acontece tem a ver com a geração de pontos em cada compra que é feita no seu estabelecimento ou nas unidades da sua rede. Por exemplo, a cada R$ 10 em compras, o cliente acumula 1 ponto. Independente da pontuação, o importante é que tudo esteja minuciosamente detalhado no programa, em um lugar que permita a leitura de todos os interessados. Outra questão sobre as regras é se atentar ao que pode e o que não pode fazer parte do programa. A partir da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a inclusão de medicamentos não deve ser feita para não estimular a automedicação.

Os programas

Para quem um sistema de fidelidade funciona bem, ele precisa contar com um programa que seja bom.  Mesmo que opte pelo cartão fidelidade impresso, o seu software deve registrar as vendas por CPF para fazer a conferência na hora de gerar os benefícios, como cupons e descontos. Atualmente, a maioria dos programas de farmácia já oferece uma solução ou serviço que permite a inclusão do cartão fidelidade. Mas, vale dizer que para o cliente, isso não é o mais importante – mas, para quem é gestor, sim.  Afinal, esses dados poderão ser analisados depois.

As premiações

O programa de fidelidade pode ser embasado em vários benefícios aos consumidores. Por exemplo, as recompensas permitem que conforme subam de nível, eles possam alcançar metas como do frete grátis ou vale-presentes. O mais comum de todos é o programa de pontos. Ao atingir determinada pontuação, o consumidor terá direito a descontos em produtos. Há a ideia do programa pago, que funciona como um crédito pré-pago e a pessoa tem descontos nas compras.  Entre outros. Fundo rosa-claro e ao centro mini carrinho de supermercado com frascos de cosméticos dentro

Os treinamentos

Mais um dos passos tem a ver com o treinamento dos funcionários. Porque não vai adiantar ter uma ideia brilhante no papel, mas falhar na apresentação dela ao usuário.  É preciso que todos conheçam e saiba dos benefícios desse sistema alinhado à estratégia da farmácia. A primeira dica é a mais comum de todas: o bom atendimento.  Depois, o que pode ser essencial no êxito do programa é a explicação sobre o funcionamento dele, as pontuações, as regras, os prêmios e tudo mais. Para isso, os treinamentos serão essenciais.

As divulgações

Existem vários canais que podem ser usados para divulgar os seus novos serviços, como esse. Tem a internet, com a possibilidade de se criar anúncios patrocinados, assim como o uso de meios mais tradicionais, tais quais banners e folhetos. Aquele estudo inicial, do seu público-alvo, importa muito nisso. Dessa forma, considere que o objetivo deve ser o de que a sua ideia chegue até as pessoas para atraí-las, assim como para mantê-las fiéis ao comprar remédios e outros produtos.

O cartão

Esse também é um ponto importante porque a criação do cartão deve ser apresentável. Na maioria das vezes, vale a pena contratar especialistas para criar designs exclusivos, mas também dá para criar a partir de modelos online. Aliás, o seu cartão poderá ser físico ou somente virtual, funcionando por um aplicativo, por exemplo.  Para quem vai arriscar criar por conta própria, vale a pena pesquisar em sites como Pinterest e Canva, que possuem modelos prontos de cartões de farmácia. Além disso, faça o uso de um pequeno espaço para trazer informações que realmente importam ao consumidor, como os dados dos clientes e frases marcantes (slogans) do seu negócio.

Os resultados

Após a implementação do programa de fidelidade, vale a pena buscar relatórios para saber o quanto ou como ele está gerando resultados para você. Será que houve crescimento nas vendas, no ticket médio ou na fidelização dos clientes? Outro ponto de atenção tem a ver com a forma com que essas pessoas avaliam o seu novo programa de pontos. Ele foi bem aceito? O aplicativo funciona bem? As pessoas fazem questão de carimbar o impresso?  Elas precisam gostar da ideia para valer a pena.

Como trabalhar o cartão fidelidade de forma inteligente?

Agora que você sabe os principais passos para criar um programa de fidelidade na farmácia, o último tópico é para te lembrar que ele é uma estratégia de vendas. Portanto, pode ser usado de forma contínua e regular. Veja alguns exemplos. Lembretes – É possível que com o cadastro feito no programa, a equipe de marketing possa enviar aos clientes fiéis os lembretes de novas compras. Seja por conta de uma época promocional, de um produto em destaque ou outros motivos. Aniversários – Lembrar daquele consumidor também é um diferencial porque fará com que ele se sinta feliz naquela data que é tão importante para ele. E se você puder oferecer um cupom de desconto ou algum brinde, melhor ainda. Confirmações – Mais uma das funções de um cartão fidelidade é a chance de você avisar o cliente, seja por e-mail ou WhatsApp, sobre a compra feita e a pontuação gerada. Ou até sobre os parcelamentos e descontos que ele conseguiu. Sendo assim, é possível notar que o cartão fidelidade para as farmácias não é apenas uma atividade a mais no dia a dia do atendimento ao público. Ela pode ser muito bem usada, de forma estratégica, para fortalecer a sua marca e aumentar as vendas do seu negócio.

Para saber mais sobre como aumentar as vendas na farmácia

Quem se interessou por esse assunto também pode ler outros conteúdos que publicamos recentemente e tem tudo a ver com o mesmo tema, das vendas nas farmácias. Veja alguns: E atente-se para o fato de que em todas as situações, com investimentos e inovações, a farmácia tem um grande poderio de crescimento. Só que se atentar aos consumidores e as necessidades deles se mantém como pontos importantes para que essas ações possam dar certo.

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