7 minutos de leitura

Metrologia na saúde – Benefícios, instrumentos e tendências

23 de janeiro de 2023
Metrologia na saúde – Benefícios, instrumentos e tendências

A metrologia na saúde é um assunto de grande importância porque essa ciência atua diretamente em equipamentos de diagnóstico, conservação de medicamentos e dosagens de remédios. Por exemplo, os imunizantes, tais quais as vacinas, precisam ser armazenados e transportados dentro de padrões de temperaturas ideais para não perderem sua eficácia, o que poderia colocar a vida humana em risco. O que ajuda a entender o fato de que os investimentos nas tecnologias de medição têm sido cada vez mais constantes, já que previnem falhas que causam um impacto social muito grande. Neste conteúdo, você verá:

  • A metrologia na área da saúde
  • A história da metrologia
  • Os benefícios da metrologia na saúde
  • Os instrumentos da metrologia na saúde
  • As tendências da metrologia na saúde
  • A metrologia na saúde como poder de decisão

A metrologia na área da saúde

A metrologia é a ciência que atua com a medição. A maioria das pessoas a relaciona com a previsão do tempo – será que vai chover? No entanto, essa metodologia também se aplica em outras áreas, como na saúde. Entre os melhores exemplos, temos os ajustes de equipamentos de diagnóstico, de conservação de medicamentos e a produção laboratorial de remédios no geral. Além da aplicação de anestesias. E a importância vai além de seguir as normas ou diretrizes do setor.  Imagine a insulina. Ela precisa ser armazenada em temperatura controlada porque perde a eficácia se estiver em ambientes muito frios ou muito quentes. O problema gerado não é apenas para a clínica, mas também para o paciente. Banner para baixar e-book Essa situação ajuda a entender que toda decisão que é tomada na área da saúde vai passar por instrumentos e aplicações de metrologia em seu processo de fabricação, distribuição e armazenagem.

A história da metrologia

O termo vem da origem grega: “metron” e “logos”, que significam estudo da medida. Quando foi criada, a ciência tinha como foco padronizar a medição. No Brasil, a primeira menção é de 1532 no Brasil-Colônia, usada para falar de pesos e medidas. Atualmente, a metrologia usa padrões e unidades de medida para criar novos métodos a fim de garantir resultados precisos. Os parâmetros são usados em todas as áreas da sociedade e respeitando as leis nacionais e internacionais. Na saúde, a engenharia clínica fica responsável pelo estudo teórico e prático das medições. E na medicina moderna, as evidências mais atuais estão presentes na aferição da pressão, do nível de saturação de oxigênio, na mensuração da temperatura do corpo, etc. Pensando em equipamentos, os calibres e ajustes devem ser padronizados para  vários fins, especialmente, os médicos. Entre eles, as ressonâncias, máquinas de raio-X e os aparelhos de tomografia.  Essas medidas são um dos fatores que permitem que se tenha diagnósticos e tratamentos mais precisos na atualidade.

Os benefícios da metrologia na saúde

Conseguir resultados laboratoriais mais confiáveis e tornar os equipamentos mais eficientes através de medidas mais precisas é o principal benefício da metrologia na área da saúde.  Até a dosagem correta de um medicamento pode ser exemplo dessa ciência. Entenda: Se a indústria farmacêutica indicar a dosagem errada de um lote de medicamentos, o problema pode ser muito grave. Isso quer dizer que pequenas medidas incorretas podem se transformar em problemas catastróficos. Metrologia na saúde – Benefícios, instrumentos e tendências Outra situação comum no dia a dia é a identificação de doenças a partir de níveis padronizados da pressão arterial. A partir do esfigmomanômetro dá para ter respostas como as doenças cardiovasculares e coronárias.

Os instrumentos da metrologia na saúde

Os instrumentos e aparelhos usados na medicina moderna que atuam diretamente com as medidas podem ser divididos entre os que estão nas instituições de saúde e os que servem para a manutenção dos equipamentos.  Eles podem avaliar os seguintes parâmetros:

Temperatura

Serve para a medição de dados ideais para o corpo humano assim como para a conservação de produtos, como medicamentos e vacinas, e para a esterilização de materiais.

Caudal

É útil para saber sobre a introdução de medicamentos na corrente sanguínea.

Pressão

Pode ser usado para a pressão sistólica ou diastólica, sendo associado a medições invasivas e não invasivas.

Potencial elétrico

É uma energia usada para medir sinais cardíacos e para exames eletromiográficos ou eletroencefalográficos.

Radiação

Está presente na medicina diagnóstica e no tratamento de pacientes. Para auxiliar a ciência das medidas, a ISO 17025 traz dicas e orientações sobre a calibração de equipamentos com base em parâmetros que são usados no mundo todo. Ela dá às empresas mais amparo e confiança para atuar no mercado.

As tendências da metrologia na saúde

A partir das soluções aplicadas na medicina moderna e no dia a dia dos pacientes, em uma visão geral dá para notar o monitoramento online como uma das principais tendências da metrologia na saúde. Essa situação já acontece na medição remota da pressão sanguínea e também de equipamentos de refrigeração, que precisam manter a temperatura homogênea. Ao mesmo tempo, especialistas dizem que o Brasil é um país que pouco compreende a importância do assunto. A maior consequência disso é a criação e distribuição de produtos de baixa qualidade, serviços ineficazes e profissionais sem qualificação. O que faz surgir uma ótima oportunidade para pessoas e empresas que estão em busca de diferenciais no mercado. Por exemplo, quem armazena remédios e vacinas precisa contar com refrigeradores certificados a fim de manter a temperatura controlada. Afinal, esse é um dos padrões da metrologia na saúde recomendados pelos órgãos.

Os desafios do armazenamento de remédios

Esse tópico merece a sua atenção porque tem sido um dos principais entraves do mercado.  Até mesmo porque administrar um estoque de medicamentos ou vacinas não é uma tarefa parecida com nenhuma outra, ou seja, a gestão precisa ser focada nesses produtos. Banner para baixar o e-book com o título Descubra o que a variação de temperatura pode causar às vacinas armazenadas Se eles tiverem o estado normal alterado, se tornam inativos ou nocivos à saúde. Logo, o mais difícil é identificar essa “falha”, sendo necessário que se faça uma análise detalhada para a constatação do fato. Inclusive, não é porque um medicamento ou vacina está dentro do seu período de validade que ele está bom para o consumo. Ainda que visualmente esteja normal, não dá para ter a certeza de que está intoxicado ou sem efeitos. O motivo você imagina: pode ser a falta de armazenamento adequado. O mesmo vale para o transporte. Por isso, ele precisa ser feito com equipamentos apropriados, garantindo a validade e a qualidade do medicamento. Metrologia na saúde – Benefícios, instrumentos e tendências

A metrologia na saúde como poder de decisão

A medição pode ser vista como um pedaço de uma informação. E quanto mais coleta de dados se tem com as medições, mais confiável é o resultado. O exemplo das câmaras de conservação de vacinas ajuda a entender isso. Antigamente, esses refrigeradores não tinham a tecnologia que fazia o monitoramento em tempo real, ao passo que era necessário que alguém ficasse medindo a temperatura de tempos em tempos.  Hoje, os novos equipamentos dispensam esse trabalho manual. Dessa forma, é possível que se chegue a resultados mais confiáveis. E a partir daí nascem novos benefícios, como a tomada de decisão mais assertiva de um gestor ou diretor. Por isso, hoje em dia a metrologia na saúde é vista como fonte de informação imprescindível para a qualidade de processos e produtos. Afinal, erros de medição possuem impactos sociais além dos prejuízos financeiros. A metrologia ainda não é usada nesse setor em grande escala, mas o que se sabe é que pequenos investimentos metrológicos têm proporcionado grandes avanços para a medicina. O que comprova que é uma oportunidade de mercado!

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário