6 minutos de leitura

As 10 principais tendências tecnológicas na saúde para 2023

17 de janeiro de 2023
As 10 principais tendências tecnológicas na saúde para 2023

Com foco em serviços que vão de encontro com os anseios dos pacientes, as tendências tecnológicas na saúde encontram soluções reais para o dia a dia de clínicas, consultórios e hospitais. Do tratamento remoto ao metaverso, conheça essas novidades.

10 tendências tecnológicas na saúde

Os tópicos abaixo vão de acordo com a transformação digital na saúde, que é uma teoria que menciona a mudança organizacional e cultura nesses ambientes.Uma pequena empresa ou grande hospital podem fazer uso das ferramentas que melhoram a vida do paciente através da tecnologia. Mas, quais tecnologias? Conheça 10 delas!

1 - Os tratamentos remotos

O primeiro tópico já é conhecido, mas continua aqui porque segue como tendência em todo sistema de saúde. O motivo é que existem hospitais e outros ambientes que ainda resguardam os atendimentos tradicionais, sem se apoiar na jornada do paciente.Mas, o próprio mercado acredita que em pouco tempo a assistência médica acontecerá de modo muito mais presente no ambiente remoto. Especialmente porque a pandemia impulsionou essa solução. O exemplo vem de programas at-home hospital care.

2 - A velocidade da internet

A internet é uma ferramenta indispensável para todo mundo nos dias atuais. E não é exagero falar que isso também acontece na área da saúde. Apesar de o sinal 5G já ser real no Brasil, após a aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ele tem baixa latência.O que se espera para o próximo ano é que ele se torne mais “amigável”, permitindo mais benefícios e fortalecendo a conexão com a medicina e a farmácia, especialmente para a realização de telecirurgias, teleconsultas e o telemonitoramento dos pacientes.

3 - A inteligência artificial

Esse é um ponto que se mantém como uma das tendências tecnológicas na saúde há alguns anos. E a aplicação já tem sido vista no dia a dia de hospitais e clínicas, como através da triagem de eletrocardiogramas que é feito em 50 segundos.Isso quer dizer que a IA (Inteligência Artificial) já tornou possível a união da ciência e da tecnologia com foco na saúde. As soluções não param de nascer e a cada período se vê os prontuários eletrônicos e o relatório de dados disponíveis em softwares médicos.

4 - O machine learning

Enquanto a inteligência artificial cria as máquinas e os programas com base na experiência humana, o machine learning, ou aprendizado de máquina, ensina as máquinas a aprender a partir dos dados que se tem. É fácil entender isso na prática. Cada vez mais a sociedade tem ouvido falar sobre as tecnologias que vão atuar com foco na prevenção e não apenas na cura de doenças. Com o machine learning será possível ter diagnósticos precisos e individualizados através do histórico de cada paciente.

5 - A impressão 3D

A impressão 3D é vista como peça fundamental para tratamentos, diagnósticos e cirurgias. E uma das áreas que mais devem se beneficiar disso no próximo ano é a radiologia, já que permitirá a impressão em 3D de resultados de exames.A cirurgia também será beneficiada porque há a possibilidade de simular esse procedimento, a partir da identificação de tumores, impressão de próteses e reconstituição do rosto. Ou seja, com essas informações, a cirurgia será mais bem planejada para o sucesso.

6 - A realidade aumentada

Sempre que se fala em realidade aumentada, as pessoas pensam logo nos óculos dos consoles, aqueles que permitem jogar videogames de maneira única. A novidade é que eles estão bem próximos de serem ferramentas de trabalho na medicina.Além dos óculos, a realidade aumentada também tem sido estudada com foco em tratamentos para fobias, reabilitações, treinamentos físicos, fisioterapias e manejo da dor. As soluções devem ser imediatas, podendo significar até a prevenção de mortes.

7 - A Internet das Coisas

A IoT (Internet of Things) é um termo que aparece em praticamente todos os textos sobre tendências na saúde. Ele é a capacidade de se criar dispositivos e ferramentas que se conectam à internet e permitem a transmissão de dados para outros sistemas.No dia a dia, esse tema pode ser visto na maior agilidade em processos e segurança para os pacientes. Entre os exemplos, temos o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e a transmissão de dados nos Sistemas de Informação da Saúde (SIS).

8 - O blockchain

A medicina é uma das áreas que mais lidam com dados sensíveis das pessoas. O que quer dizer também que é a que mais deve contar com segurança e privacidade das informações se quiser se prevenir de problemas graves.O blockchain, apesar de já conhecido na sociedade, é a grande aposta para o setor da saúde para prevenir os vazamentos de dados, assim como ações fraudulentas. O valor de mercado do blockchain deve ultrapassar os US$ 890,5 milhões até o próximo ano.

9 - As big techs

Agora sim uma das tendências tecnológicas na saúde que vai impressionar você. E ela já é real nos Estados Unidos, com a rede de supermercados Walmart. Imagine ir ao mercado e aproveitar para fazer um exame dentário por 25 dólares. Incrível? Isso é real!Assim, clínicas, hospitais e laboratórios poderão contar com as big techs, isto é, grandes empresas de tecnologia que permitem a aposta em serviços práticos e convenientes, como esse exemplo dos Walmart. Por trás, temos nomes como Apple, Google e Microsoft.

10 - O metaverso

E o nome mais falado deste ano, que segue como tendência para os próximos períodos, é o metaverso. O conceito tem a ver com a aplicação de espaços físicos em ambientes virtuais. Ou seja, o online permitindo vivências a partir de ferramentas, como da realidade aumentada.Na área da saúde, ele pode ser usado desde a anatomia até as cirurgias, já que permite criar simulações reais para os profissionais da saúde. Ou pode servir como tecnologia de imersão junto com modelos virtuais de pacientes. Mais um exemplo é a gamificação.

A inovação é sempre tendência na saúde

A saúde recebe, todos os anos, soluções incríveis da tecnologia. Elas são fundamentais para que esse setor vença desafios, o que pode ser visto mais claramente durante os meses de pandemia. Hoje, a cobrança vem também dos pacientes, que exigem o cuidado mais direcionado para seus problemas e doenças. Então, na busca por atendimentos mais convenientes e personalizados, a aposta é na tecnologia que impacta positivamente todo setor.

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário