7 minutos de leitura

Saiba como organizar a geladeira de vacinas com essas 5 perguntas

9 de fevereiro de 2023
Saiba como organizar a geladeira de vacinas com essas 5 perguntas

As tecnologias são cada vez mais inovadoras. Ainda assim, o setor da saúde tem um grande entrave quando o assunto é sobre a conservação de produtos que são sensíveis às mudanças de temperatura.  Este conteúdo é muito interessante para quem quer descobrir como organizar a geladeira de vacinas. A ação exige conhecimento e manutenção correta para que os produtos não percam sua eficiência, o que pode acontecer em caso de falta de monitoramento da temperatura em que eles estão armazenados. Continue lendo e aprenda a prevenir essa falha na cadeia do frio!

Como fazer o armazenamento de vacinas

Existem normas e regulamentações que orientam o armazenamento correto dos imunobiológicos, como as vacinas. Os documentos trazem as práticas obrigatórias para o uso dos equipamentos voltados para esse objetivo, por exemplo:
  • Instalação longe de fontes de calor
  • Uso de tomada exclusiva
  • Uso exclusivo para vacinas
  • Manter a vedação em dia o tempo todo
Essas informações, e outras, estão no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Elas são baseadas no Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Assim, temos o fato de que as geladeiras são importantes para manter o armazenamento de vacinas seguro. Com relação à temperatura, o recomendado é que elas fiquem na faixa de 2ºC e 8ºC. E as tecnologias ajudam com isso, já que permitem sistemas de monitoramento muito mais eficazes do que antigamente. Além de que o sistema de refrigeração das câmaras usadas hoje, mantém a temperatura interna igual em todo o seu interior. Na Elber Medical, por exemplo, o monitoramento é digital. Veja o que é preciso ter na sala de vacina

A melhor geladeira para vacinas

As câmaras de conservação de vacinas são conhecidas como geladeiras por terem a função parecida com a de uma geladeira doméstica. No entanto, a recomendação do Ministério da Saúde é que não se faça o uso do eletrodoméstico residencial para conservar vacinas. Dessa forma, o primeiro passo para quem quer organizar a geladeira de vacinas é saber que existem vantagens e recomendações técnicas para que o equipamento seja profissional, como as câmaras de conservação da Elber Medical. O Ministério da Saúde tem uma série de medidas que citam o uso de refrigeradores exclusivos para o armazenamento de imunobiológicos, garantindo a eficácia dos produtos e a não contaminação deles. As vacinas são termolábeis e termossensíveis, o que indica que a negligência com a temperatura pode causar graves problemas – financeiros para os estabelecimentos, mas também, especialmente, na saúde dos pacientes. Esse primeiro cuidado vai permitir que o monitoramento da temperatura seja feito de modo mais assertivo e que evite oscilações de temperatura.  Sabendo disso, vamos ao próximo passo, sobre a organização das vacinas.

A organização da geladeira para vacinas

O PNI está contido no Manual da Rede de Frio do Ministério da Saúde e menciona as melhores dicas sobre como organizar a geladeira para vacinas, independente do modelo. A primeira regra você sabe: escolher a geladeira ideal. Depois, a disposição das vacinas. Abaixo, confira alguns detalhes sobre o que o PNI diz sobre a ordem e o posicionamento dos produtos. 

1 - Como colocar as vacinas na geladeira?

Todas as vacinas que serão armazenadas devem ser mantidas afastadas das paredes, do piso e das saídas de ar frio. O objetivo é evitar uma temperatura abaixo de 2ºC, o que poderia ser um problema. Elber Medical como organizar a geladeira de vacinas capa Se elas forem colocadas em embalagens, como caixas, a dica é deixar espaços entre as embalagens para permitir a circulação de ar internamente. Ao passo que as vacinas do mesmo tipo devem ficar próximas umas das outras.

2 - Como funcionam as gavetas e prateleiras da geladeira?

As gavetas são mais usadas quando há estoque maior de vacinas e medicamentos na câmara de conservação. Ou seja, é mais comum para situações com bolsas de sangue, deixando esses itens mais organizados a partir do manuseio criterioso. De todo modo, as gavetas deslizam e trazem uma boa ergonomia para quem está utilizando o recurso do equipamento. Enquanto isso, as prateleiras são como as das geladeiras domésticas, sendo indicadas para quando há embalagens maiores de vacinas. Por exemplo, quando se tem um estoque desigual em tamanhos ou produtos. Na Elber Medical, as prateleiras são feitas em inox, com fundo liso e torna possível guardar até mesmo os termolábeis menores, auxiliando ainda mais na organização.

3 - Onde ficam as vacinas na geladeira?

A recomendação das vacinas é que devem ser armazenadas em locais diferentes dentro das geladeiras, o que vai depender das características de cada uma delas. Veja a recomendação para equipamentos que não possuem sistema de temperatura homogênea. 

1ª prateleira

As vacinas que podem ser congeladas devem ser colocadas na 1ª prateleira da geladeira.

2ª prateleira

Já as que não podem ser congeladas devem ficar na 2ª prateleira.

3ª prateleira

A outra prateleira é para soros e vacinas bacterianas, que devem estar alocadas em caixas. Apesar de que, quando conservadas em câmaras de conservação que possuem sistema de refrigeração por ar forçado, de modo que a temperatura interna seja igual em todo o seu interior, essa disposição não irá interferir na qualidade dos materiais armazenados.  Elber Medical como organizar a geladeira de vacinas capa

4 - Como conservar as vacinas na geladeira?

Depois dessa organização das vacinas nas câmaras de conservação, o próximo passo é fazer a manutenção. Para isso, sempre verifique as datas de validade, organizando de modo que as mais antigas sejam dispensadas primeiro.

5 - Como fazer a limpeza da geladeira de vacinas?

A limpeza correta da geladeira de vacinas exige três etapas: o uso de uma caixa térmica ou câmara portátil para armazenar as vacinas; a limpeza com água e sabão neutro; e o cuidado na hora de armazenar as vacinas novamente no interior do equipamento. Vale considerar o custo-benefício de uma câmara de conservação com degelo automático durante o processo de aquisição do equipamento porque ela pode trazer recursos que facilitam a limpeza. 

A conscientização da equipe

A tecnologia da Elber Medical funciona para manter o controle correto de temperatura das vacinas. E as medidas para manutenção dos equipamentos e dos produtos internos também é fator decisivo na hora de garantir a eficácia deles. No entanto, apesar de imprescindíveis, eles exigem atenção por parte da equipe de colaboradores e profissionais da saúde que vão atuar diretamente com essa área. Ou seja, não basta a tecnologia de ponta se todos não estiverem trabalhando em conjunto com ela. A capacitação de profissionais, inclusive, é uma das melhores estratégias para aumentar a produtividade de uma clínica de vacinas ou qualquer outro estabelecimento da saúde que lida com esse tipo de produto. Assim, um desafio para esses lugares está em treinar e capacitar essas pessoas responsáveis pela vacinação para seguirem corretamente as indicações. Eles conseguirão organizar a geladeira de vacinas e monitorar a temperatura dela.

Os recursos disponíveis nas câmaras de conservação

Essa conscientização é importante até mesmo porque exige cuidados na instalação dos equipamentos. No caso da Elber Medical, as câmaras de conservação possuem recursos disponíveis que precisam ser habilitados.  De fábrica, elas são configuradas para atuar dentro da faixa de temperatura adequada, e já vem com o alarme sonoro ativo, também. Porém, é preciso configurar opcionais como o monitoramento online, a discagem eletrônica e outros. Banner para baixar e-book sobre os opcionais de segurança da Elber Medical Aliás, essa é uma boa dica para os estabelecimentos da saúde que vão adquirir ou trocar suas geladeiras para vacinas: avaliar os recursos e diferenciais de cada equipamento.

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário